Fête des Lumières: como se preparar para a Festa das Luzes de Lyon

Videomapping na Gare Saint-Paul. Foto: Muriel Chaulet / Ville de Lyon

Há anos eu queria conhecer a Fête des Lumières, a Festa das Luzes de Lyon, quando vários monumentos e praças da cidade recebem instalações luminosas feitas por diversos artistas. Em 2016, afinal, consegui (gratidão pelas low-costs).

A Fête des Lumières de Lyon acontece todos os anos por volta do dia 8 de dezembro, que é quando os católicos celebram Nossa Senhora da Conceição. Embora hoje a Festa das Luzes tenha se notabilizado pelas criações artísticas luminosas impressionantes, sua origem é bem mais simples.

Lyon em 4 dias: o que fazer numa das maiores cidades da França

A história da Fête des Lumières

Conta a história que, em meados do século XIX, Lyon passou por uma sequência de profundas transformações, nem sempre positivas. Revoltas sociais, inundações e uma grande mudança urbana tornaram a vida dos lioneses difícil por algumas décadas. Em 1852, como uma prova de fé, foi decidida colocação de uma estátua dourada de Nossa Senhora no alto da torre do sino da Fourvière.

Instalação na Fourvière. Foto: Frédéric Guignard-Perret / Ville de Lyon

A colocação da estátua seria no dia 8 de setembro, mas uma forte inundação levou ao adiamento para 8 de dezembro daquele mesmo ano. Neste dia, por conta da Imaculada Conceição, lioneses acenderam velas em suas casas mas mais uma vez uma forte chuva atrapalhou os planos e as celebrações religiosas foram canceladas. Apesar disso, depois da tempestade, os lioneses (agora em maior número) voltaram a acender suas velas nas janelas, dentro de copos coloridos de vidro.

É essa a essência da Fête des Lumières. Na noite do dia 8 de dezembro, várias casas e comércios de Lyon colocam velas coloridas nas janelas para iluminar as ruas da cidade a noite inteira. Além disso, por ser uma data religiosa, há procissão de velas na cidade e celebração na Basílica de Notre Dame. É notável que essa é uma noite especial em Lyon.

Quer saber o que visitar em Lyon? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lyon personalizado, com o Almost Locals Experience.

A festa nas ruas de Lyon

Mas nem tudo é religião na Festa das Luzes. As obras variam de simples instalações ocupando praças, becos e até pátios privados a videomappings complexos, às vezes em 3D, colorindo fachadas importantes, de museus, igrejas e estações de trem. Alguns são interativos, outros contemplativos e ainda há aqueles que são mesmo impressionantes. Alguns são mais impressionantes que outros, naturalmente.

Com a festa crescendo a cada ano – em popularidade e variedade de obras – fazer uma programação antecipada do que ver vai facilitar muito o seu aproveitamento do evento. O site oficial da Fête des Lumières tem endereços e explicações sobre as obras; alguns dias antes do evento a programação impressa está disponível em diversos pontos estratégicos de Lyon e há também um aplicativo para celular.

Comer em Lyon: um guia básico

Coups de Coeur no Thêatre des Celestins. Foto: Muriel Chaulet / Ville de Lyon

Nas noites de Festa das Luzes, as ruas ficam cheias de famílias em peregrinação pelos bairros atrás das obras iluminadas. Muitas pessoas montam barracas na rua vendendo vinho quente e comidas típicas locais, como tartiflette (um gratinadão cremoso de batata com bacon e queijo), raclette (queijo derretido sobre o pão ou embutido), crepes e afins.

Como a Fête des Lumières acontece já no final do outono, a poucas semanas do início do inverno, estar preparado para o frio é importante. Nesse início de dezembro de 2016, a temperatura média à noite era de 0°C, às vezes caindo para alguns poucos graus negativos. Ficar ao ar livre confortavelmente nesse frio só vai ser possível se você estiver propriamente agasalhado: ter mãos, pés e pescoço aquecidos e a cabeça coberta é fundamental.

Quatro museus em Lyon que você deve visitar

A organização da festa

Devido ao receio de atentados terroristas (a França sofreu um em novembro de 2015 em Paris, e outro em julho de 2016 em Nice, no meio de uma festa popular), as autoridades de Lyon fizeram algumas mudanças na organização da Fête des Lumières, para priorizar a segurança. Uma das mais marcantes foi restringir a festa a uma única área da cidade.

Outra mudança foi delimitar essa área com grades e criar pontos de acesso e checagem para o público. Também ficou proibido portar mochilas, malas e sacolas dentro dessa área no horário da festa.

City tour em Lyon vale a pena?

Carpa iluminada. Foto: Muriel Chaulet / Ville de Lyon

Ir, vir e ficar em Lyon na Festa das Luzes

O sistema de transportes de Lyon passa a ter livre acesso no horário da Fête des Lumières. Metrô, tram e mesmo as bicicletas públicas podem ser usadas gratuitamente no período.

A Festa das Luzes é um dos acontecimentos culturais mais importantes de Lyon e atrai muitos turistas. Por isso, espere preços de hospedagem mais altos nessa época.

No dias que antecedem a Fête des Lumières, as obras começam a ser testadas e algumas projeções e exibições acontecem naquele esquema de ‘ensaio valendo’. É uma boa forma de ver algumas obras antecipadamente e sem uma multidão ao seu redor.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

5 lugares em Lisboa que viajantes brasileiros amam (e por que conhecê-los)

Brasileiros estão vivendo um caso de amor com Lisboa. Não só os que...
Leia Mais