CHI: Guia prático do Dia de Ação de Graças

Thanksgiving Day é o feriado mais importante nos EUA depois do Natal. E ao contrário de festas religiosas como Natal e Páscoa, o Dia de Ação de Graças não foi importado da Europa. O feriado nasceu aqui. Diz a história que, depois de desembarcar na Nova Inglaterra e passar por um inverno rigoroso (quando passaram fome e tiveram ajuda dos indígenas nativos), os Pilgrims tiveram uma boa colheita no outono e fizeram uma festona pra comemorar e agradecer. Mais tarde foi instituído feriado nacional no território americano. Também é comemorado no Canadá, na segunda segunda-feira de Outubro. Nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day é comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Este ano será comemorado no dia 26 de novembro.

Enquanto tomo um #psl (brincadeira, não bebo isso não, mas é uma febre aqui nessa época do ano), vou explicar como é o feriado do Dia de Ação de Graças.

O Jantar
Se você algum dia for convidado para um jantar de Thanksgiving, saiba que:

  • O “jantar” normalmente é servido ás 3 da tarde;
  • Antes de servir o jantar é tradição dar a volta na mesa e cada um dos convidados dizer sobre o que são gratos. Depois recontar um pouco da história dos pilgrims, da coragem que eles tiveram em abandonar seu país de origem por sua fé, as dificuldades que passaram. Aí alguém com certeza vai ironizar sobre o fato de que, apesar que os nativos americanos tenham ajudado os pilgrims a sobreviver o primeiro inverno, isso não foi impedimento para que fossem dizimados; 
  • O cardápio tradicional inclui:

 

 

– Peru recheado. De preferência um peru tão grande que cause dúvida se caberá no forno;
– Recheio do peru. Muitos já fazem uma porção grande pra sobrar e servir como acompanhamento;
– Purê de batata com molho de carne (gravy);
– Molho de Cranberry (mais parecido com uma geléia);
– Caçarola de batata doce com marshmallows (esse nunca provei e não sei se encaro);
– Milho verde;
– Macarrão com queijo cheddar (Macaroni and cheese);
– Vagens;
– Cenouras no mel;
– Pão de milho (cornbread, parecido com um bolo de fubá);
– Sobremesa: a obrigatória torta de abóbora.
 
Sim, é muita comida. O espírito da coisa é comer até não caber mais, como fazemos na nossa ceia de Natal.

 

 

Os Desfiles
Existem vários Thanksgiving parades transmitidos nos canais de TV regionais. O desfile mais famoso é o Macy’s Thanksgiving Day Parade, em Nova Iorque, que sai ás 9 da manhã do Central Park e vai até a loja da Macy’s no Herald Square. Em Chicago temos o McDonald’s Thanksgiving Parade, na State St., saindo da Congress Parkway (na esquina fica a sede da Chicago Public Library) e vai até a Randolph St. A maior atração são os bonecos infláveis gigantes.

O perdão do peru
Pouco antes do dia de ação de graças, o presidente ganha de presente um peru e o perdoa, poupando-o de ser devorado. A ironia aqui é que, como as aves são criadas para abate, são obesas e não sobrevivem muito tempo depois de receberem o perdão.

Esportes
É tradição assistir na TV jogos de futebol americano no dia de ação de graças. Durante o feriado também é possível assistir jogos da liga de hóquei, o campeonato internacional de arremesso de abóbora e o Turkey Trot (ou Trote do Peru), corridas de rua que acontecem em várias cidades na manhã de Thanksgiving Day.

Sobras do jantar
As sobras ou leftovers também são parte importante do feriado. Pelo fator quantidade de comida x quantidade de pessoas, é esperado e desejado que as sobras durem vários dias. 

Viajando durante o Thanksgiving
Junto com o Natal, o feriado de Thanksgiving é um dos períodos mais movimentados de viagens do ano. Com preço de passagens aéreas nas alturas, muita gente escolhe passar o feriado na cidade com amigos, ou viajar de carro.

Black Friday
Uns amam, outros odeiam. As promoções de Black Friday são capazes de levar as pessoas à loucura. Algumas lojas antecipam as promoções para quinta-feira. Assim foi criada a Black Thursday, uma aberração que impede funcionários de varejo de passar o feriado com a família. 

Mas há vida além da Black Thursday/Friday. A sexta-feira após Thanksgiving também é adotada como Buy Nothing Day (Dia de Comprar Nada) como protesto ao consumismo. Já o sábado é considerado Small Business Day (Dia do Pequeno Negócio). Segunda-feira é Cyber Monday, com promoções para compras online. Terça-feira é Giving Tuesday, dia de celebrar ações de caridade.


Ações de caridade
É comum durante o mês de novembro organizações como escolas e empresas coletarem alimentos, doações e restaurantes servirem refeições para os pobres no dia de ação de graças.

FullSizeRender (1)
Um dos meus restaurantes favoritos irá servir refeições de graça.

 

A foto que abre este post é uma reprodução de The First Thanksgiving, de Jean Leon Gerome Ferris. Domínio público nos Estados Unidos da América.

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Daniela Milan Souza

CHI: 6 eventos com entrada gratuita para ir antes que o ano acabe

Depois do texto da semana passada devo ter afugentado qualquer intenção de...
Leia Mais