Do aeroporto de Lisboa para o centro, como planejar sua chegada

Aeroporto de Lisboa. Foto: Antonio de Lorenzo CC BY 2.5
Aeroporto de Lisboa. Foto: Antonio de Lorenzo CC BY 2.5

Alguns dos momentos mais tensos de uma viagem envolvem a chegada ao aeroporto: a passagem pela imigração (onde até o mais certinho dos viajantes sente uma certa insegurança); a espera pela bagagem (a minha é, invariavelmente a última a aparecer na esteira); a saída para o centro da cidade quando não se conhece o caminho. A boa notícia para quem vem a Portugal é que ir do aeroporto de Lisboa para o centro é molezinha. A gente conta tudo nesse post.

Quer saber o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

De metrô

Como toda boa capital europeia, Lisboa tem uma linha de metrô que serve diretamente ao aeroporto. É a linha vermelha. Dali você consegue se conectar com qualquer uma das outras três linhas e chegar sem preocupações ao seu destino. O tempo médio de uma viagem do aeroporto ao Chiado (o coração do turismo em Lisboa) fica em torno dos 50 minutos.

Cinco aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Uma das maiores vantagens do metrô para quem está chegando a Lisboa pela primeira vez é que é praticamente impossível se perder ali. Uma desvantagem é que algumas estações de metrô em Lisboa frequentemente estão com as escadas rolantes e os elevadores fora de serviço e subir escadas com malas pesadas nunca é uma experiência agradável.

Custo: 1,40 euro (mais 0,50 pelo cartão recarregável)

Estação do metrô no aeroporto de Lisboa. Foto: Ingolf CC BY-SA 2.0
Estação do metrô no aeroporto de Lisboa. Foto: Ingolf CC BY-SA 2.0

De ônibus especial

Para quem vai para os bairros mais centrais da cidade, como Cais do Sodré, ou Marquês de Pombal, uma boa opção é o Aerobus. É um ônibus que circula apenas na rota aeroporto-centro (e vice-versa), com duas linhas disponíveis, dependendo do seu destino. Consulte aqui. Os intervalos variam entre 20 e 40 minutos, dependendo da linha. O Aerobus é uma ótima opção se sua hospedagem é perto de um dos pontos do ônibus. Além disso, como ele faz poucas paradas no meio do caminho, é uma viagem relativamente rápida.

Custo: 3,50 euros (descontos para compra online)

Apartamentos em Lisboa que nós conhecemos e recomendamos para sua temporada na cidade

De ônibus comum

A linha 728 é a que conecta o aeroporto de Lisboa à parte mais ocidental da cidade, indo de Portela ao Restelo. É uma boa opção para quem precisa ir para os lados de Alcântara e Belém, mas também para quem vai ficar por Marvila ou Beato (que não são bairros nada turísticos). Como tem uma rota longa, o 728 é um ônibus que costuma encher bastante e pode não ser boa ideia pegá-lo se você estiver com muita bagagem.

Custo: 1,80 euros (1,25 para quem tem o cartão recarregável)

5 lugares em Lisboa que viajantes brasileiros amam (e por que conhecê-los)

De táxi

Do aeroporto de Lisboa para o centro você vai pagar uma corrida barata de táxi, especialmente para os padrões europeus. Para efeito de comparação, do aeroporto até a região da Avenida da Liberdade, a corrida costuma ficar abaixo dos 20 euros.

Logo na saída do desembarque você vai encontrar a fila para o ponto de táxis. Policiais ficam vigilantes para garantir que nenhum carro irregular apanhe passageiros ali. Ainda assim, infelizmente, algumas vezes você encontra um taxista desonesto pelo caminho. Um dos ‘golpes’ mais comuns é, ao fim da corrida, ele adicionar várias taxas que não são contabilizadas no taxímetro.

Uma delas, pelo menos, é legal: a cobrança suplementar de 1,60 euros por bagagem. Ainda assim, não pode ser cobrada para malas em tamanho de cabine. Se você se sentir lesado, chame a polícia (ou apenas diga isso; se o motorista estiver tentando te enganar, vai mudar de ideia).

Custo: Entre 10 e 20 euros, dependendo do destino e do trânsito

Do Bairro Alto a Santos, um passeio pelos bairros boêmios de Lisboa

Você também pode recorrer ao Uber ou ao Cabify quando chegar ao aeroporto. No entanto, como os motoristas sofrem retaliações de taxistas, o recomendado é evitar as áreas com maior concentração de táxis. Boas opções de ponto de encontro são a área de embarque ou a paragem de ônibus perto da entrada do metrô, já do lado de fora do terminal.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Agenda Cultural: Europa – Outubro 2016

Chega outubro, começa o Outono na Europa, o frio vai chegando, mas...
Leia Mais