Bares para ouvir jazz ao vivo em Barcelona (e de graça!)

É possível se divertir sem gastar nada (ou quase nada) em Barcelona e isso conta muito na hora de encontrar um destino europeu para se conhecer em tempos de euros a 5 reais e taxas internacionais que eu ainda não consegui decifrar aqui do outro lado do Atlântico.

Recentemente, conheci dois bares de jazz em Barcelona com música ao vivo e entrada gratuita: o Big Bang Bar e o El Paraigua, ambos no centro nervoso do turismo terrorista da cidade , são perfeitos para noites divertidas low cost.

Big Bang Bar

Jam session no Big Bang Bar. Crédito: Big Bang Bar

Em uma ruela perdida do Raval, este bar pequeno, meio escuro e meio com cheiro de roupa molhada – mas muito autêntico – vem sendo um ponto de encontro para amantes da música há mais de 30 anos. Nos anos 70, o local era uma bodega que reunia os ciganos do bairro. Na década de 90, a bodega virou o Bar Kuki e o punk rock era rei. Hoje em dia, o jazz e o blues comandam as noites do Big Bang (há também eventos de rock e música celta) e reúne músicos de toda a cidade em suas noites de jam session. A vibe é aconchegante e amigável e a cerveja barata. Peguei uma jam session de uma galera que me impressionou pela juventude, mas que segurou lindamente a peteca durante a hora e meia que estive por lá. A música rola no Big Bang de quarta a domingo, sempre a partir das 21h. Às sextas e sábados, a noite termina com uma DJ session de jazz, rock, blues e swing. Na página do bar no Facebook dá pra ficar sabendo de toda a programação musical da semana.

Big Bang Bar: Carrer Botella, 07. Raval. De quarta a domingo, das 19:30 às 03:00. Metrô Liceu ou Sant Antoni.

El Paraigua

Inferninho musical no subsolo do El Paraigua. Crédito: Facebook El Paraigua
Inferninho musical no subsolo do El Paraigua. Crédito: Facebook El Paraigua

Mais conhecido e mais cheio que o Big Bang, o El Paraigua é um clássico em Barcelona: no andar de cima, uma das melhores e mais antigas coctelerias da cidade; no andar debaixo, uma antiga adega de convento transformada em inferninho quente e musical, que serve também como sala de exposições e clube de comédia. A música rola quase diariamente (vale checar a programação no site deles), sempre a partir das 23h45 e segue noite adentro. Apesar do foco musical ser o jazz e suas vertentes, a oferta é variada e inclui também noites de flamenco, reggae ou música brasileira. No sábado passado, cheguei ao El Paraigua sem saber o que rolava e só saí de lá às 02:30 da manhã depois da apresentação de um trio de blues que tinha um fôlego olímpico. O clima é mais descontraído do que no Big Bang e aqui vale dançar, se jogar e cantar em voz alta. Por outro lado, as bebidas e os drinks são bem mais caros.

El Paraigua: Carrer del Pas de l´Ensenyança, 2. Bairro Gótico. Metrô Jaume I ou Liceu. (+34) 933-021-131.Dom – qua, das 12:00 às 24:00. Quinta, das 12:00 às 02:00. Sex – sab, das 12:00 às 03:00.

Mais jazz ao vivo? Conheça o mais antigo clube de jazz da Europa!

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Amanda Foschini

Sant Antoni é lindo…no Instagram

Sant Antoni é o bairro da moda, dos guias, dos posts e do #foodporn: cheio de lojas...
Leia Mais