Alguns filmes para conhecer Berlim, hoje e no passado

O cinema é um dos maiores “culpados” pelo amor que eu desenvolvi por algumas cidades onde nunca vivi, como Paris. Filmes também são responsáveis pelas primeiras impressões que eu tive de Berlim, mesmo antes de visitar pela primeira vez. Aqui estão alguns filmes que se passam em Berlim e apresentam perspectivas diferentes da cidade.

Berlim de 1990 até hoje

Asas do desejo (1987) + Faraway, so close! (1993)

Os dois filmes de Wim Wenders são a minha primeira e principal impressão cinematográfica de Berlim. Com uma estética primorosa, enredos interessantes e até aparições de famosos, como o Nick Cave e Tom Waits fazendo pontas.

Adeus Lenin (2003)

Um clássico do período pós-queda do muro, Adeus Lenin é conhecido de quase todo mundo. A imagem do logo da Coca-Cola sendo erguido num prédio em Berlim é icônica. Alguns dos prédios vistos no filme ainda podem ser vistos na vida real, inclusive o letreiro da Coca-Cola.

A coffee in Berlin (2014)

Como é morar em Berlim sem dinheiro e sem trabalhar? Esse filme responde com uma aproximação boa. É um filme simpático, sem grandes ambições, mas que consegue passar a sensação de estar em Berlim.

Herr Lehmann (Berlin Blues – 2003)

Um dos primeiros filmes da MTV Alemanha no começo dos anos 00, o filme se passa em Kreuzberg antes da queda do muro. Centrado no gerente de um bar do bairro mais descolado de Berlim Ocidental, o filme conta a história de um grupo de amigos meio perdidos na vida. É hilário e divertido e triste ao mesmo tempo.

A vida dos outros (2006)

A história de como a Stasi, a polícia secreta da Alemanha Oriental, espionava nos cidadões do próprio país é famosa o suficiente, com razão. O filme é incrível e a rua onde foi filmado ainda está lá, mas não em Prenzlauer Berg. Ela fica em Friedrichshain, mas tem semelhanças suficientes com a Prenzlauer Berg dos anos 80. Vale um passeio de bicicleta.

 

Berlim de 1933 a 1990

A woman in Berlin (2208)

A história real de uma alemã tentando sobreviver durante a ocupação inicial soviética em 1945 não é fácil de assistir, mas é muito bem feito e historicamente correta. É uma visão brutal do que aconteceu com logo após os soviéticos derrotarem as últimas resistências da cidade.

Phoenix (2014)

Uma mulher judia volta a Berlim depois de sobreviver a um campo de concentração e tenta reencontrar o marido alemão e amigos sobreviventes. Forte, o filme é belíssimo e triste, como é inevitável.

Menções honrosas

 

Você conhece outros filmes interessantes que são encenados em Berlim? Deixe um comentário!

Confira também os cinco filmes para conhecer Paris e 10 filmes feitos em Londres.

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Helena Nacinovic

Guia de ano novo em Berlim

Ano novo no hemisfério norte é completamente diferente do que conhecemos no...
Leia Mais