Cinco delícias indispensáveis em Lisboa

Hambúrguer de salmão e chocos no bolo do caco
Hambúrguer de salmão e chocos no bolo do caco. Foto: O Prego da Peixaria

A comida portuguesa é muito familiar a nós, brasileiros, e não há grandes dificuldades quando olhamos o cardápio de um restaurante português. Mas há uma coisa ou outra que ainda é novidade e fiz uma curta lista daquelas que você não pode deixar de provar (na minha opinião) quando estiver por Lisboa.

Bolo do caco
Não é bolo, mas um pão redondo e macio, delicioso, típico da Ilha da Madeira, e servido quase sempre com manteiga de alho e um filé no meio – o famoso prego. Mas muitas hamburguerias – uma das manias gastronômicas da vez em Lisboa – também têm no seu cardápio. Há versões de alfarroba ou mesmo com tinta de chocos (que acompanha o ótimo hambúrguer de salmão e chocos do Prego da Peixaria, disponível lá no Mercado da Ribeira e cuja foto abre este texto).

Bolo do caco. Foto: My Restaurant
Bolo do caco. Foto: My Restaurant

Pão de Deus
Em resumo, é um pão doce coberto com creme e coco. Mas se você for ao endereço certo (alguma filial da Padaria Portuguesa, por exemplo), vai comer um pão doce coberto com muuuuuuuito creme e muuuuuito coco.

Pão de Deus. Foto: Facebook / A Padaria Portuguesa

Peixinhos da Horta
É um petisco português que você encontra nas tascas mais moderninhas de Lisboa. Parecem umas manjubinhas fritas quando chegam à mesa, mas tratam-se de vagens empanadas servidas com um molho gordo e delicioso. Eu não resisto.

O primeiro açougue vegetariano do mundo fica em Amsterdam. Conheça

Peixinhos da horta. Foto: Annie Guilloret / CC BY
Peixinhos da horta. Foto: Annie Guilloret / CC BY

Amêijoas
São como vôngoles ou berbigões, mas um pouco maiores e bem comuns na Espanha também. A preparação mais comum é à bulhão pato, cozidas num molho saborosíssimo de alho, azeite, vinho branco, coentro e limão no qual você pre-ci-sa encharcar o pão. Outro clássico é a carne de porco à alentejana, que leva amêijoas no molho. Hmmm…

Amêijoas à bulhão pato. Foto: Mariana Aurelio / CC BY
Amêijoas à bulhão pato. Foto: Mariana Aurelio / CC BY

Em Barcelona? Veja as cinco delícias que você precisa provar

Ginjinha
É um licor de ginja, um tipo de cereja da região de Lisboa. É bem docinho e servido em pequenos shots, ao meio do dia ou como digestivo após a refeição. Há também quem acompanhe com café e pastel de nata (combinação que dá muito certo, já provei). Os lugares especializados em ginjinha normalmente perguntam se você quer sua dose ‘com ou sem elas’, ou seja, com algumas frutinhas no copo ou não.

Ginjinha. Foto: We Love Lisbon / CC BY
Ginjinha. Foto: We Love Lisbon / CC BY

 


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

City tour em Lyon vale a pena?

A resposta rápida à pergunta do título desse post é: depende. De...
Leia Mais

2 Comentários

Os comentários estão fechados