Como ir do aeroporto para o centro de Roma

Fiumicino. Foto: Reprodução / Aeroporti di Roma
Fiumicino. Foto: Reprodução / Aeroporti di Roma

Roma é servida por dois aeroportos: Fiumicino e Ciampino. Fiumicino é o aeroporto internacional, onde provavelmente você vai chegar se vier de um voo transatlântico ou viajar numa grande companhia, como TAP, Air France ou Alitalia. Já Ciampino concentra voos da própria União Europeia e possivelmente vai se o seu aeroporto de você voar numa low cost. Não importa por onde você chegue, nesse post você descobre como ir do aeroporto para o centro de Roma.

Quer saber o que visitar em Roma? Entre em contato e saiba como ter um guia de Roma personalizado, com o Almost Locals Experience.

De Fiumicino para o centro de Roma

De trem – Existe um trem expresso, o Leonardo da Vinci Express, que vai de Fiumicino a Termini. Esse bilhete custa 14 euros. Para ir para outras estações de Roma, é preciso pegar o trem regional FL1, que também sai do aeroporto de Fiumicino, mas custa a partir de 8 euros.

De ônibus – Quatro empresas oferecem shuttle direto do aeroporto para o centro de Roma, em horários diversos: Terravision, SITBus, Rome Airport Bus e TAM Srl. Os ônibus têm como ponto final a estação de Roma Termini, que é um terminal de trem, ônibus e metrô. Os carros da SITBus fazem uma parada também no Vaticano e os da TAM Srl, na estação de trem Ostiense. Outra opção são os ônibus da Cotral, a empresa regional de transportes, cujo trajeto inclui paradas que outras empresas não fazem. As passagens de ônibus do aeroporto até o centro de Roma custam a partir de 4 euros.

De táxi – As corridas de táxi de Fiumicino para o centro de Roma – e vice-versa – têm preço pré-fixado de 48 euros. Confira os preços de táxi para outros destinos em Roma aqui.

Terminal de trem em Roma. Foto: Michael from Minnesota / CC
Terminal de trem em Roma. Foto: Michael from Minnesota / CC

De Ciampino para o centro de Roma

De trem – Como o aeroporto de Ciampino não tem uma estação de trem, é preciso pegar um ônibus de lá até a estação mais próxima, que fica mesmo em Ciampino, para seguir viagem. Existem ônibus que conectam o aeroporto à estação de trem local e à estação de metrô Anagnina. Mas como o intervalo dos ônibus é bem irregular, você pode esperar até 50 minutos por ele, dependendo da hora da sua chegada. Apesar de ser a opção mais barata (custa ,150 euro o bilhete até Termini), é a mais complicada para ir do aeroporto para o centro de Roma.

De ônibus – Três empresas oferecem shuttle direto do aeroporto para o centro de Roma, em horários diversos: Terravision, SITBus e Rome Airport Bus. As passagens custam a partir de 4 euros e os ônibus saem do estacionamento do aeroporto Ciampino direto para a estação de Roma Termini, que é um terminal de trem, ônibus e metrô.

De táxi – As corridas de táxi de Ciampino para o centro de Roma – e vice-versa – têm preço pré-fixado de 30 euros. Há relatos de taxistas que cobram mais de turistas. Fique atento.

3 boas pizzas em Roma

Não há conexão direta de transportes entre Fiumicino e Ciampino. Se você precisar ir de um aeroporto para o outro, deve ir até Termini para trocar de transporte. A tarifa fixa de uma viagem de táxi entre os dois aeroportos é de 50 euros.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Cinco paisagens impressionantes na Ilha de São Miguel, nos Açores

Lá se vão quatro meses desde a nossa breve temporada na Ilha...
Leia Mais