RIO: Cinco casas de shows para conhecer a nova música brasileira no Rio

A música brasileira é referência de excelência em todo o mundo, mas existe uma ‘Nova Cena Musical Contemporânea’ composta por uma safra de bons músicos, bastante variada, que mistura ritmos como poucas gerações fizeram.  Nomes como João Cavalcanti, Mahmundi, Cícero, Lucas Santanna, Fernando Temporão, Julia Bosco, Anna Ratto, além de bandas como Vulgue Tostoi, Tono, Dônica, Lettuce e outros tantos representam uma parcela importantíssima do presente musical carioca. 

Por isso, quando estiver no Rio de Janeiro, não deixe de conhecer cinco lugares que fomentam o som desta turma porque eles atuam num mercado que só se mantém na base da militância e ‘só’ por isso, já merecem nosso apoio.  

Teatro Rival e Rivalzinho resgatam o agito nas noites do Centro do Rio de Janeiro

Semente

Bar Semente: a boa de segunda-feira é na Lapa. Foto: Divulgação

Bar Semente: a boa de segunda-feira é na Lapa. Foto: Divulgação

O bar está localizado no bairro mais boêmio da cidade, a Lapa. Reduto de bambas, o Semente também abriga outros gêneros musicais além do samba. Espaço de vanguarda e referência na atual cena autoral carioca, pelo pequeno palco do Semente já passaram grandes nomes da MPB como, por exemplo, Chico Buarque e João Bosco – e os dois sempre que podem, ainda frequentam o local e dão canjas. Jovens músicos talentosos como João Cavalcanti, Fernando Temporão e Julia Vargas batem ponto no local

Onde: Rua Evaristo da Veiga 149, Lapa

Melhor dia para ir: Segunda-feira

Estação próxima: Cinelândia

5 lugares pra tomar vinho bom e barato no Rio de Janeiro

Audio Rebel

AudioRebel é um endereço underground em Botafogo. Foto: Divulgação

Audio Rebel é um endereço underground em Botafogo. Foto: Divulgação

O estúdio está localizado em Botafogo, na zona sul do Rio, e também abriga um pequeno palco que em pouco tempo já se tornou referência para a música independente da cidade. O espaço é um templo do underground. Cartazes de shows, grafites nas paredes, lojinha de discos e camisetas, conversas sobre mixagem no corredor e gente moderninha… TUDO no Audio Rebel é música e é rebelde. Nomes como Mahmundi, Cícero e Brunno Monteiro costumam frequentar bastante o local. 

Onde: Rua Visconde Silva 55, Botafogo 

Melhor dia para ir: Terça-feira

Estação próxima: Botafogo

Aplicativos úteis pra curtir o Rio de Janeiro como um local

Teatro Ipanema

Teatro Ipanema: tradição cultural no bairro. Foto: Divulgação

Teatro Ipanema: tradição cultural no bairro. Foto: Divulgação

Localizado em um dos bairros mais procurados pelos turistas de todo mundo, cantado em verso e prosa por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Ipanema abriga um dos espaços culturais mais importantes do Rio de Janeiro. Desde sua construção, o teatro borbulha como um caldeirão artístico, que aquece os sonhos e enobrece a alma. Recentemente, o local ganhou novos administradores e sua curadoria passou a tratar com ‘mais atenção’; a nova cena musical contemporânea carioca e a programação de shows está sensacional. Nomes como Julia Bosco, Illy Gouveia, César Lacerda, Matheus VK e muitos outros batem ponto no local

Onde: Rua Prudente de Morais 824, Ipanema

Melhor dia para ir: Sexta-feira

Estação próxima: General Osório

5 motivos para visitar o Cadeg, o mercado municipal do Rio de Janeiro

Oi Futuro

O espaço Oi Futuro reúne várias atrações culturais. Foto: Divulgação

O espaço Oi Futuro reúne várias atrações culturais. Foto: Divulgação

O espaço apoia vários projetos musicais que fomentam tanto novos artistas como novas plateias. Situado nas imediações da Praça General Osório, em Ipanema, o centro cultural conta com duas galerias de arte, um teatro e um bistrô. A fachada do Oi Futuro também é um espaço privilegiado de arte pública, que tem servido de suporte para intervenções artísticas, com grandes projeções de vídeo, fotografia e live cinema. Já seu palco é um dos mais equipados da cidade com avançados sistemas de som e iluminação e promove semanalmente o encontro entre artistas. Quase todos os novos artistas da cidade já se apresentaram em seus palcos. A dica é ficar de olho na programação do site. 

Onde: Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema

Melhor dia para ir: Terça-feira e sábado

Estação próxima: General Osório

Um roteiro de feiras pra ficar por dentro da moda carioca

Solar de Botafogo

Solar de Botafogo: para ir em qualquer dia. Foto: Divulgação

Solar de Botafogo: para ir em qualquer dia. Foto: Divulgação

O casarão localizado em Botafogo abriga um teatro, uma pequena galeria de artes, uma pista de dança e uma cervejaria com vários rótulos importados. Ou seja, é um programão independentemente do dia. Mas este post é para falar de música então vamos a ela: o Solar tem abrigado os shows mais dançantes da cidade. Uma turma descolada e interessada em novidades musicais frequenta o espaço. Bandas como Vulgue Tostoi e Tono já costumam se apresentar por lá. 

Onde: Rua General Polidoro 180, Botafogo

Melhor dia para ir: Qualquer um (a programação é bastante variada) 

Estação próxima: Botafogo

6 marcas de cerveja artesanal do Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Esse post foi escrito pela Fabiane Pereira. Fabiane Pereira é carioca, jornalista, sempre trabalhou com projetos ligados à música e literatura. Apresenta o programa Faro MPB (MPB FM/RJ) que só toca artistas da nova cena musical brasileira e está prestes a se jogar num mestrado do outro lado do oceano. Sua viagem inesquecível: Berlim. Sua última viagem: Cuba. A cidade “nunca te vi, sempre te amei”: Barcelona. Escreve para os blogs do Submarino, Editora Guarda Chuva e UBC.

Curta Almost Locals no Facebook e não perca nenhum post.

Siga Almost Locals no Instagram e saiba por onde andamos.

A foto que abre este post é de Rogerio Von Kruger e foi feita no Oi Futuro Ipanema.

 

Comments

comments

Tags desse artigo
Escrito por
More from Guest Blogger

Como fazer um piquenique tipicamente inglês em Londres

Durante o verão, os londrinos aproveitam para curtir a cidade ao ar...
Leia Mais