Bairros de São Paulo x Bairros de Londres

São Paulo e Londres têm muitas coisas em comum. As duas levam muito a sério a palavra ¨trabalho¨, são criativas e não páram nunca, têm um trânsito bem ruim e também um céu cinza. Por isso, alguns bairros de Londres parecem com bairros de São Paulo.

Muita gente pergunta quais são os bairros paralelos nas duas cidades e por isso, fizemos essa comparação para nos divertirmos um pouco. Também vai servir para tirar as dúvidas de quem vai morar ou se hospedar em Londres e quer saber quais os bairros tem (mais ou menos) a mesma vibe dos de São Paulo.


Quer saber mais sobre o que visitar em Londres? Entre em contato e saiba como ter um guia de Londres personalizado, com o Almost Locals Experience.

City of London // Av. Paulista e Faria Lima

City Londres

A City of London é o bairro onde trabalha o pessoal engravatado do mercado financeiro. Tudo isso até fecharem as bolsas, já que depois, todos vão para o happy hour em algum pub. Em São Paulo, a Av. Paulista e Faria Lima são as áreas que mais se parecem com a vibe da City.

Final de semana, o bairro londrino fica às moscas, sem quase nenhuma alma viva caminhando. Não é o caso da Paulista, mas a Faria Lima fica bem tranquila nos finais de semana (tirando a parte do Iguatemi, claro).

Soho e Camden Town // Baixo Augusta

Camden Town Londres

Se você quer baladas em buracos, muitos bares, gente bêbada pelas ruas e uma vibe mais noturna, curte o Baixo Augusta. Pois em Londres, Soho e Camden Town tem essa pegada.

Soho pode ser posh com restaurantes caros ou turística por causa dos musicais, porém é o bairro gay de Londres. Tipo uma Frei Caneca. Além disso, o Soho tem muitas baladas que são decadentes e meio bizarras. Camden Town é mais rock, com boates e pubs onde o povo que curte MPB (Música Popular Britânica) vai. Amy Winehouse era uma figura do bairro, assim como todo o Britpop. A cara da Augusta.

Marylebone e Mayfair // Jardins

mayfair londres

A lista de bairros posh e ricos em Londres pode ser muuuuito longa. As Oscar Freire da capital britânica podem ser a Marylebone High St (Marylebone) ou Bond St (Mayfair). Com a diferença que essas ruas em Londres concentram muito mais lojas de luxo e ricos de todos os lugares do mundo querendo gastar. Podemos adicionar nessa comparação os bairros de Belgravia, Kensington e Chelsea facilmente.

Como era de se esperar, nesses bairros de Londres moram muitas celebridades, como nos Jardins em São Paulo. Outro bairro de Londres onde vivem os famosos é Primrose Hill. Nos anos 90, era onde todas as cool celebrities de Londres moravam. Esse bairro tem uma vibe bem residencial, mas é possível esbarrar em pessoas como Kate Moss ou Jude Law nas ruas.

Shoreditch // Vila Madalena

shoreditch londres

Sabe aquele hipster que já passou do ponto de ser alternativo e é bem mainstream? Um bairro com bares e restaurantes badalados da moda, lojinhas de design, tentando manter uma aura fofa e local, mas que na verdade, de local na verdade tem pouco? Shoreditch é Vila Madalena. De dia, muitas lojas com produtos mais descolados e à noite, bares e restaurantes bombando de gente e bêbados barulhentos nas ruas.

Dalston e Stoke Newington // Santa Cecília

Dalston Londres

Os hipsters não aguentaram o preço do aluguel e foram ser felizes em outros bairros ainda não muito explorados. Para lá, levaram seus cafés nórdicos, suas lojas de design (nórdico também), casas de hambúrguer e seus mercados orgânicos. Por isso, Dalston e Stoke Newington, em Hackney, estão mais para Santa Cecília. A diferença é que enquanto em São Paulo, os jovens criativos vão em direção ao centro em busca de lugares mais baratos, em Londres o movimento é todo ao contrário: cada vez mais longe do centro da cidade.

A maioria dos bairros de Londres fora da zona 1 e 2 de Londres // Brooklin

londres

Sabe aquele bairro que não tem muito o que fazer? Onde as ruas tem fileiras infinitas de casas, casas e mais casas? Sem nenhum comércio ou padaria por perto? Esse é o espírito local de Londres fora das centrais zonas 1 e 2. Tudo é igual, tudo é residencial, tudo é calmo e também um pouco entediante.

E você, acha que existem mais bairros de Londres que têm seu irmão distante em São Paulo? 

Divida com a gente!

Gostou? Leia mais aqui:

Bairros de São Paulo x Bairros de Barcelona

Como é morar em São Paulo sem carro

5 bairros em Londres para se hospedar e viver como um hipster local

Comments

comments

More from Sarah Oliveira

BCN: Triticum na Fabrica Moritz, pão com estrela Michelin

Durante a Feira de Gastronomia de Girona, provei um pão maravilhoso e...
Leia Mais