Conheça as dicas da health coach Kris Oak para comer saudável em Lisboa

A health coach Kris Oak. Foto: Reprodução / krisoak.com
A health coach Kris Oak. Foto: Reprodução / krisoak.com

Kris Oak nasceu em Luxemburgo e morou Cabo Verde antes de se estabelecer em Lisboa com o marido, três anos e meio atrás. Depois de um mestrado na cidade e experiências profissionais em outras áreas, foi uma crise de pânico que acendeu o alerta vermelho de que precisava se cuidar melhor. Entre sessões de yoga e uma reeducação alimentar surgiu a vontade de se especializar em alimentação saudável, tornando-se health coach. “Um estilo de vida saudável faz bem não só para o corpo mas também para a mente, reduzindo o estresse e a ansiedade”, explica.

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Kris desenvolve programas de alimentação saudável personalizados e organiza workshops em empresas para identificar maus hábitos de alimentação dos funcionários e ajudá-los a mudar a rotina. “Normalmente funcionários estressados comem mal e isso prejudica a produtividade, a criatividade e a mentalidade deles”, explica.

Além disso, Kris Oak lança desafios de alimentação saudável, sugerindo mudanças pequenas e diárias. “Mudar hábitos pode ser difícil. Então eu ajudo a estabelecer objetivos realistas e fico acompanhando e guiando para que a implementação (dos novos hábitos) seja mais fácil”. Conversamos com a Kris e ela compartilhou algumas dicas para quem quer comer saudável em Lisboa.

Ao 26, The Vegan Food Project. Foto: Facebook / Ao 26
Ao 26, The Vegan Food Project. Foto: Facebook / Ao 26

Bons hábitos portugueses

“Adoro o fato de que os portugueses tomam muita sopa, em especial sopas de legumes”, conta Kris. De fato, a sopa é uma tradição nas refeições em Portugal, seja almoço ou jantar; inverno ou verão. “Se em toda refeição você tomar uma sopa de legumes ou um caldo verde, pode ter certeza de estar ingerindo sua porção de comida saudável”, diz a health coach, antes de ressaltar que boa parte dos restaurantes em Lisboa tem uma boa oferta no cardápio de peixes e frutos do mar grelhados.

“Em geral, a cozinha tradicional portuguesa é bem saudável, com ensopados, peixes e frutos do mar frescos e muita coisa feita com grãos. O único ‘senão’ da cozinha portuguesa, para mim, são os doces. Eles levam muito açúcar. Mesmo depois de três anos e meio em Portugal eu não consigo comer a maior parte deles. Acho doces demais.”

Quer correr em Lisboa? Então confira as dicas da Bo, uma guia de corridas na cidade

Nicolau Café. Foto: Facebook / Nicolau Café
Nicolau Café. Foto: Facebook / Nicolau Café

Endereços para comer saudável em Lisboa

Com a cena de restaurantes se fortalecendo cada vez mais em Lisboa – a toda semana abrem novas casas na cidade – tem ficado mais fácil encontrar comida saudável e diferente em Lisboa. Mas Kris recomenda alguns endereços.

“Para café da manhã ou um lanche rápido, indico o Nicolau, um café pequeno e lindo que abriu recentemente na Baixa. Para almoço ou jantar, minha sugestão é o Ao 26, the Vegan Food Project. É um lugar relativamente novo e mais moderno que os restaurantes típicos portugueses. Os pratos que eles servem são deliciosos e as sobremesas, você não vai acreditar que não levam nada de leite ou derivados.”

Para quem procura um almoço típico, saudável e a bons preços, a dica da Kris é o Oásis, que fica fora do circuito turístico. Além desses, ela diz que costuma recomendar a coleção de restaurantes vegetarianos do aplicativo Zomato. “Assim você pode escolher um lugar perto de você, com os preços que você quer pagar e a comida que você quer comer”.

Cinco aplicativos que vão te ajudar a descobrir Lisboa

Mercado LX Rural, na LX Factory. Foto: Facebook / LX Rural
Mercado LX Rural, na LX Factory. Foto: Facebook / LX Rural

Mercados de produtores

Kris é uma entusiasta dos mercados dos produtores, outra tendência crescente em Lisboa. Entre seus preferidos estão o mercado de domingo da LX Factory. “Eles oferecem frutas e legumes cultivados nas redondezas mas também há muitas bancas com produtos locais de fabricação artesanal. É perfeito para uma caminhada tardia pela manhã, para descobrir uma parte diferente de Lisboa”, diz.

Outra sugestão dela é a feirinha das manhãs de sábado na Praça do Príncipe Real. “Eles vendem principalmente produtos frescos mas também têm barracas com azeites e sabonetes artesanais”, sugere Kris, que publicou uma série de dicas de como tirar o melhor proveito dos mercados de produtores locais (em inglês).

E você, tem outras dicas de onde comer saudável em Lisboa? Compartilhe com a gente nos comentários.

Endereços

NICOLAU

Onde: Rua de São Nicolau, 17, Baixa, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda a sábado, 09:00 às 20:00. Domingos, 10:00 às 19:00.
Estação próxima: Baixa-Chiado

AO 26, THE VEGAN FOOD PROJECT

Onde: Rua Vítor Cordon, 26, Chiado, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda, 12:30 às 15:30. Terça a sábado, 12:30 às 23:00. Fecha aos domingos.
Estação próxima: Baixa-Chiado

OÁSIS

Onde: Rua Marquês Sá da Bandeira, 76, Praça de Espanha, Lisboa, Portugal
Funcionamento: Segunda a sábado, 12:00 às 16:00 e 19:00 às 23:00. Fecha aos domingos.
Estação próxima: São Sebastião

MERCADO LX RURAL

Onde: LX Factory. Rua Rodrigues Faria, 103, Alcântara, Lisboa, Portugal
Quando: Domingos, 09:30 às 16:00

MERCADO BIOLÓGICO DO PRÍNCIPE REAL

Onde: Praça do Príncipe Real, Lisboa, Portugal
Quando: Sábados, 09:00 às 14:00

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Arnaldo Antunes grava em Lisboa DVD do disco ‘Já É’

Pouco mais de um ano depois do lançamento de “Já É” no...
Leia Mais