Iradier, o restaurante onde cada detalhe é incrível

Na maioria dos restaurantes, terminamos de comer e pedimos logo a conta para ir embora e aproveitar o dia em outro canto. Esse definitivamente não é o caso do Iradier, um restaurante em Barcelona que vai ter deixar com vontade de morar lá dentro, seja pela comida, simpatia ou o ambiente maravilhoso.

Chegar ao Iradier já é uma experiência especial e ultra-local em Barcelona. O restaurante fica no bairro de Sarrià, na parte alta da cidade, onde você não vai esbarrar seu ombro com o de nenhum turista. Sarrià é o bairro mais chique da cidade e por lá, você pode ver casas modernistas antigas, tradicionais e super catalãs nas ruas, tudo isso em um entorno bucólico, totalmente diferente do burburinho da parte baixa. O Iradier fica em uma casa dessas, de cair o queixo. Você pode escolher se vai curtir essa experiência no interior da mansão, que tem uma luz natural impressionante, ou no amplo jardim com uma piscina.

iradier barcelona
O jardim do Iradier. Foto: Jennifer Simionato
iradier barcelona
O sol invade a linda mansão. Foto: Jennifer Simionato
iradier barcelona
Foto: Jennifer Simionato

Myriam Fernandez, catalã que morou em São Paulo e em outras cidades do mundo quando era consultora de gigantes da telecomunicação, é a idealizadora do Iradier. Com uma paixão impressionante pelo projeto, ela nos contou que a mansão ampla e ensolarada, antes uma casa de uma família tradicional catalã, se transformou em um clube exclusivamente feminino, frequentado pelas distintas senhoras do bairro. Ano passado, a rede de clubes Metropolitan, comprou o espaço e manteve o clube para mulheres, porém abriu um outro complexo esportivo e de ócio misto. A proposta do Metropolitan é que seus sócios possam desfrutar o dia lá, fazendo exercícios, jogando com os amigos, relaxando em uma sauna ou comendo em um restaurante maravilhoso. Um super plano relaxado para o final de semana. Aí entra o Iradier.

Claro que o restaurante dentro de um clube de bem-estar vai ter um menu equilibrado, saudável, sem frituras e também sem deixar o sabor de lado. A chef Laura Veraguas me contou, também cheia de paixão por aquilo que faz, que a proposta do Iradier é servir comida de temporada, aproveitando ao máximo o sabor e frescor dos alimentos que estão disponíveis nos mercados. Por isso, a cada estação, um menu diferente. Além disso, ela e sua equipe pegaram as malas e foram para a Turquia para fazer uma pesquisa do que há de melhor na culinária local. O menu é uma mistura de referências mediterrâneas com Oriente-médio e por isso, tem seus toques exóticos e também frescos. Um dos resultados é esse Pidé com abóboras assadas com queijo scamorza defumado, creme de berinjela e manjericão (8,80 euros). Pode pedir que o outono não acabe nunca? A massa do pidé é frequinha e o creme de berinjela é levemente defumado e com a scamorza, é para morrer de tão bom.

iradier8
O maravilhoso pidé com abóbora, scamorza defumada e creme de berinjela. Foto: Jennifer Simionato

Outro prato que é um resultado dessa viagem à Turquia são as borekas recheadas de queijo feta com menta e orégano (5,50 euros), um dos hits da casa. Já deu para ver que apesar de estar em uma mansão lindíssima na parte cara da cidade, o Iradier tem preços mais do que justos para o que oferece. O menu do meio dia custa entre 12 e 18 euros. Nada mal.

Provamos a salada com burrata pugliese com pistache e quinoa negra, que mostrou mais uma vez que comida saudável pode ser cheia de sabor, gostosa e sacia o desejo de qualquer foodie. Comemos também o steak tartare, que estava DIVINO. A carne saborosa, cortada na ponta da faca, tempero perfeito.  De sobremesa, comemos a pannacota de chirimoya, prima da fruta do conde. Leve e surpreendente, já que é muito difícil encontrar sobremesa com essa fruta.

IMG_3213
Burrata pugliese com pistache e quinoa negra. Foto: Sarah Galvão

A energia de Myriam é contagiante e impressiona andar com ela pelo salão do Iradier, pois ela conhece pelo nome a maioria dos clientes. Por isso, toda a equipe do Iradier também é uma simpatia, fazendo com que você se sinta em casa, super acolhido. Ao terminar de comer, vai ser difícil de pedir a conta e ir embora dessa linda mansão. Pegue um livro e vá para o jardim, peça algo para beber, aproveite uma tarde ensolarada. Na realidade, chegue bem antes da fome bater e passe o dia no Iradier. Eles abrem cedo para o café-da-manhã com sucos maravilhosos, frescos e cold pressed, servem um almoço incrível que você pode comer dentro da linda mansão ou no jardim e claro, um jantar em um ambiente super romântico. Caso faça sol, como na maioria dos dias em Barcelona, vai ser um dia para ficar na memória.

Iradier: Carrer de les Escoles Pies, 105. Sarrià Sant-Gervasi, Barcelona. Tel: +34 932 540 055. Horário: Seg-Sex 7:30h-01h; Sáb-Dom 9h-21h.

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Foto de destaque: Jennifer Simionato

 

 

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

LON: Princess of Shoreditch, pub moderno cheio de clássicos

Há alguns anos, os pubs de Londres deram uma renovada na roupa...
Leia Mais