O legado das Olimpíadas em Barcelona

As Olimpíadas em Barcelona deixaram um enorme legado para a cidade. Além da praia, dos edifícios, museus, praças e monumentos, a cidade virou global, turística e moderna e é o maior e melhor exemplo de como um evento bem feito pode transformar uma cidade, e a vida de quem vive nela, em algo muito melhor. 

Quer dar um rolé fotográfico na Barcelona Olímpica que existe linda até hoje?

AS PRAIAS DE BARCELONA

Barcelona Beach La Barceloneta Barcelona Spain 2014

Foto: Alen Djuderija

Já imaginou Barcelona sem praias? Se não fossem as Olimpíadas de 92, talvez a cidade ainda estivesse sem elas. É difícil acreditar, mas Barcelona andava esquecida e abandonada antes das olimpíadas. O que hoje são 6 quilômetros de orla com diversas praias, antes era um porto cheio de armazéns, nenhum banhista e uma cidade com um Mar Mediterrâneo não-utilizado pelas pessoas. Agora você já sabe que a areia da praia em Barcelona é artificial e por isso, os pés ficam todos brancos, como se você tivesse passado a tarde em uma obra.

O ESTÁDIO OLÍMPICO EM MONTJUIC

Montjuic era o coração das Olimpíadas em Barcelona, onde ficam os grandes estádios, os anéis e a linda piscina, que hoje é aberta ao público e tem vistas incríveis da cidade.

Reflejos dorados / Golden Reflections

Foto: Miquel Gonzales

A PISCINA OLÍMPICA, HOJE ABERTA A TODOS

Olympic Swimming Pool

Foto: Isriya Paireepairit

O PALAU SANT JORDI E A TORRE CALATRAVA, MONTJUIC 

Torre Calatrava e Palau Sant Jordi

Foto: um gaúcho na Catalunha

O ANEL OLÍMPICO EM MONTJUIC

Anella Olímpica

Foto: V

MOLL DE LA FUSTA E O PICASSO DE LICHTENSTEIN

Barcelona Head sculpture by Lichtenstein

Foto: Melissa del Zio

O Moll de la Fusta é um boulevard que passa pelo porto antigo (Port Vell). Corta a Barceloneta e o Gótico, até chegar nas Ramblas e é cheia de bonitas vistas e esculturas hoje icônicas. Tudo feito para as Olimpíadas em Barcelona de 92. A Ronda Litoral, via expressa que liga o centro da cidade ao norte da Catalunha, passa por debaixo do Moll de la Fusta e junto com a Ronda de Dalt, ao norte da cidade, foram as duas grandes marginais construídas durante os jogos e que mudaram o trânsito de Barcelona.

MOLL DE LA FUSTA E RONDA LITORAL

Barcelone.Sur la Ronda Litoral.2

Foto: Asipos49

PRAÇAS E MONUMENTOS NO POBLENOU

Sculpture in Vila Olimpica

Foto. Oh Barcelona

O Poblenou é outro bairro Olímpico, já que a vila dos atletas ficava lá. Hoje, os mesmos edifícios estão firmes e fortes, agora habitados pelos locais. O bairro é cheio de praças e esculturas feitas para os jogos e até hoje são muito utilizadas pelas pessoas que moram lá. Lugares como a Plaça dels Campions e as ruas com os nomes de outras cidades que sediaram os jogos lembram o espírito olímpico que tomou e transformou esse bairro. O Poblenou era uma área esquecida pelos locais e cheia de armazéns portuários. Agora, é um dos redutos hipsters da cidade. Porém ainda, é possível encontrar cantos que lembram Poblenou pré-1992.

PORT VELL, BARCELONETA E GÓTICO

Port Vell Barcelona

Foto: Oh Barcelona

MACBA, O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA, RAVAL

MACBA

Foto: Lulek

Nem só os bairros fora do centro ganharam vida com as Olimpíadas de 92 em Barcelona. O Raval, parte da cidade antiga, começou sua revitalização nessa época. As obras do MACBA começaram em 1991 e o CCCB foi inaugurado em 95, entre tantos outros espaços modernos nesse bairro cheio de história.

Por aqui, torcemos para que o Rio siga o exemplo de Barcelona e que o legado Olímpico seja preservado e principalmente, usado por muito tempo pelos cariocas e quem visita a cidade.

E você, tem algum canto Olímpico preferido em Barcelona?

Foto de destaque: Luc Mercelis

Curta Almost Locals no Facebook e não perca nenhum post.

Siga Almost Locals no Instagram e saiba por onde andamos.

 

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

BCN: Cucine Mandarosso, Italiano fofo e gostoso

Já sou fã do Mandarosso Pastis e por isso tinha que conhecer...
Leia Mais