Festival em Nova York: San Gennaro

Procurando um festival em Nova York que seja muito tradicional e local? Todos os anos em setembro, a Little Italy homenageia durante mais de uma semana San Gennaro (conhecido também pelos brasileiros como São Januário), com muita comida, música e procissões no bairro que serviu como a primeira casa nos EUA para centenas de milhares de imigrantes italianos.

O evento costuma atrair mais de um milhão de pessoas – a multidão pode assustar, mas quem curte uma festa de rua deve percorrer as ruas do sul de Manhattan neste período e fazer uma imersão na cultura ítalo-americana. Todas as noites, das 19h às 21h30, no palco montado na esquina das ruas Grand e Mott, são realizados shows ao vivo, frequentados também pela antiga geração de imigrantes.

Conheça alguns aplicativos úteis na conectada Big Apple

Para matar a fome nesse grande festival em Nova York, há barraquinhas montadas para o festival e cardápios especiais servidos nos restaurantes da Little Italy. A sugestão é explorar as barraquinhas, para provar um pouco de tudo – embora não espere encontrar por lá os melhores pratos italianos da cidade. São muitas as opções de sanduíches, massas, pizzas e linguiças (italian sausage).

Na parte das sobremesas, não poderiam faltar os tradicionais cannoli (massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de ricota ou creme de baunilha, doce de leite e outros recheios). No dia 16/9, será promovido um concurso para ver quem come mais cannoli. Há ainda torrones, oreos fritos (bolinhos fritos recheados com o biscoito), os deliciosos sorvetes italianos e mais uma infinidade de doces.

f920bd_70a01f956bae4840b84aa152d802ee65

Como é uma festa religiosa, para os devotos de San Gennaro o momento esperado é a celebração da missa no dia do santo, 19 de setembro, na igreja Shrine Church of the Most Precious Blood. Depois da missa, começa a procissão religiosa, na qual a estátua de San Gennaro é carregada ao longo das ruas da Little Italy.
f920bd_0210e1e751414f4d8522b6823ef6c2a8

E você? Qual a sua dica deste festival tradicional? Existe outro festival em Nova York que você recomendaria?

A foto que abre o post é de Larriza Thurler. As outras são do site do festival. 

Feast of San Gennaro

Quando: Setembro

Onde: Ao longo da Mulberry Street, entre Canal Street (ao sul) e Houston Street (ao norte). A oeste, na Grand Street, entre Mott e Baxter Street, e de leste a oeste na Hester Street, entre Mott e Baxter Streets.

Como chegar de metrô: Canal St (linha Q) ou Spring St (linha 6) e caminhe em torno de 5 minutos.

Comments

comments

Escrito por
More from Larriza Thurler

NYC: Conheça o Paris Blues, clube de jazz tradicional do Harlem

Você pode ler este post ouvindo Trompeta En Montuno – Chocolate Armenteros...
Leia Mais