Dicas para escolher hospedagem na Ilha de São Miguel, nos Açores

Vista do Azor Hotel. Foto: Divulgação
Vista do Azor Hotel. Foto: Divulgação

Quando se viaja para um destino que não se conhece, normalmente a hospedagem é o que mais preocupa. Onde ficar? Que tipo de alojamento escolher? As perguntas recorrentes podem ganhar um peso maior quando o destino é dos menos explorados e falta aquela amiga próxima para te dar uma dica certeira. Neste post ajudamos você com algumas opções de hospedagem na Ilha de São Miguel.

De Lisboa à ilha de São Miguel: incluindo os Açores no seu roteiro de férias em Portugal

Ponta Delgada: opção central em São Miguel

Por ser a principal cidade da ilha, Ponta Delgada é uma opção natural para o viajante que vai a São Miguel. A vantagem de ficar nessa região é estar próximo de tudo: um bonito centro histórico, boas opções de restaurantes, a marina de onde partem passeios para observação de cetáceos e mesmo o aeroporto.

Por essas razões, Ponta Delgada é a uma ótima opção para quem passa por São Miguel pela primeira vez ou por uma temporada curta. E também é o local a se considerar se você optar por ficar sem carro durante a estadia na ilha.

Conhecer os Açores com guia ou sem guia? Os prós e contras de cada experiência

Vista do meu quarto no VIP Executive Azores. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Vista do meu quarto no VIP Executive Azores. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Boa localização em Ponta Delgada

A convite do Visit Azores, o bureau de Turismo dos Açores, ficamos hospedados no VIP Executive Azores Hotel. A localização do hotel é bem central e o acesso à marina e ao centro histórico pode ser feito a pé facilmente.

Os quartos da frente em andar alto, têm vista para o mar. O café da manhã é farto e o buffet traz algumas delícias que consideramos imperdíveis, como o bolo lêvedo, a geleia caseira de ananás e a pasta de chocolate com laranja.

Do mar à terra: o que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

VIP Executive Azores Hotel. Foto: Divulgação
VIP Executive Azores Hotel. Foto: Divulgação

Foco no custo x benefício

O hotel oferece uma estrutura de lazer com piscina e academia (que não tivemos tempo de visitar). O estacionamento próprio, embora pago, facilita a vida do hóspede com carro.

Enquadrado como um quatro estrelas, o VIP Executive Azores pode frustrar as expectativas de quem reserva um hotel deste tipo. O hotel se beneficiaria de uma manutenção mais atenta nos quartos e no melhor treinamento da equipe do restaurante. Ainda assim, vale pelo custo x benefício.

Anfiteatro: uma experiência gastronômica criativa, na Ilha de São Miguel, Açores

Quarto do Azor Hotel. Foto: Divulgação
Quarto do Azor Hotel. Foto: Divulgação

O único cinco estrelas dos Açores

Uma opção mais sofisticada em Ponta Delgada é o Azor Hotel. Trata-se do único hotel cinco estrelas dos Açores e fica bem em frente à marina. As linhas modernas fazem com que ele se destaque na paisagem.

Os quartos têm uma sofisticação simples e, alguns deles, o grande trunfo de terem paredes de vidro valorizando a vista. A área de piscina e relaxamento também tira proveito da paisagem e o restaurante, capitaneado pelo chef Claudio Pontes, merece sua atenção.

À Terra: alta gastronomia açoriana na ilha de São Miguel

Restaurante do Terra Nostra. Foto: Divulgação
Restaurante do Terra Nostra. Foto: Divulgação

Sofisticação nas Furnas

Na região de Furnas, uma espécie de ‘vale’ dentro da cratera de um vulcão, a hospedagem que recomendamos é o Terra Nostra Garden Hotel. De categoria quatro estrelas, o hotel tem decoração art déco e um certo ar aristocrático (sem ostentação) nas áreas comuns.

O restaurante, com uma extensa janela com vista para o jardim, serve o famoso cozido das Furnas e uma série de outros pratos mais sofisticados que valorizam os ingredientes locais. Há piscinas coberta e descoberta para os hóspedes, além de uma zona de terapias corporais.

Saiba o que fazer em um dia nas Furnas, na Ilha de São Miguel, Açores

Piscina do do Terra Nostra. Foto: Divulgação
Piscina do do Terra Nostra. Foto: Divulgação

A hospedagem nas Furnas é uma boa opção para quem quer relaxar nos banhos quentes da região sem se preocupar em pegar a estrada à noite para retornar a Ponta Delgada ou outras zonas de São Miguel. É também a escolha ideal para quem busca um contato com a natureza ainda mais intenso do que Ponta Delgada pode proporcionar.

Para quem procura alojamento alternativo aos hotéis na Ilha de São Miguel, vale conferir o portfólio das Casas Açorianas. Trata-se de uma associação local de turismo rural com diversas opções de residências para uma experiência original.

Quer saber mais sobre o que visitar nos Açores? Entre em contato e saiba como ter um guia de viagem personalizado, com o Almost Locals Experience.

A série de posts “Açores para Brasileiros” foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. Essa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do Visit Azores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – Azores Airlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa. Todas as opiniões neste post são da autora. 

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Tardes musicais: conheça os projetos de shows intimistas em Lisboa

O clima tem qualquer coisa de confraria. Mesmo que nem todos os...
Leia Mais