Explorando o Rio Tâmisa em Londres

Foto: Carol Burnier

O Rio Tâmisa – Thames em inglês – é o rio mais longo da Inglaterra e o segundo mais longo de todo o Reino Unido. Durante a história da Inglaterra, o rio desempenhou diferentes papéis, sempre de vital importância estratégica e econômica. Por causa desta posição central na História, o político John Burns chegou a descrevê-lo como “história líquida”.


Quer saber mais sobre o que visitar em Londres? Entre em contato e saiba como ter um guia de Londres personalizado, com o Almost Locals Experience.

Apesar de ter se tornado famoso por atravessar a capital inglesa, o Rio Tâmisa também passa por cidades como Oxford, Reading e Windsor. Sua nascente está em Gloucestershire e o estuário fica em Southen-on-Sea, na região de Essex. Seu curso atravessa um total de oito condados ingleses, e há 45 eclusas ao longo dele, o que torna o rio navegável em quase toda a sua extensão.

ThamesPathMap by Walkthelandscape_co_uk

Natureza no Rio Tâmisa

Ao longo do Rio Tâmisa, podemos encontrar várias reservas naturais, muitas das quais podem ser visitadas. Existem várias opções de passeios, trilhas e eventos, desde a região de Costwold até o estuário, que podem ser exploradas em sites como The Royal River Thames ou The River Thames Guide. Ao longo de todo o rio existe o Thames Path, uma trilha para caminhadas ou bicicletas.

Apesar de ser proibido nadar e praticar esportes no rio na área central de Londres, clubes de remo e vela são bastante comuns em outras partes do rio. O mais famoso evento esportivo no Rio Tâmisa é a competição de remo entre as Universidades de Oxford e Cambridge, que acontece todos os anos, em Agosto.

Passeios no Rio Tâmisa

Em Londres o rio é usado normalmente como uma via de transporte de carga e de passageiros, sob a autoridade do Porto de Londres. Existem inúmeras opções para passeios de barco pelo rio, onde é possível ver várias das principais atrações turísticas da cidade.

Algumas das opções mais conhecidas são City Cruises, London Duck Tours e, para aqueles que gostam de aventura, Thames RIB Experience. Se a idéia é incorporar o passeio de barco ao programa turístico, o Thames Clipper tem serviços regulares ligando pontos como Westminster, Embankment, Tower Bridge e Greenwich e aceita Oyster Cards. Existe também um serviço de barco ligando a Tate Modern a Tate Britain.

Caso o programa inclua uma escapade de Londres por um dia, uma excelente opção são os serviços do Thames River Boats, saindo de Westminster em direção a Kew Gardens, Richmond e Hampton Court.

Foto: Carol Burnier
Foto: Carol Burnier

Uma grande parte do Rio Tâmisa está sujeita a marés, com uma variação de até 7 metros normalmente. Essa parte se estende desde o estuário do rio até a eclusa de Teddington no sudoeste de Londres. Grande parte da área edificada nas margens atuais do rio eram até o século XIX áreas pantanosas, e por isso sujeitas a inundações nas cheias do rio. Por esse motivo foi construída no início dos anos 1980 a Barreira do Tâmisa, que fecha várias vezes por ano para prevenir inundações nessas terras baixas as margens do rio. A Barreira é uma obra impressionante que vale a pena ser vista, e tem um centro de visitação para receber os turistas interessados em saber como funciona.

Thames Barrier
Foto: Telegraph

Hoje começa o Totally Thames, um festival totalmente dedicado a celebrar o Rio Tâmisa durante todo o mês de setembro, e inclui desde restaurants e bares as margens do rio a concertos, teatro e esportes. Além disso algumas das operadoras de barco estão participando oferecendo descontos nas passagens. Certamente o melhor momento para aproveitar o velho Rio Tâmisa.

Esse post foi escrito pela nossa colaboradora em Londres, Carol Burnier. 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Guest Blogger

5 dicas para economizar em Roma

Roma é uma das principais rotas turísticas do mundo. De acordo com...
Leia Mais

1 Comment

Os comentários estão fechados