Cafés na Cidade do Cabo para o Nômade Digital

Aqui na África do Sul, Cape Town tem fama de ser um hub criativo: além de já ter sido eleita a World Design Capital de 2014, a cidade hospeda anualmente o festival de criatividade africano Design Indaba. Talvez seja a mistura de praias, montanhas e florestas que favoreçam esse ambiente, mas a Cidade do Cabo tem uma grande população de freelancers dessa área de criatividade e tecnologia. Graças a essa dinâmica, os cafés na Cidade do Cabo são uma extensão do ambiente de trabalho. Segue aqui uma seleção (testada e aprovada por mim!) de espaços que oferecem uma boa estrutura para quem precisa plugar e trabalhar no computador e com um wi-fi confiável.

Bootlegger – Sea Point

Sea Point é um bairro bem popular entre turistas. À beira do mar, oferece uma vida social agitada, com bares, restaurantes e um bocado de albergues. Muitos jovens moram por ali, pois é uma área relativamente perto do centro da cidade – e o preço do aluguel não é tão alto quanto o de outros bairros. O melhor de ficar em Sea Point é estar pertinho da Promenade, ótima para uma corridinha de manhã, com vistas para a montanha de Lion’s Head.

Foto: Cindy Taylor

Aqui, minha sugestão para cafés na Cidade do Cabo é ir ao Bootlegger Seapoint. A internet é gratuita, eles servem café da manhã e almoço e torram o próprio café – um mix de grãos da Guatemala e Costa Rica.

Bootlegger. 39 Regent Rd, Sea Point,Cidade do Cabo, África do Sul.

Folk Coffee – Foreshore

O Folk Coffee está bem no centro financeiro da cidade. Lá, é comum encontrar o pessoal de camisa social e crachá da empresa em busca da sua dose de cafeína. O bairro de Foreshore tem muitos hotéis de cadeias internacionais, como Radisson. Fica pertinho do centro histórico da Cidade do Cabo, ótimo para quem vem a trabalho.

Foto: Camila Buenting

O espaço tem uma decoração bem moderna, com muitos móveis de madeira e cadeiras envelhecidas. A trilha sonora é ótima para turbinar o trabalho e eles oferecem vários cafés diferentes, além de refeições de café da manhã e almoço, com mesinhas na calçada. A internet é rápida e de graça! Se você trabalha com vídeos e imagens, acho que aqui você não vai ser deixado na mão.

Folk Coffee. 4, Touchstone House, 7 Bree Street, Cape Town City Centre, Cidade do Cabo, África do Sul.

Bean There – Central Business District

O Bean There fica no meio do caminho de dois bairros turísticos da Cidade do Cabo. Saindo para à esquerda, você chega no centro histórico da cidade, onde fica a linda Catedral de St. George’s e o Company’s Gardens, o equivalente ao Central Park daqui. Já à direita, você chega ao bairro de Bo-Kaap, a área muçulmana da cidade, cheia de mesquitas e as lindas casas coloridas!

Esse café na Cidade do Cabo oferece café moído e torrado na própria loja de acordo com o país, como Ruanda, Etiópia e Quênia, entre outros. O café é certificado Fair Trade (algo como comércio justo, um selo de garantia da cadeia de produção) e o ambiente é bem tranquilo. A internet também é de graça.

Bean There. 58 Wale St, Cape Town City Centre, Cidade do Cabo, África do Sul.

Truth Coffee – District Six

Esse lugar não poderia estar de fora da lista de cafés na Cidade do Cabo. Eleito o melhor café do mundo pelo jornal britânico The Telegraph, o Truth oferece blends artesanais num ambiente estilo steampunk – pense Madmax. A equipe, toda vestida à caráter, é atenciosa e pode te dar uma aula sobre a arte de fazer um bom café. A comida também é respeitável: tem café da manhã, almoço e happy hour.

O bairro de District Six conta com alguns albergues e apart-hotéis.  Justamente é lá que podemos ter uma melhor idéia de como a ideologia do apartheid de segregação racial se traduz em políticas urbanas.

Infelizmente, o WiFi gratuito é limitado a uma hora e é de boa qualidade, mas você pode comprar voucher para horas adicionais.

Truth Coffee. 36 Buitenkant St, Cape Town City Centre, Cidade do Cabo, África do Sul.

W17 Watershed – Waterfront

Difícil que alguém venha até Cidade do Cabo e não passe pelo menos uma vez pelo Waterfront – um complexo privado que oferece restaurantes, shoppings, hotéis e, claro, um espaço de co-working. O Workshop 17 é um hub de startups de tecnologia com infra-estrutura de primeira e mesmo não-residentes da cidade podem aproveitar o espaço. O lugar, semi-aberto, fica na parte superior do Watershed: um galpão que reúne stands de diversos designers sul-africanos. Fica logo ao lado do Two Oceans Aquarium.

O café do espaço de co-working é aberto para todos. Com uma hora de WiFi gratuito,  é possível comprar também pacotes de conexão, que podem ser usados por até 3 meses. Atenção, eles se gabam de ter a internet mais rápida da África do Sul!

Cafés na Cidade do Cabo
Foto: Camila Buenting

De todas as formas, a maioria dos cafés na Cidade do Cabo oferecem internet. A seleção aqui foi distribuída por bairro. Como já disse aqui, Cape Town tem um ritmo diurno, com horários restritos! Chequem os horários desses cafés, a maioria deles não aceita novos clientes depois das 16h, salvo exceções.

Tem outras sugestões de cafés na Cidade do Cabo para dividir com a gente?

Comments

comments

Escrito por
More from Camilla Buenting

Onde nadar em Cape Town

“Onde nadar em Cape Town” pode soar estranho – afinal, a cidade é bem conhecida...
Leia Mais