CHI: Guia Prático do Esporte Chicagüense

Quando você pensa em Chicago, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Se você respondeu Chicago Bulls e/ou Michael Jordan, este post é para você. A cidade abraça os times locais com força e, estranhamente, demora a largar mesmo quando o time não ganha nada há mais de 100 anos. Pretende assistir a um jogo de qualquer esporte na cidade? Vem comigo…

Antes de mais nada, é preciso saber que Chicago tem times profissionais em todas as ligas principais: NFL (Futebol Americano), MLB (Beisebol), NBA (Basquete), NHL (Hóquei no Gelo) e MLS (Futebol futebol). Todos os times da cidade já ganharam alguma coisa na vida (uns mais, outros menos e há muito tempo atrás) e ir aos jogos é sempre uma experiência antropológica interessante.

Uma nota sobre a experiência de ir aos jogos: Tudo que você aprendeu sobre ir ao estádio no Brasil provavelmente não se aplica aos jogos nos Estados Unidos em geral. É fácil chegar, não tem divisão de torcida, não tem um batalhão inteiro do grupamento especial de policiamento de estádio rondando o local e fazendo cordão de isolamento, não tem “torcedor do time A entra por aqui e do time B entra pelo outro lado” e, mais importante, a infra-estrutura dos estádios em si é geralmente boa. Ou seja, vá sem medo de estar usando a camisa errada porque torcedores de times rivais sentam-se literalmente um do lado do outro sem o menor problema. E também não se preocupe em aprender as músicas das torcidas, já que tudo se resume a “Let’s go <insira o nome do time>”.

Isto dito, vamos ao que interessa. Os times, os craques, um pouco da história, onde jogam, como faz pra chegar lá e quanto custa mais ou menos o ingresso. Por ordem de popularidade do esporte, ei-los:

 

Bears

Chicago Bears (NFL)

Breve história do time: Fundado em 1919, o time tem 9 títulos da NFL, se você contar os 8 pré-1970 quando as duas ligas existentes se juntaram. Se você não contar os 8, os Bears ganharam um Super Bowl em 1985 sob o comando do mitológico/infame (dependendo de para quem você pergunta) técnico Mike Ditka.

Como está atualmente: A temporada passada foi um desastre e o time não foi nem para os playoffs. Trocaram a comissão técnica depois da eliminação de 2014 e dizem que no papel o time é bom, portanto veremos.

Craques do time: Geralmente o quarterback é o craque no futebol americano e, até segunda ordem, o quarterback é Jay Cutler. Porém você pode ver pela imagem abaixo que ele não anda muito prestigiado:

Foto: havasucustomclothing.com/

 

Onde joga: Soldier Field (1410 Museum Campus Dr, Chicago, bem ao sul do Grant Park). Para chegar lá é mais fácil ir até o Loop e andar.

Quando rola?: A temporada normal de futebol acontece geralmente (veja a tabela aqui) entre Setembro e Dezembro e os playoffs em Janeiro e Fevereiro.

Quanto custa?: Depende. Oficialmente é algo entre $106 e $430, mas varia muito (especialmente jogos contra o rival do estado vizinho, Green Bay Packers).

 

Sox

Chicago White Sox (MLB)

Breve história do time: Time do lado sul de Chicago, joga na American League. O White Sox ganhou 3 World Series, sendo a última em 2005.

Como está atualmente: Time mediano. Ano passado não foi para os playoffs e está em terceiro na divisão até o momento.

Craques do time: Tyler Flowers e José Abreu.

Onde joga: Cellular Field, a.k.a. The Cell (333 West 35th Street, Chicago, IL 60616). Para chegar, vindo do norte, pegue a linha vermelha do El sentido 95th/Dan Ryan e desça na 35th/Sox.

Quando rola?: Abril a Setembro para a temporada regular. Playoffs em Setembro a Outubro, geralmente. Veja a agenda completa aqui.

Quanto custa?: De novo, depende. De $5 a $500 normalmente.

 

Cubs

Chicago Cubs (MLB)

Breve história do time: O outro time de beisebol da cidade, o Cubs é a equipe do lado norte de Chicago que joga na National League. O time é lendário por não ganhar uma World Series desde 1908. Dizem que há uma maldição envolvida.

Como está atualmente: Dizem os especialistas que o time desse ano promete, porém eu não coloco a minha mão no fogo (ver maldição acima). No momento, está em segundo na divisão.

Craques do time: Jon Lester, Dexter Fowler

Onde joga: Wrigley Field (1060 West Addison Street, Chicago, IL 60613). Para chegar, pegue a linha vermelha do El até a estação Addison-Red.

Quando rola?: Mesma coisa que o White Sox!

Quanto custa?: Entre $10 e $350.

 

Bulls

Chicago Bulls (NBA)

Breve história do time: A história do time pode ser resumida em duas palavras: Michael Jordan. O time ganhou 6 títulos da NBA sob o comando de MJ, o que aparentemente é o suficiente para ganhar uma estátua:

Foto: flickr user arndog

 

Como está atualmente: O time está nos playoffs e, apesar de não ser favorito absoluto, tem chances.

Craques do time: Derrick “Eternamente Contundido” Rose, Joakim Noah, Pau Gasol.

Onde joga: United Center (1901 W Madison St, Chicago, IL 60612). Para chegar, pode pegar a linha Verde ou Rosa do El, descer na estação Ashland-Lake e andar. Outra opção para os dias de jogo é pegar o United Center Express que sai da esquina da Michigan com Randolph no Loop e vai direto até o UC.

Quando rola?: Geralmente a temporada regular é entre Outubro e Abril. Playoffs entre Abril e Junho. Tabela aqui.

Quanto custa?: Algo entre $60 e alguns milhares de dólares.

 

Hawks

Chicago Blackhawks (NHL)

Breve história do time: Um dos “Original Six” do hóquei no gelo, o Chicago Blackhawks tem 5 Stanley Cups, sendo as duas últimas em 2010 e 2013.

Como está atualmente: O time é bom e nos últimos 5 anos tem sido figurinha fácil nos playoffs. É o queridinho da cidade porque ganha. Você vai encontrar um monte de bar/restaurante/hotel com a bandeira do Blackhawks e até os prédios do Loop entram na onda:

Foto: Daniel Schwen

 

Craques do time: A dupla dinâmica Jonathan Toews & Patrick Kane. E todo o resto do time, francamente. Menos o Vermette.

Onde joga: United Center. Os Blackhawks dividem a casa com o Chicago Bulls.

Quando rola?: Temporada regular entre Outubro e Abril. Playoffs entre Abril e Junho. Tabela aqui.

Quanto custa?: Entre $80 e alguns milhares, se você quiser sentar colado no vidro.

 

Fire

Chicago Fire (MLS)

Breve história do time: O nome do time de futebol da cidade é uma alusão ao incêndio que devastou Chicago em 1871. Ganhou um campeonato da MLS em 1998.

Como está atualmente: Terminou a última temporada em 15o. e não se classificou para os playoffs. Timinho bem mais ou menos.

Craques do time: Te garanto que não é o Guly do Prado.

Onde joga: Toyota Park (7000 Harlem Avenue, Bridgeview, IL 60455). Bridgeview é um subúrbio de Chicago e não tem muito transporte público por perto. Melhor ir de carro.

Quando rola?: Temporada regular entre Março e Outubro. Playoffs e final entre Outubro e Novembro/Dezembro.

Quanto custa?: Algo entre $40 e $100.

 

Ok, estou convencido! E agora?

Olhe as tabelas (não adianta querer ver Futebol Americano em Abril, por exemplo) e escolha um esporte. A resposta é hóquei. Na minha modesta opinião: Futebol americano é caro, basquete seria a segunda opção, beisebol é chato e demorado e, francamente, não faz sentido assistir a um jogo de futebol aqui, a não ser que você queira ver um jogo horroroso.

Os ingressos podem ser comprados online nas páginas dos times:

 

Além disso, você pode usar apps como Gametime e StubHub, o que pode ser mais caro ou mais barato. Nunca se sabe.

Chegue no estádio com uma horinha de antecedência, pague $40 por um par de cervejas ruins e uns nachos e encontre seu lugar (sim, os lugares são marcados em quase todos os casos). Torça pelo time da casa (ou não, pode ser do contra numa boa) e, depois do jogo, vá até o seu bar favorito comemorar ou afogar as mágoas, dependendo do resultado.

Este post foi uma contribuição de Bruno Cardoso. Entusiasta de Malört, nas horas vagas faz cerveja em casa e torce pelo Chicago Blackhawks. 

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Daniela Milan Souza

CHI: 3 lugares para adultos se divertirem como crianças em Chicago

Você já ouviu falar em beercade? E Whirlyball? Não? Pois saiba que se...
Leia Mais