Food trucks em São Paulo plena Rua Augusta, no Calçadão Urbanoide

Crédito: Calçadão Urbanoide

Ok, ok, eu sei que os food trucks são as antigas vans de cachorro-quente atingidas por um raio gourmetizador. Nunca me dispus a ir até o Butantã para conferir o (sempre lotado, aparentemente) Butantan Food Park. Mas eis que numa noite dessas, depois de um longo dia de trabalho, vejo uma área até então subutilizada sendo grafitada. “Ih, vai virar food park”, pensei. No dia seguinte, como num passe de mágica, estava lá o Calçadão Urbanoide, espaço que se estende da Rua Augusta até a rua dos fundos, a Frei Caneca, e vários caminhõezinhos gourmetizados – mas com muita, muita coisa gostosa.

Crédito: Calçadão Urbanoide
Crédito: Calçadão Urbanoide

O Urbanoide começou suas atividades em sistema de soft opening em dezembro. Já em janeiro, começou a operar com capacidade total – o que significa ter mesas coletivas, guarda-sóis (tá quente pra caramba em SP, amigos!) e banheiros. Idealizado por Beto Tempel, chef do simpático e apetitoso Lox Deli, o espaço tem mais de mil metros quadrados e cardápios variados. Além dos trucks fixos – como os do próprio Lox Deli, da Hamburgueria 162 e da Augusta Bakery, os dois últimos com lojas instaladas na região – , rola um rodízio de atrações gastronômicas. Foi assim que dia desses perdi a visita do Takombinado, de massas, e dos Irmãos Coxinha – que eu nem conheço ainda mas já considero pacas. Afinal, coxinha = amor.

Crédito: Calçadão Urbanoide

Nesses dias quentes, vale encostar por lá e pedir logo uma das geladíssimas cervejas artesanais da Mr. Jones, diretamente da Mooca (IPA e pilsen a R$ 12). O porco burger da 162 e da Augusta Bakery (ambos a R$ 20) disputam a atenção dos carnívoros – o cheiro é maravilhoso. Apostei no da Bakery, com cebola caramelizada e maionese temperada e olha, não me arrependi. Entre os caminhõezinhos que batem ponto direto no Urbanoide ainda estão os onipresentes Los Mendozitos (vinho), The Originals Fish and Chips (de fish and chips, claro) e o japa Furikake, além de um stand de paletas mexicanas, o frozen yogurt da vez. Se sentar por lá for muito difícil – mais pelo calorão do que pela falta de lugares – , vale pedir para viagem. E uma dica de almost local, que eu nem deveria dar mas já dei: a entrada da Frei Caneca costuma ser menos apinhada de gente do que a da Augusta.

Crédito: Calçadão Urbanoide

 Calçadão Urbanoide

Rua Augusta 1291/Rua Frei Caneca 2014. Consolação, São Paulo. Estação de metrô: Consolação. 

Dom-ter, 11:30 às 22h. Qua-sáb, 11:30 à 0h.

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

More from Tatiana Contreiras

5 cinemas de rua em São Paulo que vale a pena conhecer

Quando eu era adolescente nos anos 1990, uma das grandes aventuras da...
Leia Mais