Cidades medievais perto de Barcelona para explorar

A Catalunha tem muito mais a oferecer do que Barcelona. Além de ser abençoada com praias e montanhas, a região tem séculos de história e por isso, muitos pequenos povoados encantadores. As cidades medievais perto de Barcelona são um ótimo ponto de partida para explorar a beleza da região. Para nós, brasileiros, os cenários são completamente diferente do que vemos no nosso país ¨jovem¨. Separamos algumas perto de Barcelona para alugar um carro e chegar tranquilamente em menos de duas horas.

Peratallada

O nome dessa cidade em Catalão significa pedra talhada e já entrega bastante o que você vai encontrar pela cidade: muitas casas de pedra. A cidade é mínima, talvez tenha apenas 10 ruas . Por isso, o passeio é rápido – porém deve ser feito com calma para suspirar por seus pequenos cantos. A atmosfera é encantadora, com muitas plantas cobrindo as ruas e as tais casas de pedra super antigas. A uma hora e meia de Barcelona, Peratallada fica na Costa Brava, região conhecida por ter algumas das mais belas praias da Espanha. A cidadezinha, porém, fica no interior. Para comer, recomendamos o Restaurante Bonay, fundado em 1936. Com pratos tipicamente da região do Empordà (onde fica Peratallada) e receitas da cozinha de vó, espere encontrar carnes de caça, gansos e caracóis.

Besalú

Quer conhecer uma das cidades medievais perto de Barcelona que serviu de cenário para a série Game of Thrones? Faça uma visita a Besalú. A ponte romana do século XII impressiona. Besalú também fica a uma hora e meia de Barcelona e é uma cidade extremamente romântica para passear. Andar pelas pedras do Rio Fluvià, com a ponte como pano de fundo, é um momento para ficar guardado na memória. Besalú é um pouco maior do que Peratallada, porém deve ter menos de 25 ruas. O restaurante Pont Vell é uma das opções na cidade. Com atmosfera rústica e mesas exteriores com vistas para a linda ponte de entrada da cidade, o menu também oferece muitas carnes de caça, porém com opções do mar, como vieiras e atum.

Girona

Uma das principais cidades da Catalunha, Girona merece mais do que um dia de visita. Com 100 mil habitantes, Girona rende lindos passeios por sua impressionante catedral, a cidade medieval e suas fortalezas. Também serviu de locação de Game of Thrones – o que significa que o nível medieval da cidade é enorme. A catedral é tem uma das maiores naves góticas do mundo. Sua escadaria impressiona pelo tamanho. A abadia beneditina de Sant Pere de Galligants foi construída  no ano de 992 e é encantadora, com seus jardins internos. Cruzar as pontes do Rio Onyar e ver as coloridas casas à beira do mesmo é outra grande atração de Girona. Explore a cidade durante o dia e à noite, se perca em suas ruas medievais. Dá para imaginar que você está vivendo há 700 anos. A região é mundialmente conhecida por suas gastronomia – um dos melhores restaurantes do mundo, o Celler de Can Roca, fica nos arredores da cidade. A Time Out fez uma lista de 15 restaurantes em Girona e já provamos a Creperie Bretonne e o Llevataps. Altamente recomendáveis. Se você quiser escolher uma das cidades medievais perto de Barcelona para passar a noite, escolha Girona! Ainda mais que chegar lá é muito fácil: o trem de alta velocidade leva 40 minutos da capital catalã até lá.

Pals

cidades medievais perto de barcelona

Esse povoado com 2.500 habitantes é encantador, com suas casas, ruas e arcos de pedra adornados com muitas plantas. Pals também fica a 1 hora e 30 minutos de Barcelona e com a vantagem de estar a apenas 20 minutos das lindas praias de Begur, na Costa Brava. A cidade é bem pequenina e por isso, meio dia deve ser o suficiente para explorar seus cantos.

Além da arquitetura gótica e romana com torres construídas no século XI, Pals dá o nome do Arroz de Pals, conhecido na Catalunha por ser um dos ingredientes dos famosos arrozes caldosos – a famosa paella.

E você, conhece outras cidades medievais perto de Barcelona que valem a visita?

Veja aqui mais artigos sobre Barcelona.

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Sioli Galvão

LON: White Cube, arte grátis perto do Borough Market

Provavelmente você vai ao Borough Market para comer, porque é um daqueles...
Leia Mais