LIS: Descubra a programação de fim de ano em Lisboa

luzes de natal em Lisboa
luzes de natal em Lisboa

As luzes de Natal já foram acesas, o Papai Noel vem circulando pelas ruas da Baixa lisboeta no seu eléctrico dos sonhos e o bolo rei já é visto nas melhores pastelarias da cidade. Enfim, já é Natal em Lisboa e se você estará pela capital portuguesa neste fim de ano, saiba que há uma programação especial preparada para a despedida de 2015 e a chegada de 2016. Confira abaixo o que foi planejado.

Corais de Natal
Serão 9 apresentações em locais diversos. Essa pode ser uma boa oportunidade para conhecer algumas das mais bonitas e importantes igrejas de Lisboa, como a de São Roque ou a de São Domingos (que foi incendiada e teve apenas o seu teto reconstruído, o que resulta numa nave bem impactante). O Cinema São Jorge e o Teatro São Luiz também abrem as portas para os corais de Natal. A série de apresentações começa já neste dia 5 (sábado), às 21:30, com O Coro do Tejo na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo de Ourique. No domingo, às 16:00, a Igreja de São Nicolau recebe o coral Capella Coronensis. A programação completa dos corais de Natal você vê aqui

Coral de Natal em Lisboa

Coral de Natal na Igreja de São Roque. Foto: José Frade / Divulgação Câmara Municipal de Lisboa

Mercados de Natal
Os mercados de Natal em Lisboa são mais compactos que seus pares mais ao Norte da Europa. Mas você vai encontrar muitos enchidos portugueses e outras delícias locais, além do clássico vinho quente com especiarias. O da Praça da Figueira já funciona e o da Praça do Município abre na segunda semana de dezembro. Há ainda mercados de Natal em lugares que valem a visita independentemente da época, como a praça do Príncipe Real.

Saiba como são as feiras de Natal em Berlim

Natal para crianças
As projeções na Praça do Comércio já viraram uma espécie de tradição em Lisboa, acontecendo em diversas ocasiões especiais. Na época de Natal elas são bem voltadas para crianças. Esse ano as projeções acontecem de 11 a 20 de dezembro, diariamente, sempre em três horários: 19:00, 20:00 e 21:00. O espetáculo dura, em média, 15 minutos. A Praça do Comércio também recebe, no fim do ano, uma pista de patinação no gelo infantil. Outra coisa que também vai encantar os pequenos é cruzar com o bonde do Papai Noel pelas ruas da Baixa.

Projeção de Natal na Praça do Comércio, Lisboa

Videomapping na Praça do Comércio, em dezembro de 2014. Foto: Facebook / Lisboa à Beça

Ano Novo em Lisboa
Se você é brasileiro, em especial de cidades litorâneas, como Rio de Janeiro ou Salvador, pode ficar avisado de que aqui não tem festa na rua a noite toda. E também não se impressione ao quase não ver ninguém de branco na rua (essa tradição é coisa nossa). Mas próximo da meia-noite uma multidão se reúne na Praça do Comércio para ver a queima de fogos no Tejo. A partir das 22:00 a programação oficial da Câmara (prefeitura) é para agradar aos mais velhos, com show da banda portuguesa old school Trovante. À 00:20 começa o show de reggae do também português Richie Campbell. Mas se você quiser virar a noite curtindo, pode procurar uma festa em alguma boate (dizem que as da Lux Frágil são concorridíssimas) porque pouco depois de 1:00 já está quase todo mundo a caminho de casa (ou das suas festas fechadas).

Vai estar em Barcelona em dezembro de 2015? Veja programas gratuitos que a cidade oferece

Início de 2016 em Lisboa
O próximo ano começa num fim de semana e a cidade vai tirar proveito disso, com shows gratuitos programados para os três primeiros dias do ano. No dia 1º de janeiro Carminho e Antonio Zambujo cantam juntos no Terreiro do Paço a partir das 18:15. Às 17:30, a Sinfonietta de Lisboa abre a programação do dia. O sábado tem os meninos fofos da banda D.A.M.A às 22:00 seguidos dos DJ’s Rich e Mendes à 00:00. O domingo é light, com a Orquestra Geração se apresentando ás 11:00 e a Banda Sinfônica da PSP tocando músicas de filmes às 15:00.

A foto que abre este post mostra parte da decoração de Natal na Baixa de Lisboa e é de Flávia Motta.

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Pesca: o restaurante do chef Diogo Noronha, em Lisboa, para quem AMA peixe

O bairro do Príncipe Real, é pouso certo para quem quer comer...
Leia Mais