LON: Chatsworth Road, gentrificação a olhos nus

Credito: Almost Locals

A gentrificação é bem comum em Londres, ainda mais do Leste. Shoreditch e Hoxton já passaram por isso faz tempo e os bairros já estão cheios de lojas e restaurantes da moda, com aluguéis lá em cima.

No Noroeste da cidade na Chatsworth Road, dá para ver o processo Gentrificação em uma fase menos avançada e em uma mutação ao vivo. A Avenida fica isolada em uma área residencial não muito amigável perto da estação de Homerton. Tão pouco amigável que a área era chamada de Murder Mile (algo como Milha do Assassinato). Lojas de gosto duvidoso ficam coladas no novo comércio moderninho e hipster. Em volta não tem nada de interessante a não ser a Chatsworth Road, que é um embrião do que talvez seja essa área de Clapton daqui a algum tempo.

Credito: Almost Locals
Credito: Almost Locals

 

Credito: Almost Locals
Credito: Almost Locals

 

Estávamos em uma loja de bicicletas, quando entrou uma mulher falando que uma bike tinha acabado de ser furtada nas redondezas. Depois no mercadinho de rua, os vendedores pediam aos clientes para tomar cuidado com os pertences, pois estavam rolando furtos na área. Por fim, a dona da loja de geléias London Borough of Jam nos disse que haviam acabado de tentar passar uma nota falsa de 50 pounds para ela. Ou seja, a área ainda não é das melhores.

Por que é interessante passear por aqui? Para ver como os bairros descolados do Leste de Londres nascem. Shoreditch há alguns anos era uma área meio favelizada (segundo já escutei de Londrinos acima dos 40 anos) Hoje em dia, é o epicentro do cool da cidade. O que está acontecendo em Clapton na Chatsworth Road talvez seja o mesmo no futuro. O bairro já está na moda, mas ainda falta bastante para se transformar completamente.

Chatsworth Road: Londres E5. Guia de lojas aqui.

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

BOL: 12 motivos para ir para Bolonha na Itália

Quer conhecer uma cidade charmosa, histórica e cheia de vida e delícias? Então...
Leia Mais