Halloween para iniciantes em NY

Você pode ler este post ouvindo Thriller, Michael Jackson

A cidade de Nova York foi escolhida como o melhor lugar para celebrar Halloween entre 100 grandes municípios nos EUA, segundo matéria no USA Today. A pesquisa, feita pela WalletHub, avaliou 16 itens, tais como lojas de fantasias, segurança, festas e atividades, temperatura.

Realmente aqui essa festa é levada muito a sério – e não somente pelas crianças, animadas com suas fantasias, abóboras iluminadas e trick or treating na vizinhança em busca de doces. Muitos adultos esperam ansiosos para as festividades do dia 31 de outubro, alguns planejando seus looks com meses de antecedência. Inspirada no post da Flávia Motta sobre a Festa de Santo Antônio em Lisboa, quando ainda era iniciante nessa festa tradicional em Portugal, vou compartilhar minhas apostas para esta festa típica anglo-saxã. Afinal, este será o meu primeiro Halloween em Nova York (já passei um em uma cidadezinha no interior do Kansas, mas tenho certeza de que será completamente diferente).

Fantasias

Em relação a fantasias, o Halloween é o nosso Carnaval. Existem várias lojas em Nova York que valem a visita, nem que seja para inspiração. Destaco duas:

New York Costumes – Halloween Adventures – há quase 20 anos no East Village, são dois andares de opções para todos os estilos e idades. Segundo o site da loja, eles têm a maior seleção de fantasias, perucas, máscaras, acessórios e decoração de Nova York. Próximo ao Halloween, fica aberta alguns dias até meia-noite. Visitei a loja há algumas semanas e já estava difícil de andar.

Algumas das fantasias na NY Costumes Halloween Adventures
Algumas das fantasias na NY Costumes Halloween Adventures. Foto: Larriza Thurler

 

Party City – é uma rede com lojas espalhadas pelo país e até uma franquia em Porto Rico. Em Manhattan, há quatro delas – fui na do Harlem. Se estiver em busca de perucas, há algumas lojinhas que vendem perucas e cosméticos próximas à Party City do Harlem que têm promoções para o Halloween, com preços mais em conta.

A quantidade de opções de maquiagem é imensa. Foto: Larriza Thurler
A quantidade de opções de maquiagem é imensa. Foto: Larriza Thurler

 

Detalhes dos kits de maquiagem. Foto: Larriza Thurler
Detalhes dos kits de maquiagem. Foto: Larriza Thurler
Há perucas para as mais variadas fantasias - e também redes para prender o cabelo e adesivos para segurar a peruca. Foto: Larriza Thurler
Há perucas para as mais variadas fantasias – e também redes para prender o cabelo e adesivos para segurar a peruca. Foto: Larriza Thurler
Se você não encontrar o que procurava, é só escolher uma foto e pedir pelo número. O chato é não poder experimentar as fantasias. Foto: Larriza Thurler
Se você não encontrar o que procurava, é só escolher uma foto e pedir pelo número. O chato é não poder experimentar as fantasias. Foto: Larriza Thurler

 

Outras lojas recomendadas são a Rick’s Halloween e a Abracadabra SuperStore. É possível recorrer, ainda, a sites como Amazon e Ebay, mas é preciso ficar atento ao prazo de entrega.

O Festival Medieval de Nova York serviu como prévia para as fantasias

Casas mal-assombradas

Durante o mês de outubro, há diversas apresentações teatrais em casas mal-assombradas (as haunted houses) pela cidade. Há várias matérias publicadas em sites e revistas com o nível de medo de cada uma delas. Algumas alegam que realmente são palco de episódios paranormais. É o caso da que escolhi visitar, a Morris-Jumel Mansion, construída em 1765, que conheci durante o evento Open House New York e que pela primeira vez apresentará a peça de teatro Awakening in Ink, escrita e dirigida por Vincent Carbone. O roteiro foi inspirado em cartas e história de fantasmas dos arquivos da mansão. Uma aspirante a cantora aceita o trabalho de tomar conta da casa e vai percorrendo os cômodos da casa em uma noite na qual pensava que seria tranquila. A audiência a acompanha – no escuro! No dia de Halloween, após a peça, haverá uma investigação paranormal na mansão, explorando as situações relatadas no local. Abaixo o vídeo promocional.

Saiba mais sobre a história da Morris-Jumel Mansion

Há outras opções bem famosas como a Nightmare Horror Show e BloodManor. O museu de cera Madame Tussauds também realiza uma noite especial no Halloween, com atores andando entre os bonecos.

Village Halloween Parade

É o desfile mais tradicional do Halloween em Nova York, realizado há 42 anos em Greenwich Village. Uma multidão desfila pela 6th Avenue (da Spring Street até 16th Street), na companhia de bandas, bailarinos e bonecos gigantes. É considerada a maior celebração pública de Halloween dos Estados Unidos. São esperadas 2 milhões de pessoas no local.

Medusa em uma edição anterior da Village Halloween Parade. Fonte: site oficial www.halloween-nyc.com
Medusa em uma edição anterior da Village Halloween Parade. Fonte: site oficial www.halloween-nyc.com

 

O desfile – só permitido para quem está fantasiado – começa às 19h e termina por volta das 23h. A concentração é a partir das 18:30 na 6th Avenue com Canal Street. O tema deste ano é Shine a Light! (algo como brilhe uma luz). Quem não está com fantasias pode assistir. Quem não se animar a enfrentar a multidão, pode acompanhar pela TV (o canal NY1 exibirá ao vivo).

Village Halloween Parade - Fonte: Nyc.gov
Village Halloween Parade – Fonte: Nyc.gov

 

A minha sugestão é ir fantasiado – dizem que é mais fácil enfrentar a multidão do que ficar parado assistindo -, usar roupas confortáveis e apropriadas com a temperatura (a previsão é de frio). Lembrando que não é permitido bebidas alcóolicas nas ruas e recomendo fazer um esquenta antes.

After-parties

São inúmeras as opções de festas de Halloween, para quem tiver disposição pós-desfile. A oficial do desfile do Village é na Webster Hall (125 East 11th Street), com quatro andares de música e espetáculos (ingressos a U$ 75). A minha opção, no Apollo Theater, a New Orleans Jazz Marquerade & After Party, já está sold out.  Uma dica: escolha com antecedência sua festa de Halloween, até porque quanto mais próximo à data, mais caro será o ingresso.

Happy Halloween!

New York Costumes
808 Broadway ou 104 4th Avenue (são duas entradas)
Tel.: 212-673-4546
Metrô: 14th Street – Union Square (linhas 4,5,6,L,N,Q,R)

Party City
301 West 125th Street
Tel: (212) 222-6790
Metrô: 125 Street (linhas A,B,C e D)

Awakening in Ink
Morris-Jumel Mansion
65 Jumel Terrace, Washington Heights
Até 7/11
Preço: público geral (U$ 40 mais taxas); estudantes (US$ 30 mais taxas). Código promocional de 50% (é preciso checar se ainda está valendo): MJM250
Metrô: 163rd Street (linha C, saída 161 & St Nicholas)

Halloween Parade no Village
Greenwich Village, on 6th Avenue between Spring and 16th S
Metrô: estações mais próximas da concentração são Canal Street e Spring Street (linhas A, C e E). Algumas ruas estarão fechadas, então é importante conferir com cuidado o mapa explicando como chegar no início do desfile.

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Larriza Thurler

Almost Tourists: 48 horas de arte, gastronomia e compras em Kansas City

Você pode ler este post ouvindo Over the Rainbow Kansas City pode...
Leia Mais