RIO: Bar Madrid, comida espanhola na Tijuca

A tortilla é um dos petiscos tipicamente espanhois do Bar Madrid. Foto: Erika Azevedo

Se tem uma coisa que espanhóis e brasileiros têm em comum é a paixão por um bom bar. Portanto, foi no coração da Tijuca, um dos bairros mais botequeiros do Rio, que nasceu o Bar Madrid. Aberto há menos de um ano, já vem sendo considerado um novo “clássico” da cidade, servindo o melhor da comida espanhola.

O pequeno bar é cheio de referências às duas culturas: Julio Iglesias e Brizola, Sarita Montiel e Getulio Vargas, Real Madrid e América. O segredo do sucesso é a combinação infalível de bebida gelada, comida espanhola farta e de qualidade, preços honestos e clima amigável, com os donos sempre presentes e dispostos a bater um papo com a clientela.

A decoração do Bar Madrid mistura referências cariocas e espanholas. Foto: Erika Azevedo

Cariocas e filhos de espanhóis da Galícia, os sócios Felipe e André sonhavam em abrir um botequim. Tiveram a oportunidade de comprar o ponto que abrigou o tradicional Rio-Brasília, que eles sempre frequentaram, e lá abriram o Bar Madrid do jeito que um bom boteco deve ser: com balcão e mesas na calçada, sem frescura, mas com estilo.

No cardápio, o toque da comida espanhola vem com a Tortilla, as Patatas Bravas e o Tinto de Verano, drinque à base de vinho e soda, básicos em qualquer autêntico botequim espanhol, feitos por quem entende do assunto.

Mas é a brasilidade que predomina no Bar Madrid. Sanduíche de milanesa com queijo, PFs, pasteis, bolinhos e croquetes caprichados e brasileiríssimos marcam presença no cardápio enxuto, que costuma ganhar itens extras ao longo da semana. Por isso, sempre pergunte sobre a novidade do dia.

Entre as delícias fora do cardápio fixo estão coxinhas de galinha com alho poró, sem massa, bolinhos de carne seca com massa de abóbora, e o clássico bolovo.

Cerveja gelada, bolovo e batida de maracujá: delícias do Bar Madrid. Foto: Erika Azevedo

Para beber, as batidas da casa – de gengibre, maracujá e coco – dividem a preferência com a “carta” de cervejas do dia, à mostra no quadro negro na entrada do bar.

Com tantos atrativos, o bar já se tornou ponto de encontro de Madridistas em dias de jogos, transmitidos com narração original em espanhol, pra dar mais emoção.

Resumindo: é bar pra conhecer e voltar sempre, principalmente para quem é fã da cultura e comida espanhola.

Bar Madrid
Rua Almirante Gavião 11-G, Tijuca
Aberto de terça-feira a sábado, das 10h à meia-noite. Domingo, das 10h às 18h.
Telefone: (21) 3796-8480

 


Siga Almost Locals no Instagram

Acompanhe a página Almost Locals no Facebook
 

Comments

comments

Escrito por
More from Erika Azevedo

RIO: Meditação no Rio de Janeiro e outros programas zen

Chegou o fim de semana e você só pensa em relaxar? Se...
Leia Mais