Em busca do melhor sorvete italiano em Bolonha

O sorvete italiano é o melhor do mundo e por isso, escolher mais incrível de todos é uma tarefa complicada. Inventado no século XVI em Florença para atender a um capricho de Caterina de Médici, que queria algo surpreendente na sua festa de casamento, hoje o gelato é um dos itens principais na lista de quem vai viajar para a Itália e quer comer bem. Por isso, fomos a Bolonha conferir alguns dos melhores gelatos italianos, já que a cidade tem fama de ter alguns dos mais deliciosos do mundo.

Antes de começar com essa lista, que fez com que ganhássemos alguns quilos durante essa viagem (afinal, para indicar, tem que provar!), aí vai uma curiosidade sobre o gelato italiano. Em português, usamos a palavra ¨sorvete¨ para todos os tipos de…sorvete. Porém, existem algumas diferenças entre o ice cream e o gelato. O primeiro é industrializado e congelado, enquanto o segundo é artesanal e fresco. O típico gelato italiano só leva ingredientes naturais e sem conservantes, além de ser mais encorpado, já que tem menos ar que o sorvete comum. A melhor das notícias é que o gelato tem 0-8% de gordura, enquanto o sorvete industrializado tem entre 10-18%. Mais uma desculpa para você aproveitar nossa lista dos melhores sorvetes italianos em Bologna. Ou melhor dizendo…GELATO!!!!!

Gelateria Galliera 49

Galliera-49-Gelato-Bologns

Foto: Almost Locals

Essa portinha no norte da cidade murada tem fila na porta por um bom motivo. Provamos sabores inusitados, como o de lavanda e o de figos caramelizados. Todos deliciosos e surpreendentes. Os clássicos também estão lá, como o de Bacio (sim, aquele do chocolate italiano da Perugina), nutella (aqui chamado de nocciola) e pistache.

Onde fica: Via Galliera, 49/b,40121 Bolonha,Itália

Telefone: +39 051 246736

Horário: Todos os dias, 12:00-00:00

Cremeria Funivia

Cremeria-Funivia-Bologna

Foto: Cremeria Funivia

Perto da Piazza Maggiore, nas arcadas mais chiques da cidade (onde estão as lojas tradicionais como Louis Vuitton e Prada), encontramos um dos melhores sorvetes italianos que provamos. Os sabores clássicos da casa são uma maravilha, como o de creme de café com chocolate (com pedaços de chocolate escandalosamente grandes e crocantes) ou o Cavour, de massa folhada e limão amalfitano. Os sorbets também são divinos, como o de melão, perfeito para o verão e o calor que faz em Bolonha no meio do ano.

Onde fica: Piazza Camillo Benso Conte di Cavour, 1/d/e,Bolonha,Itália

Telefone: +39 051 656 9365

Horário: Ter-Dom, 11:00-23:30. Fecha segunda-feira.

Cremeria Mascarella

Cremeria-Mascarella-Bologna

Foto: Cremeria Mascarella

Essa pequena gelateria faz um sorvete italiano de respeito. Como gostamos de arriscar, provamos o de gergelim negro, bom para caramba! Outro ótimo e perfeito para o verão foi o sabor do dia de Piña Colada, com coco e abacaxi. Sabores clássicos, como o de pistache e stracciatella, estão disponíveis. Fica aberta até 1 da manhã. Ou seja, se bater a larica da madrugada, já sabe onde ir.

Onde fica: Via Mascarella, 30/B,40126 Bolonha,Itália

Telefone: +39 051 263236

Horário: Todos os dias, 12:30-01:00

Cremeria San Francesco

O melhor sorvete italiano de cassata siciliana (ricota com frutas cristalizadas) que provamos na vida está na Cremeria San Francesco. Dica de uma local, assim como a Galliera 49, essa cremeria não está em todos os blogs, como a Gelatauro. Fica em uma praça com alguns bares animados, como o Altotasso. Então, se você beber demais, já sabe onde conseguir sua dose de açúcar.

Onde fica: Piazza San Francesco 1/b, 40122 Bolonha, Itália

Telefone: +39 051 233230

La Sorvetteria di Castiglione

Gelato-Castiglione-Bolonha

Foto: Sorvetteria di Castiglioni

Uma das gelaterias italianas mais queridas pelos locais de Bolonha, a Sorvetteria di Castiglioni serve o mais cremoso dos sorvetes que provamos na cidade. O sabor, porém, era o mais doce de todos, o que não nos agradou tanto. Mas como a gente sabe que existem formiguinhas loucas por doce por aí, recomendamos mesmo assim. Abre cedo para caramba, 7:30 da manhã. Se você quer tomar um café da manhã de sorvete italiano ou passar lá antes de pegar seu vôo de volta, já sabe onde ir.

Onde fica: Via Castiglione, 44 d/e,Bologna,Itália

Telefone:+39 051 233257

Horário: Todos os dias, 07:30-23:30

Gelato Museum Carpigiani

Carpigiani-Gelato-1

Foto: Almost Locals

Deixamos a história mais bacana para o final. Se você quer aprender a fazer um autêntico gelato italiano, tem que visitar a Carpigiani. A marca é o principal produtor de máquinas de gelato premium do mundo e é também uma escola da arte do sorvete, para amadores e profissionais.

A fábrica fica a 30 minutos de Bologna e o ônibus 87, que sai do centro da cidade, deixa você na porta. A Carpigiani promove a cultura do gelato pelo mundo e por isso, conta com um museu que conta a história do sorvete (onde vocês acham que a gente aprendeu sobre a história da Catarina de Médici e o sorvete? Hehehe) e claro, oferece degustações dos sorvetes produzidos por ali. Para os mais curiosos, a empresa oferece workshops de como fazer seu próprio gelato em casa ou usando uma das máquinas. O preço é acessível: 45 euros por quase 4 horas de aula, com direito a degustação, claro. Existem vários pacotes para famílias e outros tipos de visita, confira aqui e reserve o seu!

Carpigiani-Gelato-2

Foto: Almost Locals

Para quem quer ir além e é louco por sorvete italiano de verdade, pode se inscrever em um curso profissional na Gelato University da Carpigiani. Com 11 campi pelo mundo (um deles em São Paulo) além da sede nos subúrbios de Bolonha, a empresa oferece cursos de gelato italiano para diferentes níveis, do super iniciante ao mais avançado. Se você quiser viver o sonho e fazer um curso de sorvete em São Paulo ou ir até Bolonha, já sabe onde encontrar a melhor escola de sorvete italiano do mundo.

Carpigiani-Gelato-3

Foto: Almost Locals

E você, tem alguma dica de onde comer um sorvete italiano delicioso em Bolonha ou em outra cidade italiana? Conta para a gente nos comentários!

O Almost Locals foi convidado pela Turismo Emilia Romagna e Blogville para visitar a região e contar suas impressões. Este não é um post patrocinado e todos os lugares visitados pelo Almost Locals foram escolhidos por conta própria pela nossa equipe, com exceção da visita ao Museu Carpegiani, que foi um convite do Turismo da Emilia Romagna e Blogville.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Sarah Oliveira

Cecconi’s: o restaurante mais bonito de Barcelona

O restaurante mais bonito de Barcelona serve comida italiana e veio de...
Leia Mais