CHI: Mitos e verdades sobre Chicago

Depois de Amsterdã, Rio de Janeiro e Londres, agora é a vez de passarmos a limpo os mitos de Chicago.

“Chicago, Windy City”

Esse é o mito número um. Até venta bastante em Chicago, mas não é por isso que ela é conhecida como windy city. E ela nem é a cidade onde mais venta.  Um google search rápido vai dizer que o apelido vem do famoso hábito dos políticos de vangloriar-se de seu desempenho. O wikipedia tem mais algumas razões.

“Chicago é a cidade mais perigosa dos EUA”

Uma pesquisa apontou que Chicago é a cidade considerada a mais perigosa dos EUA pelos americanos. Mas Chicago não é a capital de homicídios do país. O problema é que a violência afeta desproporcionalmente áreas específicas da cidade (sul e oeste) onde gangues continuam agindo sem que as autoridades consigam eliminar o problema.

Al Capone veio de Nova Iorque para se tornar o gângster mais famoso de Chicago

“O aeroporto de Chicago é um caos”

O’Hare é um dos aeroportos mais odiados dos EUA. Por ser a) no meio do caminho de tudo, b) um dos hub da United Airlines (não particularmente conhecida pela pontualidade) e da American Airlines (não particularmente conhecida pela pontualidade) e c) situado em uma cidade onde a neve não dá trégua, O’Hare é quase que um palavrão para todos aqueles que fazem conexão em Chicago. O aeroporto é o terceiro mais movimentado dos Estados Unidos em termos de passageiros e o mais movimentado do mundo em termos de pousos e decolagens por ano. É importante salientar, porém, que quem reclama não mora aqui e/ou não tem Chicago como destino final. Para os locais é quase bom: você consegue voar para boa parte do país e para uns 50 destinos internacionais sem escalas, incluindo São Paulo. Se você está planejando pegar o voo 844 da United com destino a qualquer lugar que não seja Chicago, dá uma passada no Tortas Frontera e coma uma Torta Cubana enquanto você espera aquele voo que, inevitavelmente, está atrasado.

“Chicago é mais barato que Nova Iorque ou Los Angeles”

Depende. Em termos de custo de vida sim, mas a partir de janeiro o sales tax (imposto sobre vendas) será o mais alto entre as maiores cidades dos EUA, a 10,25%. Em restaurantes, além de sales tax, ainda há mais 1,25% sobre refeições. Então aproveite os passeios de graça para compensar.

“O inverno é tão insuportável que não vale a pena morar em Chicago”

Sim, o inverno é gelado, tem muita neve, demora pra acabar. Mas isso só serve pra ajudar a valorizar a primavera e o verão. Só aprendi a curtir calorzão (que sempre odiei) de verdade depois que mudei para cá. Nunca vi uma cidade tão viva como Chicago no verão, com seus festivais, praias e parques.

“Chicago tem inveja de Nova Iorque”

Muita gente de fora não sabe que Chicago tem os melhores museus, arquitetura, comida e bebida  do mundo. Não sou eu que vou dizer, é a TimeOut: 33 razões porque Chicago é melhor que Nova Iorque.

Mas em um quesito Nova Iorque é melhor que Chicago: apesar de ser a cidade com mais ratos nos EUA, não temos ratos espertos como esse nova-iorquino:

 

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

*Imagem destacada : flickr user nathanmac87

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

More from Daniela Milan Souza

CHI: Guia prático do Dia de Ação de Graças

Thanksgiving Day é o feriado mais importante nos EUA depois do Natal....
Leia Mais