BCN: 5 prédios incríveis para visitar durante o “48H Open House BCN”

Durante 48h Barcelona abrirá as portas de alguns de seus edíficios públicos e privados mais emblemáticos para celebrar mais uma edição do “48h Open House BCN“, evento anual de arquitetura que permite que. durante um fim de semana, moradores e acessos tenham acesso a jóias arquitetônicas geralmente fechadas à visitação.

Em sua 5 edição, o “48h Open House BCN” nasceu em Londres e atualmente acontece também em Nova York (Larriza conta um pouco mais sobre a edição americana aqui), Dublin, Galway e Tel Aviv.

O programa de Barcelona é completíssimo e inclui mais de 150 edifícios separados por bairros, além de conferências, exposições e programas especiais como degustações em mercados ou roteiros para serem feitos em bicicleta.

Separamos cinco edifícios imperdíveis desta edição do “48h Open House BCN” (alguns deles podem ser visitados em outras datas):

1. Arc de Triomf

ThinkstockPhotos-177528143

Arc de Triomf, um dos edifícios mais visitados durante o “48H Open House BCN”.

Barcelona também seu próprio Arco do Triunfo, construído para ser a entrada principal da Exposição Universal de 1888, e esta será a única oportunidade que você terá de visitá-lo por dentro e subir suas escadas até o topo. Por isso, o edíficio é o mais disputado do evento e a fila é inevitável.

2. Grand Teatre del Liceu

O Liceu receberá visitas guiadas durante a jornada do evento. 

O Grand Teatre del Liceu é, ao lado do Palau de la Música Catalana, o teatro mais importante de Barcelona e um dos teatros de ópera mais prestigiosos do mundo. Inaugurado em 1847, o Liceu – como é conhecido pelos morades – sofreu um incêndio de enormes proporções em 1994 mas foi reconstruído e se manteve fiel à antiga e belíssima aparência. É possível visitar o teatro em outras datas (e eu recomendo) mas para esta edição do Open House BCN, haverá visitas guiadas focadas no edifício e em sua arquitetura.

3. Palau Macaya

wikipedia

Palau Macaya: Modernismo Catalão de Puig i Cadafalch. Crédito: Wikipedia

O Modernismo Catalão vai além das incríveis obras de Gaudí e, neste edifício, é possível conhecer um pouco mais do trabalho do arquiteto Josep Puig i Cadafalch, um dos fundadores do estilo arquitetônico. Concebida como uma mansão familiar, o edíficio é um clássico exemplo da profusão de elementos do modernismo: parades esculpidas, ferros trabalhos, uma tribuna gótica e fachada austera.

4. Palauet Casades

Icabcat

A sede do Colégio de Advogados de Barcelona abriga uma das maiores bibliotecas jurídicas da Europa. Crédito: Icab.cat

Sede do Colégio de Advogados de Barcelona, este edifício neoclássico construído em 1883 abriga umas das bibliotecas jurídicas privadas mais importantes de Europa. Seu pátio interior com colunas de mármore multicoloridas é outro dos destaques do prédio.

5. Casa de la Ciutat 

Ayuntamiento_Barcelona_salo_cent_01

A Prefeitura de Barcelona também abre suas portas para o evento

A “Casa da Cidade” é o nome dado ao edifício sede da Prefeitura de Barcelona que foi construído ao longo de seis séculos. Na visita é possível revisitar todos os diferentes estilos do prédio: da sala de reuniões do século XIV, passando pela antiga fachada que funcionou como entrada principal até 1847, até chegar ao “edifício novo” de 1928.

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Amanda Foschini

Primavera Sound: guia do Poblenou para festivaleiros

No mês de maio, Barcelona se transforma no centro nervoso musical do...
Leia Mais