Conheça as dicas da health coach Kris Oak para comer saudável em Lisboa

A health coach Kris Oak. Foto: Reprodução / krisoak.com
A health coach Kris Oak. Foto: Reprodução / krisoak.com

Kris Oak nasceu em Luxemburgo e morou Cabo Verde antes de se estabelecer em Lisboa com o marido, três anos e meio atrás. Depois de um mestrado na cidade e experiências profissionais em outras áreas, foi uma crise de pânico que acendeu o alerta vermelho de que precisava se cuidar melhor. Entre sessões de yoga e uma reeducação alimentar surgiu a vontade de se especializar em alimentação saudável, tornando-se health coach. “Um estilo de vida saudável faz bem não só para o corpo mas também para a mente, reduzindo o estresse e a ansiedade”, explica.

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Kris desenvolve programas de alimentação saudável personalizados e organiza workshops em empresas para identificar maus hábitos de alimentação dos funcionários e ajudá-los a mudar a rotina. “Normalmente funcionários estressados comem mal e isso prejudica a produtividade, a criatividade e a mentalidade deles”, explica.

Além disso, Kris Oak lança desafios de alimentação saudável, sugerindo mudanças pequenas e diárias. “Mudar hábitos pode ser difícil. Então eu ajudo a estabelecer objetivos realistas e fico acompanhando e guiando para que a implementação (dos novos hábitos) seja mais fácil”. Conversamos com a Kris e ela compartilhou algumas dicas para quem quer comer saudável em Lisboa.

Ao 26, The Vegan Food Project. Foto: Facebook / Ao 26
Ao 26, The Vegan Food Project. Foto: Facebook / Ao 26

Bons hábitos portugueses

“Adoro o fato de que os portugueses tomam muita sopa, em especial sopas de legumes”, conta Kris. De fato, a sopa é uma tradição nas refeições em Portugal, seja almoço ou jantar; inverno ou verão. “Se em toda refeição você tomar uma sopa de legumes ou um caldo verde, pode ter certeza de estar ingerindo sua porção de comida saudável”, diz a health coach, antes de ressaltar que boa parte dos restaurantes em Lisboa tem uma boa oferta no cardápio de peixes e frutos do mar grelhados.

“Em geral, a cozinha tradicional portuguesa é bem saudável, com ensopados, peixes e frutos do mar frescos e muita coisa feita com grãos. O único ‘senão’ da cozinha portuguesa, para mim, são os doces. Eles levam muito açúcar. Mesmo depois de três anos e meio em Portugal eu não consigo comer a maior parte deles. Acho doces demais.”

Quer correr em Lisboa? Então confira as dicas da Bo, uma guia de corridas na cidade

Nicolau Café. Foto: Facebook / Nicolau Café
Nicolau Café. Foto: Facebook / Nicolau Café

Endereços para comer saudável em Lisboa

Com a cena de restaurantes se fortalecendo cada vez mais em Lisboa – a toda semana abrem novas casas na cidade – tem ficado mais fácil encontrar comida saudável e diferente em Lisboa. Mas Kris recomenda alguns endereços.

“Para café da manhã ou um lanche rápido, indico o Nicolau, um café pequeno e lindo que abriu recentemente na Baixa. Para almoço ou jantar, minha sugestão é o Ao 26, the Vegan Food Project. É um lugar relativamente novo e mais moderno que os restaurantes típicos portugueses. Os pratos que eles servem são deliciosos e as sobremesas, você não vai acreditar que não levam nada de leite ou derivados.”

Para quem procura um almoço típico, saudável e a bons preços, a dica da Kris é o Oásis, que fica fora do circuito turístico. Além desses, ela diz que costuma recomendar a coleção de restaurantes vegetarianos do aplicativo Zomato. “Assim você pode escolher um lugar perto de você, com os preços que você quer pagar e a comida que você quer comer”.

Cinco aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Mercado LX Rural, na LX Factory. Foto: Facebook / LX Rural
Mercado LX Rural, na LX Factory. Foto: Facebook / LX Rural

Mercados de produtores

Kris é uma entusiasta dos mercados dos produtores, outra tendência crescente em Lisboa. Entre seus preferidos estão o mercado de domingo da LX Factory. “Eles oferecem frutas e legumes cultivados nas redondezas mas também há muitas bancas com produtos locais de fabricação artesanal. É perfeito para uma caminhada tardia pela manhã, para descobrir uma parte diferente de Lisboa”, diz.

Outra sugestão dela é a feirinha das manhãs de sábado na Praça do Príncipe Real. “Eles vendem principalmente produtos frescos mas também têm barracas com azeites e sabonetes artesanais”, sugere Kris, que publicou uma série de dicas de como tirar o melhor proveito dos mercados de produtores locais (em inglês).

E você, tem outras dicas de onde comer saudável em Lisboa? Compartilhe com a gente nos comentários.

Endereços

NICOLAU

Onde: Rua de São Nicolau, 17, Baixa, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda a sábado, 09:00 às 20:00. Domingos, 10:00 às 19:00.
Estação próxima: Baixa-Chiado

AO 26, THE VEGAN FOOD PROJECT

Onde: Rua Vítor Cordon, 26, Chiado, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda, 12:30 às 15:30. Terça a sábado, 12:30 às 23:00. Fecha aos domingos.
Estação próxima: Baixa-Chiado

OÁSIS

Onde: Rua Marquês Sá da Bandeira, 76, Praça de Espanha, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda a sábado, 12:00 às 16:00 e 19:00 às 23:00. Fecha aos domingos.
Estação próxima: São Sebastião

MERCADO LX RURAL

Onde: LX Factory. Rua Rodrigues Faria, 103, Alcântara, Lisboa, Portugal
Quando: Domingos, 09:30 às 16:00

MERCADO BIOLÓGICO DO PRÍNCIPE REAL

Onde: Praça do Príncipe Real, Lisboa, Portugal
Quando: Sábados, 09:00 às 14:00

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

LIS: Seis boas sorveterias para se refrescar em Lisboa

Nem sempre o vento que sopra com constância em Lisboa é suficiente...
Leia Mais