As galerias romanas de Lisboa abrem para visitação

Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Lisboa
Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Lisboa

Logo que chegamos a Lisboa, em setembro de 2014, descobrimos que naquela mesma semana aconteceria um evento raro na cidade: a abertura das galerias romanas a visitação. Eu, que já adoro uma novidade, gosto especialmente dos acontecimentos ocasionais – ainda mais quando calha de eu estar pela área na ocasião. Pois eis que no meu primeiro sábado em Lisboa, acordei cedo e fui conhecer as galerias romanas num passeio que marcou nossa chegada por aqui.

Descubra prédios de Chicago que merecem a sua atenção

Antes de continuar, cabe uma breve explicação. As galerias romanas são uma parte subterrânea de Lisboa sobre a qual foi construída a Baixa da cidade. É um trecho que só foi descoberto no século 18, depois do terremoto que marcou a história de Lisboa, e estima-se que tenham sido construídas por volta do século I a.C. Elas permanecem o ano todo fechadas, inundadas de água e mas são bombeadas e abertas para visitação em dois períodos curtos, que costumam ser em abril e setembro.

Guia orienta visitantes nas Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Leonardo Mesquita
Guia orienta visitantes nas Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Leonardo Mesquita

IAs galerias romanas de Lisboa abrem para visitação de sexta a domingo. A visita é breve, dura cerca de 20 minutos, mas conta com a orientação de técnicos do Museu de Lisboa e do Centro de Arqueologia de Lisboa, que explicam tudo o que se sabe sobre essa construção – um luxo e de graça!

Cinco cidades ao redor de Londres que valem a visita

O acesso às galerias se dá por um buraco no asfalto da Rua da Conceição. Uma fila (grande) se forma bem na esquina, na Rua da Prata. O segredo é chegar cedo – as visitas começam às 10h – e ir com sapatos confortáveis e fechados, já que o terreno nas galerias é levemente acidentado e ainda fica um tanto de água pelo chão. Como as galerias romanas permanecem fechadas quase o ano todo – há até pouco tempo só abriam mesmo em setembro – há muitos lisboetas que nunca estiveram ali.

Acesso às Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Leonardo Mesquita
Acesso às Galerias Romanas de Lisboa. Foto: Leonardo Mesquita

 

Galerias Romanas de Lisboa
Endereço: Rua da Conceição 77, subterrâneo

Acompanhe a página do Museu de Lisboa para se informar sobre as datas!

 

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Pensão Amor: uma incursão pelo antigo bordel que virou bar trendy em Lisboa

Era o ano de 2015, quando um repórter do New York Times...
Leia Mais