Como se dar bem nas liquidações em Paris

liquidações em Paris

As liquidações em Paris, chamadas de soldes (promoções que acontecem duas vezes por ano em toda a Europa), são uma verdadeira instituição nacional. Em janeiro, as de inverno, e junho, as de verão: esses períodos são esperados por muita gente – 80% de franceses no último ano – interessada em abocanhar aquela peça paquerada o ano inteiro, mas considerada trop cher.

Na déco, moda, tecnologia, tudo pode chegar a até 90% de desconto! Em 2017, elas começaram dia 11 e vão até o dia 21 de fevereiro (as datas são fixadas todos os anos pelo Código do Comercio francês), então a folia das compras já está a mil. Entre as ofertas – online e físicas – , há quem se sinta perdido no meio de tantas opções, muitas vezes por causa daquela calça dourada « tāaaaao linda, um verdadeiro achado », mas que nunca vai sair do seu armário (experiência própria, mas no meu caso foi uma de borracha que morou no meu armário sete anos sem nuca ter saído de lá).

Mas se você está aqui em Paris ou se planeja vir em junho, o Almost Locals preparou um roteiro para você não ser enrolado nas liquidações em Paris (sim, algumas lojas confeccionam linhas de roupas e sapatos de baixa categoria só para vender mais barato nessa época!). Shame on you! Além disso, listamos as dez peças queridinhas básicas para se montar um guarda-roupa à la parisienne, estilo Inès de la Fressange, Jeanne Damas ou Caroline de Maigret. Mesmo porque vale mais a pena investir numa peça coringa de uma boa marca  – acessível com um bom desconto! – do que comprar o seu 50° pulôver da Uniqlo, né? Et alors, on y va?

Gainsbourg usando seu par de Zizi branco

Agora que voce já tem na cabeça o que comprar nas liquidações em Paris, atenção à alguns mandamentos de ouro para não cair em roubadas:

  • Nunca compre peças apertadas dizendo que vai emagrecer (o mesmo vale para sapatos de uma numeração maior com a intenção de usá-los com palmilha!);
  • Vá às compras com uma calça e tênis bem confortáveis;
  • Nunca use um casaco – o mesmo vale para bolsas – muito pesado que possa te dar calor nas lojas, que geralmente têm aquecimento no inverno (e se tiver que tirá-lo, ele vai ser um entojo no seu braço);
  • Não caia na tentação da peça dourada, laranja, violeta, « só porque esta baratinho ». Mais uma vez: vale a pena comprar peças básicas e de boa qualidade e ter um guarda roupa elegante e atemporal.
  • Um bom conselho: antes de gastar seu precioso dinheiro nas liquidações em Paris, faça uma triagem no seu armário e veja quais peças acima você já não tem; e ao mesmo tempo relembre de peças magnifiques que tinha esquecido que tinha!;
  • Para agilizar suas compras, estabeleça uma ordem de preferência das butiques mais vantajosas;
  • Se não quiser gastar os tubos, estabeleça um budget soldes (de qualquer jeito, seu cartão de credito vai gritar uma hora ou outra no caixa da butique);
  • Atenção às datas das liquidações em Paris (nas outras cidades as datas podem variar): Soldes de inverno, de 11 de janeiro a 21 de fevereiro; soldes de verão, de 28 de junho a 08 de agosto.
  • Um outro aviso importante, e esse tem a ver com segurança: quando se deparar com meninas que falam inglês te perguntando « Do you speak English? » como uma caneta ou jornal na mão, fuja, ou melhor, ignore. Sao trombadinhas de primeira linha, super treinadas que circulam nos pontos mais turísticos de Paris (mas isso rende um outro texto!)

Boas compras nas liquidações em Paris!

foto de destaque: Gerard Stolk. Flickr

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Cibele Maciet

Manual da paquera em Paris

Nossa convidada, a jornalista e fashionista Cibele Maciet, conta como funciona a...
Leia Mais