Fevereiro em Lisboa: saiba o que fazer na cidade

Estufa Fria de Lisboa. Foto: Reprodução / CML
Estufa Fria de Lisboa. Foto: Reprodução / CML

Chega fevereiro e, enquanto no Brasil só se pensa em carnaval, em Lisboa a gente já comemora que a primeira metade do inverno já passou. (Pelo menos eu comemoro) O frio dá uma amenizada mas, por outro lado, fevereiro em Lisboa é época de chuva. A boa notícia é que não faltam programas para você curtir a cidade mesmo que não faça sol.

O que fazer em Lisboa. Descubra o essencial da cidade

Ir a provas de vinho. Não é difícil encontrar provas de vinho em Lisboa o ano todo, mas em fevereiro elas são uma excelente oportunidade para escapar do frio e da chuva lá fora. E, claro, de conhecer um pouco mais dos vinhos portugueses. Recém-aberta no Cais do Sodré, a Garrafeira Imperial tem oferecido provas de vinhos semanalmente. Vale ficar de olho na programação deles. Para uma prova menos programada, há uma Sala de Prova de Vinhos na Praça do Comércio, com várias possibilidades de degustação.

Casa de Pasto: cozinha portuguesa com toque contemporâneo em Lisboa

Show no Hot Club Portugal. Foto: Facebook / Hot Club Portugal
Show no Hot Club Portugal. Foto: Facebook / Hot Club Portugal

Ver um show de jazz. Lisboa tem vários endereços para quem curte jazz. O Hot Club Portugal, casa de jazz mais antiga da Europa tem programação quase diária e mescla músicos experimentados com estudantes dedicados nas jam sessions de quarta-feira. Uma outra boa aposta para quem curte jazz é a Fábrica Braço de Prata – que tem apresentações de jazz toda semana e vale a visita por si só, se sua onda é lugares revitalizados. Mas se você é mesmo fã do gênero, pode ficar por dentro da programação de jazz em Portugal todo aqui nesse site.

Exposição ‘Cidade Gráfica’ reúne antigos letreiros de Lisboa no Convento da Trindade

Relaxar em um café. Português é um povo que ama café e faz disso um programa diário. Você pode entrar na onda e fazer um lanche preguiçoso de fim de tarde em alguma pastelaria tradicional ou procurar um café mais moderno. Para um lanche bem português, eu recomendo a Pastelaria Saga, na Graça, com uma vitrine de dar água na boca. Embora seja recente, ela tem tudo o que as casas mais tradicionais têm – inclusive uma luz branca desnecessária. Uma experiência mais charmosa mas não menos portuguesa você pode ter na Fábrica Lisboa, que tem croissants incríveis e um mobiliário vintage. Mas se sua onda cafeeira é hipster, não pode deixar de ir à Fábrica Coffee Roasters, uma cafeteria com duas lojas e uma série de estilos de preparação de café.

Pequeno dicionário da cafetaria lisboeta

Fábrica Coffee Roasters. Foto: Reprodução / fabricacoffeeroasters.com
Fábrica Coffee Roasters. Foto: Reprodução / fabricacoffeeroasters.com

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Passear por um jardim fechado. A Estufa Fria de Lisboa, no Parque Eduardo VII, é uma boa opção para quem quer visitar um jardim protegido do tempo. Subdividido em três áreas – estufa fria, estufa quente (de plantas tropicais) e estufa doce (de cactos) – esse espaço funciona todos os dias. Se sua visita a Lisboa passar por Oeiras, o Parque Municipal local também tem uma estufa fria. O espaço é bem menor que o de Lisboa mas as crianças podem gostar da atmosfera aventureira.

Do aeroporto de Lisboa para o centro, como planejar sua chegada

Não deixe de ver também a agenda cultural de fevereiro em Lisboa.

Ópera Anna Bolena. Foto: Divulgação / Fondazione Arena di Verona
Ópera Anna Bolena. Foto: Divulgação / Fondazione Arena di Verona
ADRIANA CALCANHOTTO

A cantora apresenta em Lisboa o show “O Milagre das Rosas”, criado por ela na ocasião das celebrações do 725º aniversário da Universidade de Coimbra. Na apresentação, Calcanhotto viaja pela música e pela poesia de Portugal e Brasil, promovendo em seu repertório o encontro de Camões, Fernando Pessoa, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros artistas dos dos países.

Onde: Fundação Calouste Gulbenkian. Avenida de Berna, 45 A, Lisboa, Portugal
Quando: 3 de fevereiro, às 21:00
Estação próxima: São Sebastião

ANNA BOLENA

A ópera de Gaetano Donizetti está de volta ao palco do Teatro São Carlos depois de 33 anos da mais recente encenação. O espetáculo atual foi concebido por Graham Vick, e conta com Elena Mosuc no papel titular e Jeniffer Holloway como Jane Seymour.

Onde: Teatro Nacional de São Carlos. R. Serpa Pinto 9, Chiado, Lisboa, Portugal
Quando: 4, 6, 9 e 14 de fevereiro às 20:00; 12 de fevereiro às 16:00
Estação próxima: Baixa-Chiado

Dom La Nena. Foto: Divulgação
Dom La Nena. Foto: Divulgação
O CHOCOLATE EM LISBOA

A feira de chocolate já virou tradição de fevereiro em Lisboa. Mais de 80 expositores de diversos países vão mostrar o melhor do chocolate em todo o mundo. Além de poder provar e comprar chocolates, os visitantes podem participar de workshops sobre o tema, aulas de cozinha com chocolate e outras atividades.

Onde: Praça de Touros do Campo Pequeno. Avenida da República s/n, Campo Pequeno, Lisboa, Portugal
Quando: 9 a 12 de fevereiro. Quinta a domingo, 10:30 às 21:30 (fecha às 21:00 no domingo)
Estação próxima: Campo Pequeno

AVENIDA PAULISTA

O programa do Teatro São Luiz se propõe a mostrar o que se faz de novo na música brasileira. Duas noites são dedicadas a novos artistas brasileiros. No dia 10, o carioca radicado em Lisboa MOMO faz o primeiro show, seguido pela gaúcha Dom La Nena, cantora e violoncelista. Em 11 de fevereiro, um encontro de Mariana Aydar e Dani Black abre a noite, que segue com a baiana Márcia Castro no palco.

Onde: São Luiz Teatro Municipal. R. António Maria Cardoso 38, Chiado, Lisboa, Portugal
Quando: 10 e 11 de fevereiro às 21:00
Estação próxima: Baixa-Chiado

Caleb Calloway. Foto: Divulgação
Caleb Calloway. Foto: Divulgação
MERCADO DO VINHO

Diversos produtores de portugueses de vinhos vão se reunir no Mercado de Campo de Ourique para um fim de semana de degustações e música. Haverá um show de fado na sexta às 21:30 e showcooking de comida portuguesa no sábado às 13:00.

Onde:Mercado de Campo de Ourique. Rua Coelho da Rocha s/n, Lisboa, Portugal
Quando:10 a 12 de fevereiro. Sexta, de 18:00 à 01:00; sábado, de 12:00 à 01:00; domingo, de 12:00 às 17:00

FUSE MATINÉ

O DJ americano Caleb Calloway será o grande convidado da primeira festa que a gravadora Fuse Records realiza esse ano em Lisboa, nas catacumbas do Liceu Camões. A tarde de música eletrônica terá ainda no line-up: Nox, The Slum Vagabunds, Analodjica e Pedro Duarte.

Onde:Catacumbas do Liceu Camões. Lisboa, Portugal
Quando: 11 de fevereiro, das 16:00 à 00:00.
Estação próxima: Picoas

O músico Bruno Pernadas. Foto: Divulgação
O músico Bruno Pernadas. Foto: Divulgação
FESTIVAL RESCALDO

O foco do festival é a música de vanguarda que se faz em Portugal. Sem se prender a gêneros, o evento reúne alguns dos nomes mais promissores da música em Portugal. Dos convidados de 2017, um dos destaques é Bruno Pernadas, com seu jazz contemporâneo. Os shows se concentram no Culturgest, mas há uma apresentação no Panteão Nacional.

Onde: Culturgest. Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos. Rua Arco do Cego, Piso 1, Arco do Cego, Lisboa, Portugal.
Quando: 10 a 18 de fevereiro. Confira a programação.
Estação próxima: Campo Pequeno

PLAY – FESTIVAL DE CINEMA INFANTIL E JUVENIL DE LISBOA

O festival exibe filmes de todo o mundo para crianças, selecionados em festivais de cinema infantil internacionais. Entre os destaques da programação de 2017 está o cine-concerto de Noiserv. Além disso, há ateliês de educação cinematográfica para crianças e Festa do Pijama, com panquecas e curtas-metragens. Bebês até 2 anos de idade têm sessões gratuitas.

Onde: Cinema São Jorge. Avenida Liberdade 175, Lisboa, Portugal
Quando: 11 a 19 de fevereiro, diversos horários
Estação próxima: Avenida

Cena de 'A Família Yamada'. Foto: Reprodução
Cena de ‘A Família Yamada’. Foto: Reprodução
ARQUITECTOS DO IMAGINÁRIO

O Museu do Oriente dá sequência ao ciclo de cinema dedicado ao Studio Ghibli, um dos maiores estúdios japoneses de animação – responsável, entre outros, pelo filme “A Viagem de Chihiro”. O ciclo foca nas obras dos fundadores do estúdio, os realizadores Isao Takahata e Hayao Miyazaki.

Onde: Museu do Oriente. Avenida Brasília s/n°, Doca de Alcântara, Lisboa, Portugal
Quando: 12 (“A Família Yamada”) e 26 de fevereiro (“O Castelo no Céu”), às 16:00

THIEVERY CORPORATION

A dupla se apresenta no Coliseu de Lisboa, emblemática casa de espetáculos da cidade. Rob Garza e Eric Hilton sobem ao palco para apresentar o disco “The Temple of I & I”, com lançamento previsto para dia 10 de fevereiro.

Onde: Coliseu de Lisboa. Rua Portas de Santo Antão 96, Lisboa, Portugal
Quando: 15 de fevereiro, às 20h
Estação próxima: Rossio e Restauradores

In the Mind of Igor. Reprodução / akramkhancompany.net
In the Mind of Igor. Reprodução / akramkhancompany.net
MATELUMA

Parte das celebrações do Ano da Cultura Ibero-Americana em Lisboa, o espetáculo do chileno Gullermo Calderón conta a história de Jorge Mateluna, preso político durante a ditadura de Pinochet que voltou a ser preso nos anos 1990 acusado de uma assalto a banco que ele nega ter cometido. Violência política, culpa e justiça são assuntos em questão na peça, que será encenada em espanhol com legendas em português.

Onde: Maria Matos Teatro Municipal. Av. Frei Miguel Contreiras 52, Roma, Lisboa, Portugal.
Quando: De 15 a 17 de fevereiro às 21:30
Estação próxima: Roma-Areeiro

iTMOi IN THE MIND OF IGOR

O espetáculo de dança foi criado por Akram Khan na ocasião das celebrações dos 100 anos da obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. No palco, imagina-se a forma como Stravinsky criou a composição que mudou a música para sempre.

Onde: Teatro Camões. Passeio do Neptuno, Parque das Nações, Lisboa, Portugal.
Quando: 23 a 26 de fevereiro e 2 a 4 de março
Estação próxima: Oriente

Endereços:

GARRAFEIRA IMPERIAL

Onde: Rua do Alecrim 47A, Cais do Sodré, Lisboa, Portugal
Estação próxima: Cais do Sodré e Baixa-Chiado

SALA DE PROVAS DE VINHO

Onde: Praça do Comércio, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda a sábado, 11:00 às 19:00. Fecha aos domingos e feriados.
Estação próxima: Terreiro do Paço

HOT CLUB PORTUGAL

Onde: Praça da Alegria 48, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Terça a sábado, 22:00 às 02:00. Fecha aos domingos e segundas.
Estação próxima: Avenida

FÁBRICA BRAÇO DE PRATA

Onde: Rua da Fábrica de Material de Guerra, 1, Marvila, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Quarta e quinta, 18:00 às 02:00; sexta, 18:00 às 04:00; sábado, 18:00 às 04:00

PASTELARIA SAGA

Onde: Largo da Graça, 134A, Graça, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Terça a domingo, 07:00 às 22:00. Fecha às segundas.

FÁBRICA LISBOA

Onde: Rua da Madalena 121, Baixa, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Terça a domingo, 08:00 às 20:00. Fecha às segundas.
Estação próxima: Baixa-Chiado e Terreiro do Paço

FÁBRICA COFFEE ROASTERS

Onde: Rua das Flores 63, Chiado, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Todos os dias, 09:00 às 18:00.
Estação próxima: Baixa-Chiado

ESTUFA FRIA DE LISBOA

Onde: Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Todos os dias, 10:00 às 19:00 (novembro a março) e 09:00 às 17:00 (abril a outubro)
Estação próxima: Marquês de Pombal

ESTUFA FRIA DE OEIRAS

Onde: Jardim Municipal de Oeiras, Oeiras, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Todos os dias, 07:00 à 00:00
Estação próxima: Santo Amaro (trem)

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Para comer rápido e barato em Lisboa, vá à Padaria Portuguesa

Um dos meus portos seguros aqui em Lisboa quando eu quero comer...
Leia Mais