RIO: No coração da Lapa, a Feira Rio Antigo é a mais charmosa da cidade

A Feira Rio Antigo ocupa a Rua do Lavradio todo primeiro sábado do mês. Foto: Erika Azevedo

Primeira rua residencial da história do Rio, a Rua do Lavradio também é conhecida por abrigar a feirinha mais charmosa da cidade. Com mais de 18 anos de atividade, a Feira Rio Antigo acontece todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h, e reúne no coração da Lapa cerca de 400 expositores, que vendem desde quinquilharias a artesanato, enquanto restaurantes põem suas mesas na calçada e grupos de dança e música animam os passantes.

A feirinha do Lavradio ocupa quatro quadras da rua, entre as esquinas da Mem de Sá e Visconde do Rio Branco, então a boa é chegar cedo e reservar algumas horas do dia pra poder explorar com calma as centenas de opções que enchem os olhos (e esvaziam a carteira), seja você um turista em busca de lembrancinhas originais do Rio ou um local a fim de um programinha bacana de sábado. Dá gosto ver a Lapa boêmia cheia de vida também durante o dia.

Na feirinha do Lavradio você pode encontrar lembrancinhas originais do Rio de Janeiro. Foto: Erika Azevedo
Na feirinha do Lavradio, você pode encontrar lembrancinhas originais do Rio de Janeiro. Fotos: Erika Azevedo

 

As barracas oferecem desde camisetas e bolsas estampadas com temas ligados ao Rio até fotos antigas da cidade, vinis e filmes raros, além de bijuterias, brinquedos, roupas e acessórios artesanais. Muitas também vendem antiguidades e é preciso paciência pra garimpar e conseguir encontrar objetos incríveis.

Pra quem curte móveis e itens de decoração cheios de história, a Rua do Lavradio é repleta de antiquários deslumbrantes, que ficam de portas abertas em dias de feira. Eles valem muito a visita, mesmo que você não tenha condiçõe$ de levar nada pra casa.

Vinis e objetos de decoração antigos para garimpar na Feira Rio Antigo. Fotos: Erika Azevedo
Vinis e objetos de decoração antigos para garimpar na Feira Rio Antigo. Fotos: Erika Azevedo

 

Além disso, a arquitetura do casario é uma atração à parte. A rua, aberta em 1771, pelo Marquês do Lavradio, ainda preserva vários casarões datados dos séculos XVIII, XIX e XX. Um deles é o recém-restaurado Solar do Lavradio, localizado no número 84, que foi construído em 1777 e reaberto ao público como centro cultural em março.

Tudo isso com direito a trilha sonora de fundo, que pode ser tanto de músicos de rua buscando apresentar seus trabalhos entre uma barraquinha e outra, como de bandas conhecidas de música brasileira, que tocam no palco no palco montado em frente na esquina com a Rua do Senado e fazem parte da programação oficial do evento.

O moderninho restaurante Refeitório só abre aos sábados em dias de feira. Foto: Erika Azevedo
O moderninho restaurante Refeitório só abre aos sábados em dias de feira. Foto: Erika Azevedo

 

Depois de tanto bate-perna, chega uma hora em que a fome bate. E o que não falta são opções de restaurantes na área. O centenário Bar Brasil, de comida alemã tradicional e chope gelado no ponto, é um dos meus favoritos junto ao Mangue Seco, com sua carta de cerca de cem rótulos de cachaça e especializado em pratos à base de frutos do mar, com destaque para o sazonal caranguejo. Na paralela Rua Gomes Freire, o moderninho Refeitório, é novidade na área e abre excepcionalmente aos sábados nos dias de feira com seu menu delicioso de comida brasileira contemporânea, preparado com ingredientes orgânicos de produtores locais.

Feira Rio Antigo
Rua do Lavradio, Lapa.
Todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h.

Bar Brasil
Avenida Mem de Sá, 90, Lapa.
Aberto de segunda a sábado, das 11h30m à meia-noite.
Telefone: (21) 2509-5943.

Cachaçaria Mangue Seco
Rua do Lavradio, 23, Lapa.
Aberto de segunda a sábado, a parte das 11h.
Telefone: (21) 3852-1947.

Refeitório
Av. Gomes Freire, 226. Lapa.
Aberto de segunda a sexta e todo primeiro sábado do mês, de 11h às 16h.
Telefone: (21) 2252-2257.


Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Erika Azevedo

Janeiro no Rio de Janeiro: um guia do que fazer na cidade

O mês de Janeiro é a cara do Rio. É quando o...
Leia Mais