Cinco programas que são a cara do verão carioca

O espetacular pôr do sol visto da Pedra do Arpoador durante o verão. Foto: Erika Azevedo

O verão é a estação em que o Rio de Janeiro ferve – em todos os sentidos. Não faltam programas pra aproveitar as belezas da cidade e encontrar um jeitinho pra se refrescar no calor, que não raro ultrapassa os 40 graus. Por mais que se reclame das altas temperaturas, não há como negar que o verão é a cara do Rio. E a gente enumera aqui 5 programas imperdiveis para aproveitar a estacão na cidade.

Pôr do sol no Arpoador

Passar um fim de tarde no Arpoador é um programão em qualquer época do ano, mas é durante o verão que ele fica ainda mais especial, com o sol se pondo como uma imensa bola laranja no meio do mar, lá pelas oito da noite. Só vendo ao vivo pra entender porque tanta gente aplaude (não é lenda).

Mergulho noturno

Depois de ver o sol se pôr, não tem coisa melhor do que dar aquele mergulho no mar. No auge do verão, a temperatura chega a ultrapassar os 30 graus à noite. Aí, só mesmo um banho de mar pra aplacar o calorão. As praias costumam ficar bem cheias depois do anoitecer e muita gente sai do trabalho direto pra encontrar os amigos e aproveitar a noite na beira do mar.

Cachoeira

Nem só de mar é feito o verão carioca. Como Ipanema e adjacências costumam ficar super lotadas nos fins de semana, muitos locais preferem substituir o banho de mar pelo de cachoeira. As favoritas dos cariocas são as que ficam no Parque Nacional da Tijuca, abertas das 8h às 18h no horário de verão. Algumas delas são bastante acessíveis, como as cachoeiras do Chuveiro, do Quebra e da Gruta, localizadas no Horto, no Jardim Botânico. Em trilhas de cerca de 20 minutos, seguindo pela Estrada Dona Castorina, no Horto, é possível encontrá-las. A Cachoeira do Horto é outra bastante popular e fácil de chegar. Basta subir a Rua Pacheco Leão, margeando a cerca do parque Jardim Botânico. O acesso à trilha fica a 500 metros a da entrada do Parque Nacional da Tijuca. Apesar de ser um programa mais tranquilo que ir à praia, é bom evitar o domingo, quando as cachoeiras ficam mais cheias. Quanto mais cedo puder chegar, melhor. O site do Parque Nacional da Tijuca tem mais detalhes sobre as trilhas e orientações para os visitantes.

Os sorvetes da "coleção" do verão 2016 da Mil Frutas. Foto: Divulgação
Os sorvetes da “coleção” do verão 2016 da Mil Frutas. Foto: Divulgação

Sorvete no Mil Frutas

No calorão do verão carioca, tomar um sorvete é praticamente fazer um carinho na alma. Com quase 30 anos de tradição, a sorveteria Mil Frutas é referência na cidade. Seus sorvetes são feitos artesanalmente, com produtos sazonais, sem aditivos químicos, sem corantes e sem gorduras hidrogenadas, desde bem antes de estar na moda. Todo verão, a Mil Frutas lanca novos sabores especialmente para a estação. A “coleção” de 2016 traz três refrescantes novidades: o Lassi (com manga, iogurte, mel e cardamomo), o Prosa (de tangerina e geléia de pimenta dedo-de-moça), o Ninã (com limão siciliano, capim-limão, gengibre, coentro e cerveja artesanal Ninã, da Jeffrey Store) e o Verão 2016 (de abacaxi com coco e capim-limão). O sorvetes são deliciosos, porém os preços são salgadinhos, mas realmente vale a pena experimentar. A principal casa da rede é uma charmosa sorveteria com jeitinho de café na Rua Garcia D’Ávila, em Ipanema. Pra saber onde encontrar, acesse o site aqui.

Pré-Carnaval

A chegada do verão anuncia automaticamente a abertura da temporada carnavalesca na cidade. Primeiro, são as escolas de samba que abrem suas quadras para ensaios, mesmo antes da chegada oficial da estação. Mas, em janeiro, são os blocos de rua que tomam conta da cidade, logo depois da virada do ano. Desliga da Justiça, Imprensa Que Eu Gamo, Cordão do Prata Preta, Gigantes da Lira e Céu Na Terra são apenas algumas das agremiações que agitam as semanas pré-carnavalescas. Muita gente prefere esse período ao carnaval em si, pois a cidade ainda não está abarrotada de turistas e os blocos costumam ser mais tranquilos. Pra ficar por dentro da programação dos blocos, acesse o site do WikiRio, que atualiza constantemente a agenda, à medida em que as agremiações vão anunciando seus desfiles.


Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: Conheça os esportes que você pode ver de graça, sem ingresso, nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Ainda há muitos ingressos à venda para os Jogos Olímpicos Rio 2016....
Leia Mais