Junho em Barcelona: o mês mais animado na cidade

Junho marca o início do verão no hemisfério norte e por isso, é o mês onde a felicidade impera. Na ensolarada e praieira Barcelona, não poderia ser diferente. O calendário da cidade bomba de eventos fixos e outros itinerantes, sendo que alguns duram até o fim da nova estação. Contamos um pouco como é o mês na cidade e separamos os eventos de junho em Barcelona para você cair na festa com os locais.

Como é a temperatura em junho em Barcelona?

Ainda é primavera na maior parte do mês e por isso, a temperatura em junho em Barcelona oscila entre 15°C e 30°C. Ou seja, um casaco à noite e uma calça ainda são necessários de vez em quando. Tipo uma pegadinha climática quando o cidadão pensa que está na hora de guardar os abrigos. A dica de vó é trazer um cachecol leve, já venta bastante por aqui nessa época (na verdade, em quase todos os meses do ano). Ao mesmo tempo, há dias onde uma regata e um shortinho já estão de bom tamanho. Se eu fosse você, deixaria a roupa de praia pronta para o uso. É fim de primavera e início de verão: o clima ainda fica um pouco esquizofrênico!

Obviamente, no início de junho, a probabilidade de fazer um friozinho leve é grande. Mas também já rolam dias de 27°C facilmente. Já no fim do mês, espere temperaturas constantes entre 25°C e 30°C. Prepare o protetor solar!

Fator muvuca

O turismo começa a se intensificar, principalmente por conta dos feriados europeus e os festivais importantes que rolam sempre em junho em Barcelona. Por isso, o preço de hotéis e apartamentos já fica mais cara do que em maio.

Junho é um dos meses com mais turistas em Barcelona, então prepare-se para bares e restaurantes um pouco mais lotados, além de mais filas nas principais atrações turísticas. Mas calma: ainda é mais tranquilo que julho e agosto. Se você quiser ir à praia e Barcelona e aproveitar a vida outdoors com mais tranquilidade, junho é um dos melhores meses para isso.

Quer vir em junho em Barcelona? ¡Ojo!

Muitos eventos legais acontecem em Barcelona em junho. Já vamos falar quais são já já. Por isso, muita gente se programa com antecedência para visitar a cidade durante esse mês. Os hotéis/apês com as melhores relações custo/benefício e os ingressos dos festivais mais badalados esgotam. Faça o mesmo que todo mundo: programe com antecedência de pelo menos 3 meses suas férias em Barcelona para aproveitar os melhores deals. Até para ficar na casa daquele seu amigo fica mais complicado. Afinal, é tanta gente vindo que quem pedir primeiro a cama grátis, leva. É assim na minha casa e de todo que conheço que aqui.

Eventos em Barcelona em Junho

Prepare-se: a agenda de eventos de junho em Barcelona é intensa! Para quem é fã de música então, nem se fala. Outra coisa legal é: os eventos listados abaixo acontecem sempre todo mês de junho, há diversos anos. Ou seja, se não der para você vir em junho desse ano, pode ficar para o ano que vem que os eventos (provelmente) serão os mesmos. Quer dizer, quase. Afinal, a cada edição há uma novidade.

Noche de Sant Joan

Na noite de ano novo, faz frio em Barcelona. Por isso, a festa da cidade que mais se parece com um réveillon brasileiro é a noche ou véspera de San Joan. Isso nas vibes, claro, já que os motivos são bem diferentes. Dia de São João (24 de junho) cai quase junto com o início do verão (entre 20 e 21 do mês) e por isso, as duas festividades meio que se juntam, comemorando o solstício. O dia é um dos mais longos do ano. A noite da véspera de Sant Joan, dia 23 de junho, é um grande 31 de dezembro. Há queima de fogueiras e muitos fogos de artifício: hora de começar o novo ciclo – o mais divertido do ano.  Tudo isso para trazer mais força ao sol – que vem aí para deixar a gente mais feliz e bronzeado. O povo vai para a praia ou se reúne em festas animadíssimas nas casas de amigos. Esqueminha igual a um ano novo, com aquela alegria contagiante. É o feriado mais importante de Barcelona. Nota: noite de Sant Joan só é feriadão na Catalunha e na Galícia.

Semana de las terrazas

Os hotéis em Barcelona são cada vez coisa de gente local também. E um dos eventos que começou com essa onda foi a Semana de las terrazas, que acontece sempre em junho – e na verdade dura 10 dias. Dezenas de hotéis da cidade organizam eventos especiais, que vão desde shows, festas e degustação de bebidas e tapas.

É a desculpa perfeita para locais e visitantes conhecerem os terraços de diversos hotéis, curtindo vistas bacanas com música e um clima bem relaxado.

Festival Jardim de Pedralbes

Se você quer um festival mais intimista, com uma média de idade maior que 35 anos, muitos locais na platéia e um cenário lindo, vá ao Festival Jardim de Pedralbes. Esse é o bairro mais chique de Barcelona e seu jardim é impecável e agradabilíssimo. Imagine ver esses shows em um jardim Real em noites de verão em Barcelona!

Barcelona em junho
Foto: Festival Jardin de Pedralbes

Noches de verano en la Pedrera

La Pedrera é uma das atrações turísticas tradicionais de Barcelona. Afinal, é um prédio feito pelo Gaudí em pleno Passeig de Gràcia, a avenida mais esplendorosa da cidade. Uma das atrações principais do lugar – e que encanta até os locais – é a cobertura do edifício, a chamada azotea. De junho a setembro, rolam as Noches de verano en la Pedrera, com shows de jazz e aquele climinha intimista. Os concertos começam no início da noite e por isso, é possível presenciar – de um dos prédios mais emblemáticos da cidade e com vistas incríveis para os lugares mais icônicos – um pôr-do-sol tardio de verão. Com uma cava nas mãos e o jazz como trilha sonora, é a sua chance de ter uma cena digna de um filme do Woody Allen em Barcelona.

Foto: Passeig de Gracia

Primavera Sound

O maior festival de música em Barcelona acontece em junho. Ok, algumas vezes no fim de maio. O que a gente tem reparado nos últimos anos é que cada vez mais, o Primavera rola em junho em Barcelona. A gente agradece, porque o frio a noite no festival tem sido mais tranquilo.

O Primavera é o tipo de festival que agrada a gregos e troianos – e de diversas gerações. Rolam shows de rock, música eletrônica e cada vez mais, black music. Os headliners são bandas que enchem estádios, mas aquelas da modinha hipster do último verão também estão lá. E se você quiser conhecer o rock catalão, vai ter alguma banda local tocando durante o dia.

Foto: scannerfm_flickr

Quer saber mais sobre o Primavera Sound? Já fomos a vários e contamos aqui no Almost Locals nesses dois artigos: Guia de sobrevivência no Primavera Sound e Guia do Poblenou para festivaleiros. Todos escritos pela Amanda Foschini, a maior especialista em festivais do Almost Locals, de longe!

Tast a la Rambla

Ver os locais de Barcelona passeando nas famosas Ramblas é uma cena bem rara. Pois o Tast a la Rambla consegue arrastar até as pessoas da cidade para o maior epicentro turístico de Barcelona. O motivo? Alguns dos melhores restaurantes de Barcelona vendem sua versão street food e acessível ao longo da avenida mais polêmica da cidade.

junho em barcelona
Foto: Tast la Rambla

Para ficar por dentro das novidades do festival desse festival de tapas, siga o Tast la Rambla no Instagram.

Sónar

Se você curte música eletrônica, tem que vir ao Sónar. É um dos festivais famosos não só pela curadoria impecável, que mistura os nomes mais importantes da vanguarda música eletrônica – seja da nova ou da velha guarda.

A Amanda já deu motivos para ir ao Sónar aqui nesse post. Os anos mudam, mas as razões para conferir esse festival não mudam jamais! Um dos maiores eventos em junho em Barcelona.

Pride Barcelona

O Pride Barcelona rola em junho na cidade, quando a comunidade LGBT se reúne – junto com héteros sem preconceito – para celebrar o orgulho gay e levantar questões sobre os diferentes gêneros.

Quer saber sobre outros eventos e exposições em junho em Barcelona?

Barcelona tem centenas de outros eventos, sejam fixos ou não no calendário da cidade. Exposições interessantes também sempre rolam nessa época, além de muitas festas, mercadinhos e cinemas ao ar livre. Como as opções são muitas, listamos abaixo alguns links com uma agenda de Barcelona quente e atualizada. São daqueles sites que nós, os locais e quase locais, também consultamos para descobrir o que está rolando na cidade.

Exposições em Barcelona na Time Out (em espanhol)

Agenda oficial da cidade de Barcelona, com dicas de shows, festivais, exposições e atividades para a família (em espanhol)

Le Cool Barcelona, uma agenda com mercadinhos, exposições e eventos para os modernos e hipsters da cidade (em espanhol)

Agenda dos eventos descolados no Good2be, um site sobre o que rola de mais antenado em Barcelona e Madri (em espanhol)

Foto de destaque: Flickr motiqua

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

O que fazer em Bruxelas: onde comer

Procurando o que fazer em Bruxelas? Para quem gosta de comer ¨junk food¨,...
Leia Mais