City tour em Lyon vale a pena?

City tour em Lyon. Foto: Lyon City Bus
City tour em Lyon. Foto: Lyon City Bus

A resposta rápida à pergunta do título desse post é: depende. De vários fatores, inclusive. Um deles é o tipo de city tour que você vai fazer. O bureau de turismo de Lyon gentilmente nos cedeu bilhetes para dois city tours em Lyon e nós fomos conferir os passeios.

Lyon em 4 dias: o que fazer numa das maiores cidades da França

Um dos city tour que fizemos foi no Lyon City Bus, aquele clássico do hop-on / hop-off, em que se sobe e desce do ônibus em qualquer uma das suas paradas. Foi minha primeira vez num passeio do gênero e eu tive que superar todo o meu preconceito para fazê-lo. E valeu a pena.

Fête des Lumières: como se preparar para a Festa das Luzes de Lyon

Os prós do city tour em Lyon

O city tour em Lyon de ônibus me surpreendeu positivamente porque, realmente, poder descer em qualquer lugar e ir caminhando e conhecendo a cidade até se deslocar para outro ponto próximo é superprático. Se você já tem uma ideia do seu interesse nos lugares que aparecerão no trajeto, vai descer só na boa e não vai perder tempo tentando se encontrar na cidade. Ainda que se perder possa render uma experiência muito prazerosa numa viagem, se você tem pouco tempo na cidade, acaba sendo muito estressante.

Quer saber o que visitar em Lyon? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lyon personalizado, com o Almost Locals Experience.

Também foi bom poder contar com um áudio-guia (em português!) explicando cada um dos pontos de interesse do caminho e contando histórias importantes que fizeram de Lyon a cidade que é hoje. Um outro fator que colaborou para termos gostado do city tour em Lyon é que ele nos poupou algumas horas de caminhada num frio de -1°C.

Comer em Lyon: um guia básico

Os contras do city tour em Lyon

Um lado ruim do city tour é ele te dar a sensação de ter conhecido a cidade quando, na verdade, você não conheceu. Nem sempre o ônibus consegue percorrer os caminhos mais interessantes de uma área e você pode deixar de viver um bairro como ele é.

Tram de city tour em Lyon. Foto: Lyon City Tram
Tram de city tour em Lyon. Foto: Lyon City Tram

Foi mais ou menos isso que aconteceu com o outro city tour que fizemos, o Lyon City Tram. Nesse passeio, um trenzinho sobre rodas de quatro vagões percorrer as ruelas da Croix Rousse, um dos bairros mais antigos de Lyon, e você vai ouvindo o áudio-guia e acompanhando tudo pelas janelas e pelo teto de vidro.

O tour com o Lyon City Tram dura pouco mais de uma hora e você só pode descer do tram quando retornar ao ponto de partida. Durante o passeio, sem poder participar da vida na Croix Rousse e sentir a atmosfera do bairro, eu achei isso um pouco frustrante.

A Croix Rousse é um bairro em que parte fica nas colinas e o sobe-e-desce pode ser cansativo. Ainda assim, para pessoas sem problemas de mobilidade nem de preguiça, eu sugiro mesmo uma exploração a pé dessa vizinhança.

Quatro museus em Lyon que você deve visitar

Lyon City Bus

Ponto de partida: Place Bellecour (é possível pegar o ônibus em outros 12 pontos)
Funcionamento: Todos os dias, das 9h30 às 17h (última saída). Frequências reduzidas de novembro a março.
Quanto: 19 euros (um dia)

Lyon City Tram

Ponto de partida: Hôtel de Ville
Funcionamento: Todos os dias, das 9:45 às 16:45 (última saída)
Quanto: 9 euros


O Almost Locals fez os tours com o Lyon City Bus e o Lyon City Tram a convite do ONLYLYON Tourisme et Congrès, o bureau de turismo de Lyon.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Zazah: um gostinho do lifestyle carioca num gastrobar em Lisboa

Fosse só um restaurante, o Zazah poderia até passar despercebido por quem...
Leia Mais