Gelato Davvero, sorvete veramente italiano em Lisboa

Gelato Davvero. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Gelato Davvero. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Dois anos atrás, Liliana e Riccardo Farabegoli tinham uma herança na mão e uma dúvida na cabeça: comprar uma casa ou investir num negócio. Fizeram a segunda opção e assim começava a história da Gelato Davvero, uma sorveteria portuguesa de alma italiana cuja primeira loja abriu em junho de 2015 no Cais do Sodré.

Para a empreitada, convidaram Filippo Licitra, amigo de Riccardo desde a infância em Roma, e um dos responsáveis por outro sucesso no universo sorveteiro lisboeta: a Nannarella. Quando sua parceria com a antiga sorveteria se encerrou, Filippo se juntou ao casal para esse novo projeto.

Gelato Davvero no Cais do Sodré. Foto: Facebook / Gelato Davvero
Gelato Davvero no Cais do Sodré. Foto: Facebook / Gelato Davvero

Ingredientes frescos e sabores originais

Apostando numa sorveteria de alta qualidade, com ingredientes frescos e de origem, como baobá do Senegal e pistache italiano, a Gelato Davvero se destaca de muitas outras sorveterias em Lisboa pela alta rotatividade dos sabores – figo e melão, por exemplo, só estão disponíveis no cardápio de verão – e também pela criatividade. Levam a assinatura de Filippo sabores como parmigiano reggiano, azeitonas ou salmão. E ainda beterraba, gergelim e outras apostas surpreendentes, que se revezam no menu.

Parte desse exercício criativo se deve à vontade dos donos de oferecer uma proposta diferente de sabores para um público exigente. E também à onda da alta gastronomia que vem se firmando em Portugal. Não são poucos os restaurantes que fazem encomendas de sorvetes específicos para a Gelato Davvero. É o caso, por exemplo, da Espumantaria do Cais, cujo sorvete de espumante é fornecido pela sorveteria vizinha.

Descubra outras seis boas sorveterias em Lisboa

Menu Gelato Davvero. Foto: Facebook / Gelato Davvero
Menu Gelato Davvero. Foto: Facebook / Gelato Davvero

Gelato Davvero: de Aveiro a Olhão

Mas não só os sabores que chamam atenção na Gelato Davvero. Com uma concepção de interiores feita pelo arquiteto catalão Jordi Fornells, as lojas maiores são espaços de convívio. Se na sorveteria tradicional faz-se um pedido no balcão para se consumir na rua, na Davvero, compensados de madeira dispostos como brinquedos de um playground (com direito a escorregador) convidam para uma permanência mais longa.

Ao longo desses dois anos, a Gelato Davvero abriu lojas próprias e franquias de Norte a Sul de Portugal com dez lojas, de Aveiro a Olhão, concretizando um projeto que o trio de sócios tinha desde o início, de espalhar a marca por Portugal. Em Lisboa, por enquanto, são quatro: a do Cais, uma no Centro Cultural Belém, uma em Alfama e outra na Mouraria. Uma quinta loja está a caminho, em Santos, num espaço de dois andares que vai abrigar a nova fábrica e uma esplanada. Mas isso já são planos para 2018.

Copo ou cone? Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Copo ou cone? Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Comer em Lyon: um guia básico

Lyon é a capital gastronômica da França e, se você for visitar...
Leia Mais