Hábitos cariocas que ganhei ao morar no Rio de Janeiro

morar no rio de janeiro
Mate com limão e biscoito Globo, um clássico do Rio de Janeiro. Foto: Erika Azevedo

Há quase 11 anos morando no Rio de Janeiro, já considero ter adquirido cidadania carioca e, de quebra, alguns hábitos comuns entre os nativos da Cidade Maravilhosa. Divido alguns deles com vocês aqui depois de morar no Rio de Janeiro.

Mate com limão

Depois de anos no Rio, ir à praia não tem mais a mesma graça sem pelo menos um copo de mate – ¾ de chá e ¼ de limão – pra dar aquela refrescada no calorão. O mais gostoso, sem dúvida, é o de galão e, sim, eu tento não refletir sobre higiene nesses momentos. E, se for com Biscoito Globo, a combinação fica perfeita. É clichê? É. Não tô nem aí e ainda peço uma “choradinha”. Depois de morar no Rio de Janeiro, todo mundo tem sua mistura predileta de mate com limão.

Praia depois das 17h

Esse é um hábito que mudou minha vida depois de morar no Rio de Janeiro. No Recife, praia é um programa pra acordar cedo e voltar pra casa no comecinho da tarde – até porque em Boa Viagem o paredão de espigões da orla esconde o sol por volta das 15h.

No Rio, praia no fim do dia não só é mais conveniente pra quem não curte acordar cedo no fim de semana (tipo eu), como é bem mais saudável, já que o sol não está tão forte e ainda dá pra aproveitar a praia por algumas horinhas – principalmente durante o horário de verão. Ainda tem a vantagem de pegar a praia um pouco mais vazia.

Aliás, no verão poucas coisas são tão gostosas quanto conseguir sair um pouco mais cedo do trabalho, colocar um biquíni e partir para o Arpoador pra dar um mergulho e ver o sol se pôr no mar.

O não afirmativo

O “não afirmativo” é uma particularidade da construção de discurso tipicamente carioca em que, num diálogo, a pessoa inicia a frase com um categórico “não”, só pra concordar com você logo em seguida.

Exemplo de diálogo:

Eu – Tá fazendo muito calor hoje…
Carioca – Não. Tá quente pra caramba.
Eu – Ué, mas foi isso que eu falei.
Carioca – Não. Sim. É, tá calor, sim.
Eu – ???

Sem exagero, levei ANOS até encarar com naturalidade e mesmo incorporar com propriedade esse fenômeno linguístico. Mas, de vez em quando, ainda me pego parando pra pensar alguns segundos até entender que “Não. Sim” quer dizer que a pessoa está concordando comigo.

Horários flexíveis

Chegar na hora marcada pro chopp com os amigos significa esperar pelo menos meia hora sozinha no bar, tendo que argumentar com o garçom pra segurar a mesa de oito lugares.
Nesse caso, a adaptação é uma questão de sobrevivência. Claro que há exceções – que você rapidamente identifica e não faz o mesmo com elas. Da mesma forma que, com os mais atrasadinhos, digo que o compromisso é meia hora antes pra garantir que não vou tomar chá de cadeira. Costuma funcionar.

Antes que alguém venha me xingar, aqui, sim, eu estou generalizando. Sim, conheço várias exceções. Mas, como toda boa generalização, ela é empírica, baseada em experiências pessoais. Vida que segue…

Deixar a agenda em aberto

O espírito “deixa a vida me levar” do carioca tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem clara é poder saber que sempre vai ter um amigo que vai topar aquele chope arranjado em cima da hora. A desvantagem é combinar um programa com a turma e ter que ficar confirmando até uma hora antes do evento, que sempre tem uma boa margem de chance de furar por falta de quórum – inclusive da minha parte (mea culpa). Por isso, marcar algo com muita antecedência é sempre meio complicado.

Ah, a observação da generalização vale pra esse item também. 🙂

E você, também é um Quase Local na cidade maravilhosa? Que hábitos cariocas você incorporou depois de morar no Rio de Janeiro? Conta pra gente aqui nos comentários.

Gostou? Leia mais aqui:

SAO: 5 hábitos cariocas que perdi depois de 2 anos em São Paulo

BCN: 10 manias brasileiras que perdi morando em Barcelona

Siga Almost Locals no Instagram

Acompanhe a página Almost Locals no Facebook
 

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: 5 dicas úteis para evitar roubadas olímpicas durante os Jogos Rio 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 estão a todo vapor! A partir das...
Leia Mais