Há um pub só de cerveja artesanal portuguesa em Lisboa

Duque Brewpub: só para artesanais portuguesas. Foto: Facebook / Duque Brewpub
Duque Brewpub: só para artesanais portuguesas. Foto: Facebook / Duque Brewpub

Uma das minhas frustrações quando vim morar em Lisboa – em setembro de 2014 – foi perceber que o mercado de cerveja artesanal por aqui ainda estava engatinhando. Pois que, dado o tamanho do país, é possível dizer que o miúdo cresceu rápido e hoje já é possível, até, existir um bar somente dedicado à cerveja artesanal portuguesa. E assim chegamos ao Duque Brewpub.

Inaugurado agora em fevereiro, o Duque Brewpub tem 11 torneiras com diversos estilos e marcas de cervejas artesanais. O bar tem entre os sócios os cervejeiros por trás da produção da Aroeira, artesanal feita em Lisboa mesmo.

Algumas opções de chope servidas ali, com exclusividade, são da casa e produzidas na pequena fábrica montada nos fundos do bar. Estão entre elas a Aroeira Bruta, uma American Pale Ale com lúpulo deliciosamente presente, e Aroeira Taborda, uma Belgian Brown que eu não cheguei a provar.

Além das cervejas da casa, você pode encontrar nas torneiras, entre outros, chopes da Letra, Passarola, Mean Sardine, Oitava Colina – a cervejaria lisboeta cuja fábrica nós visitamos – e Dois Corvos – que tem o único tap room de Lisboa, até agora. Há ainda a opção de levar chope para casa no growler ou algumas garrafas dessas e outras marcas.

Artesanais da torneira do Duque. Foto: Facebook / Duque Brewpub
Artesanais da torneira do Duque. Foto: Facebook / Duque Brewpub

É brewpub mas dá para levar aquela pessoa que só bebe vinho

Para comer, há sanduíches quentes (as famosas tostas portuguesas) e petiscos, como a porção de linguiça no azeite. Para aquele seu amigo que não gosta de cerveja a casa oferece bebidas sem álcool e ainda algumas poucas opções de vinho. Afinal, isto é um brewpub, não um wine bar.

A localização é na Calçada do Duque que, apesar do nome, é uma das várias escadinhas que tanto charme dão a Lisboa – e canseira aos pedestres. Para o verão há a promessa de colocarem mesas e cadeiras na escada, o que certamente vai tornar esse um programa ainda mais agradável.

O espaço do Duque Brewpub tem história: já foi uma loja de ferragens e, depois, comércio dedicado aos quadrinhos. Da loja de HQ restaram uma réplica da Última Ceia e do quadro O Menino da Lágrima na parede, dando aquele toque melancólico tão associado aos portugueses. Um descompasso porque o Duque Brewpub, para mim, é um lugar para ser feliz.


Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

LIS: Como é assistir a um jogo de futebol no Estádio da Luz, em Lisboa

Essa semana foi a segunda rodada das quartas-de-final da Liga dos Campeões....
Leia Mais

1 Comment

  • As cervas portuguesas padrão (Sagres e Super Bock) são muuuito ruins (ou seja, nível das brasileiras e miles away de qualquer outro país europeu). Alívio saber dessa dica!

Os comentários estão fechados