Dirty Burger: o melhor hambúrguer de Barcelona

Nesse mundo onde o local se mistura com o global, o melhor hambúrguer de Barcelona é servido em um restaurante vindo de Londres. A cadeia Dirty Burger, de propriedade da Soho House, abriu em Barcelona em março de 2016. Agora com 12 endereços na capital inglesa, um em Chicago e outro na Cidade Condal, esse restaurante é O lugar para comer bem e barato em Barcelona. Os motivos para ir lá agora?

O hambúrguer

Quando o Dirty Burger chega à mesa, a sensação é de ter recebido um bombom de presente, pronto para ser aberto e saboreado.  O hambúrguer vem embrulhado em um papel, que, quando aberto, vem com aquele cheirinho de burger feito na hora. O pão é tipo brioche, macio e esponjoso, daquele que fica molhadinho com o suco da carne, beeeeem suculenta. Nesse momento, você vai entender o nome “dirty”. É preciso sujar as mãos para devorar um Dirty Burger.

Um dos segredos do melhor hambúrguer de Barcelona é sua carne, preparada com quatro cortes diferentes, como a parte traseira e filé mignon. A fatia de bacon – generosa e grossa – vem junto com alface, cebola, queijo e pickles, completando os recheios. Sem frescuras,  o hambúrguer do Dirty Burger é simples nos ingredientes e grande na qualidade dos mesmos. Quem faz bem, não precisa colocar um monte de aditivos desnecessários para disfarçar o sabor real do sanduíche. As opções no cardápio? Cheeseburguer, Dirty Bacon e Dirty Veggie. Direto ao ponto.

Os acompanhamentos

A onion ring (anel de cebola) do Dirty Burger é perfeitamente empanada e frita, com uma textura extremamente crocante. A cebola – macia e adocicada por dentro – é temperada com grãos de sal grosso por cima. Também é a melhor de Barcelona. A batata frita também não defrauda: crocante, sequinha e cortada à mão no estilo french fries. Para quem quer fugir das frituras, a espiga de milho feita na brasa e a salada de repolho (tipo Cole Slaw) são acompanhamentos menos calóricos.

O frango

O Dirty Burger divide espaço com outro conceito Soho House, o Chicken Shop, especializado em frango assado. Como na Catalunha, a tradição do frango assado de padaria é tão popular como no Brasil, o prato casa bem com a cultura local.

Se você não gosta de frango por ser uma carne seca e sem sabor, o do Chicken Shop vai mudar a sua cabeça. Macio, suculento – e com aquele gosto defumado da churrasqueira onde ele é feito – ele é vendido em um quarto, metade ou inteiro. O segredo? O frango passa um dia marinando, antes de ser cozido no vapor e finalmente, assado na brasa. Como não poderia deixar de ser em um ambiente moderninho, o frango é criado solto e vem de uma granja do Empordà, região ao norte de Barcelona.

O preço

O hambúrguer também virou gourmet em Barcelona e custa em torno de 10 euros em lugares da moda como o Oval ou Lomo Bajo (que NÃO recomendamos, apesar de todo o hype da blogosfera local). O Dirty Burger, além de ter um hambúrguer muito superior ao desses lugares citados, custa entre 5,50 e 6 euros. APENAS. Ou seja, além de ser o melhor hambúrguer de Barcelona, provavelmente é um dos mais baratos.

O ambiente

O Dirty Burger tem preço amigo mas tá beeeeem longe de ser uma birosquinha.  O lugar parece um celeiro chique. A decoração é americana dos anos 50, com ares rústicos: mesas de fórmica branca e poltronas de couro vermelhas em um ambiente com paredes de tijolos detonados e tubulação evidente. Descolado e casual. A clientela também é jovem e moderninha, misturando locais, muitos estrangeiros que moram na cidade e alguns turistas.

melhor hambúrguer de Barcelona
Foto: Soho House

Filas? Siesta? Que nada!

Você deve estar pensando: “nossa, quantas horas tem que ficar na fila para comer no Dirty Burger?” Se fosse em Londres, diríamos que por volta de uma hora. Mas em Barcelona, o restaurante é bem tranquilo. Tanto no almoço ou no jantar, durante os fins de semana ou em um dia normal, nunca tivemos que esperar por uma mesa. E olha que já fomos mais de 10 vezes lá, desde que abriu. Outra coisa maravilhosa é que o Dirty Burger não tem siesta e abre todos os dias. Ou seja: bateu a fome, cola lá.

Se você quiser comer o melhor hambúrguer de Barcelona, nem pense duas vezes. Vá ao Dirty Burger já!

Dirty Burger. Plaça del Duc de Medinaceli, 2, Bairro Gótico, Barcelona. Telefone: +34 932 20 47 00. Horário: seg-qui 13:00-00:00, sex-sáb 13:00- 01h:00, dom 13:00-00:00.

Para você, qual o melhor hambúrguer de Barcelona? Comente com a gente!

Mais hambúrguer em Barcelona? Separamos outros aqui nesse post.

 

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

Como funciona um pub em Londres

Ir a um pub em Londres é uma atração turística em si....
Leia Mais