BCN: Dans le noir, jantar no escuro

Que o paladar é importante na hora de comer, ninguém tem dúvida. Mas e a visão, o quanto ela é importante na hora de influenciar o que comemos ou não? Já imaginou comer sem ver absolutamente nada em volta, nem seu prato, nem as pessoas? Pois assim é um jantar no Dans le noir.
Na ante-sala, eles explicam como funciona. Você vai para uma sala completamente escura, sendo guiado e servido por cegos durante todo o tempo. Afinal, somente eles tem a capacidade de se locomover facilmente pelo restaurante. Você não sabe o que comerá e vai beber vinhos, sem saber de que tipo são. Um dado bem curioso: 80% das pessoas que vão lá não conseguem diferenciar um vinho tinto de branco. Nós 3 da mesa por exemplo, erramos todos.

Foram mais de 2 horas de jantar e uma sensação esquisita (porém nada opressiva) de não ver absolutamente nada. Por isso não tem nenhuma foto nesse post. É quase impossível usar talheres no escuro e por isso, você come com as mãos. A comida é ok, nada deliciosa. O que vale aqui é essa experiência surreal.

Algumas comidas eram fáceis de adivinhar, como salmão ou torradinhas com tapenade. Outras erramos feio, e com produtos que comemos sempre por aqui em Barcelona, como aspargos.

O mais duro foi o vinho. Nos falaram que seria um branco e um tinto. Com isso em mente, pensamos que o primeiro era branco, porque era muito leve, fresco. Por eliminação e depois de pensar um pouco, o segundo era tinto. Nos enganaram. O primeiro era rosé e o segundo, branco! Pegadinha? Bem, não conseguimos distinguir de qualquer maneira.

O preço do menu entrada+principal é de 34 euros, beeeeeem caro. Mas aproveitei uma promoção do Atrápalo e paguei 19. Vinhos à parte por mais 10 euros. Pelo preço e pela comida, não valeria nada a pena. Mas comer no escuro total, pensar como somos muito dependentes da visão e refletir sobre a cegueira, isso valeu MUITO a pena.

O restaurante vem da França e tem outros endereços em Paris, Nova York, Londres e São Petesburgo.

Dans le noir:  Passeig de Picasso, 10. Born, Barcelona. Metrô: Arc de Triomf

Horários: Seg a sex de 18:00 às 00:00. Domingo de 12:00 às 19:00.

Telefone (só aceitam reservas): +34 932 68 70 17

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

LON: Volta ao mundo em 80 restaurantes – Japão

Sushi pode ser um luxo em Londres, mas ainda bem que nem...
Leia Mais