CHI: As igrejas ucranianas que visitei durante o Open House Chicago

O OHC é um evento imperdível pra quem está em Chicago. Essa é uma oportunidade para conhecer edifícios interessantes que normalmente não estão abertos para visitação do público, e de graça. No OHC do ano passado fui somente a um lugar, o galpão da Divvy. Outros lugares concorridos incluem:

    • Aon Center, de onde é possível tirar fotos incríveis do Millennium/Maggie Daley/Grant Park (tirei essa foto aqui lá em 2009);
    • Chicago Temple (First United Methodist Church), a igreja mais alta do mundo;
    • Tribune Tower, arranha-céu neo-gótico emblemático na Michigan Ave.

 

O dia estava chegando e eu já sabia que ia ter problemas para escolher os lugares que queria ver. Num surto de megalomania fiz um itinerário doido que incluía vários sites super concorridos, que o site já avisava que teriam longas filas. Já não é mais do meu estilo turistar batendo perna tentando ver a maior quantidade de coisas possível. Prefiro ver as coisas com calma. Então decidi visitar as igrejas da Ukrainian Village, que desde o ano passado queria muito visitar. O bairro é colado em Wicker Park, onde moro. Peguei a bike, vi tudo com calma e em menos de 3 horas já estava de volta em casa para a sagrada soneca do fim de semana.

Ukrainian Village – o bairro
Como o nome diz, é o bairro onde historicamente os ucranianos se estabeleceram desde o final do século 19. Hoje em dia a gentrificação está tomando conta, como em todos os bairros de West Town. Além das igrejas católicas e ortodoxas, o bairro conta com várias outras instituições ucranianas como o Ukrainian Institute of Modern Art, o Ukrainian National Museum, o Ukrainian Cultural Center e bancos ucranianos. É muito comum ouvir pessoas falando russo nos bairros de West Town, e é 99% de chance que não sejam russos e sim ucranianos (olha aí a dica pra evitar gafes).

As igrejas
As igrejas ucranianas são construídas no estilo bizantino. A iconografia de santos e profetas não é mera decoração. Ela é representa o mundo visto pelos olhos de Deus. Por isso não são pinturas realistas, mas idealizadas. As cores também tem sua simbologia. Vinho denota divinidade, e azul simboliza a humanidade. As igrejas do estilo bizantino tem o santuário separado da nave por iconostasis, divisórias onde estão representados os ícones.

Sts. Volodymyr & Olha Ukrainian Catholic Church
Construída no estilo bizantino da Ucrânia do século 11 – 13 e concluída em 1973, é a mais nova das igrejas de Ukrainian Village, e a mais impressionante. O formato da planta é cruciforme, com o altar ao leste e a entrada ao oeste, criando a sensação de estar saindo da escuridão e indo em direção à luz. A abóbada com a imagem de Cristo é impressionante.

IMG_1308

O iconostasis esculpido em carvalho, mostrando os ícones. 

IMG_1293Look up! A abóbada. 

IMG_1292

Vitrais da face norte.

IMG_1316

As simpáticas senhoras da igreja vendem petiscos típicos ucranianos. 

St. Nicholas Ukrainian Catholic Cathedral
O projeto da igreja foi baseado na Catedral de Santa Sofia em Kiev. O exterior tem treze cúpulas que representam Jesus Cristo e os doze apóstolos. O lustre é feito de ouro e tem 480 luzes. Adjunto à igreja funciona uma escola pre-k até 8th grade.

IMG_1321

Muitas cores.

IMG_1323

A abóbada

IMG_1329

O altar. 

Holy Trinity Russian Orthodox Cathedral
É uma das somente duas igrejas projetadas pelo arquiteto Louis Sullivan. Foi comissionada pela crescente comunidade ortodoxa composta de russos, sérvios e gregos. A construção foi parcialmente financiada por uma doação do czar Nicolau II, São Nicolau para os ortodoxos. A construção foi concluída em 1903. Referências em arquivo apontam uma pequena igreja na Sibéria como inspiração para o projeto final. Hoje em dia o exterior está em condições ruins. O valor da restauração total da igreja foi estimado em USD 5 milhões. Alguns reparos já foram feitos mas ainda há muito o que fazer, e a igreja está trabalhando em fundraising.

IMG_1342

A princípio o culto nas igrejas ortodoxas era feito em pé. Por isso não há bancos e sim cadeiras “improvisadas”. 

Apesar de ter o status de catedral, a Holy Trinity é uma igreja pequena.

IMG_1346

A Holy Trinity foi a única igreja a abrir as portas do santuário, que fica atrás do iconostasis

IMG_1345

A iconografia na maior parte aparece em quadros, dando um ar menos formal à igreja.

Sts. Volodymyr & Olha Ukrainian Catholic Church 739 N. Oakley Blvd.

St. Nicholas Ukrainian Catholic Cathedral 835 N. Oakley Blvd.

Holy Trinity Orthodox Cathedral 1121 N. Leavitt St.

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Daniela Milan Souza

CHI: Os melhores festivais de rua de Chicago

Chicago no verão: so much to do, so little time. Além dos...
Leia Mais