BOL: As melhores delis para compras em Bolonha

Bolonha tem alguns apelidos e um deles é ¨La Grassa¨, que significa ¨a gorda¨. Já deu para entender que a capital da Emilia Romagna, no norte da Itália, é um dos paraísos glutões do mundo. O número de lojas com os melhores queijos, presuntos, culatelli, pastinhas e outras delícias é enorme e por isso, passar em alguma delas para comprar algo e levar para casa é obrigatório. As melhores delicatessens para compras em Bolonha? A gente conta!

Salumeria Simoni

Simoni

Foto: Almost Locals

Se a melhor mortadela do mundo está em Bolonha, a melhor mortadela de Bolonha é vendida na Simoni. Peça para os simpáticos do balcão para cortá-la bem fininha. Um arraso. A quantidade de queijos e frios é infinita. A burrata e a stracciatella são cremosas e de outro mundo. Ou seja, o lugar para comprar queijos e frios em Bolonha.

Onde fica: Via Drapperie, 5/2a, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 231880
Horário: Seg-Qui 08:00 – 13:30; 16:30-19:00. Sex: 08:00-19:30. Sáb: 08:00-14:00. Fecha aos domingos

Eataly

Eataly

Foto: Almost Locals

O Eataly de Bolonha não é tão grandioso quanto o de Nova York, mas vale a visita. Dentro de uma livraria, o mercado é dividido em vários andares. Prateleiras cheias de biscoitos maravilhosos, azeites, massas, molhos e muito mais. No térreo, existe um café para lanches rápidos, mas o melhor fica lá em cima: um restaurante com cozinha aberta, uma seleção de vinhos locais, como o Lambrusco e uma carta de cervejas artesanais italianas bem interessante, como a Open Baladin.

Onde fica: Via degli Orefici, 19, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 095 2820
Horário: Seg-Sáb 08:00 – 00:00. Dom 10:00-00:00

Via Pescherie Vecchia

Esse beco, que sai na Piazza Maggiore de Bolonha, tem o nome de ¨Via da peixaria velha¨. Ou seja, a rua é um mercado antigo a céu aberto, com diversas lojas vendendo produtos frescos, como peixes (claro), frutas e verduras. Tudo é tão bonito que dá vontade encher as bolsas e cozinhar em casa. Um dos principais delis para compras em Bolonha.

Onde fica: Via Pescherie Vecchia, Bolonha, Itália

La Piadeina

A Silvia, uma quase-local de Bolonha, nos apresentou a melhor piadina que já comemos em toda a Emilia Romana. Não provamos a piadina recheada feita no La Piadeina, mas compramos o pão e levamos para casa. Com um autêntico parmesão de Parma, um aceto balsâmico original de Modena, a mortadela bolonhesa do Simoni e o pão da Piadeina, não precisa pedir mais nada nessa vida. Tá vendo porque a Emília Romana é um paraíso de glutão?

Onde fica: Via Calzolerie 1/C, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 849 1030
Horário: Todos os dias,  11:00 – 20:00. 

Antica Formaggeria da Roberto e Daniela

Roberto

Essa queijaria, apesar de ser pequena, tem uma variedade de queijos interessante. A bossa fica na localização: a Antica Formaggeria da Roberto e Daniela fica em um dos quiosques verdes na Piazza Aldrovandi. Ou seja, uma barraquinha de rua.

Onde fica: Piazza Aldrovandi, 5, Bolonha, Itália

A. F. Tamburini

Tamburini

Talvez a Tamburini seja a delicatessen mais famosa de Bolonha. No coração da cidade, essa deli enorme vende queijos, presuntos de primeira, piadinas e também pratos prontos, para quem não quer cozinhar. Eles ainda contam com um wine bar para deguestação de vinhos (lembre-se que o Lambrusco é o vinho local) e os frios da loja. Uma instituição na cidade e um dos paraísos para compras em Bolonha.

Onde fica: Via Caprarie, 1, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 234726
Horário: Seg-Sáb 08:30-20:00. Dom  10:30 – 18:30. 

Paolo Atti e Figli

Essa loja, também outra que esbanja tradição no centro da cidade, tem seu foco nos doces e massas frescas artesanais, para preparar em casa. O Tortellini do Atti é Bologna DOC – recheado com porco, presunto, mortadela bolonhesa, queijo parmesão, ovos e noz moscada. Outra tradição Atti é o Certosino, um bolo tradicional de Bolonha com mel e frutas secas. Para os fãs de Panettone, o Atti também é especializado nessa delícia e aqui, é possível encontrá-la durante todo o ano, não somente no natal. Oba!

Onde fica: Via Caprarie, 7, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 220425
Horário: Seg-Qui 10:00-19:15. Sex-Sáb  10:00 – 19:30. Dom 10:00-13:30

Antica Formaggeria Zaratini

Outro paraíso para os queijólatras, essa queijaria pode ter a aparência simples, porém a variedade de queijos é de enloquecer. Com queijos italianos, porém também de outras regiões da Europa, a Zaratini é um dos endereços preferidos dos chefs locais para comprar os melhores laticínios. A variedade de queijos frescos, como a burrata e a stracciatella impressionam.

Onde fica: Via Guerrazzi, 10,, 7, Bolonha, Itália
Telefone: +39 051 220544
Horário: Seg-Qui 10:00-19:15. Sex-Sáb  10:00 – 19:30. Dom 10:00-13:30

E você, conhece outras delis para compras em Bolonha?

O Almost Locals foi convidado pelo Turismo da Emilia Romana para visitar Bolonha, pelo programa Blogville. Todos os lugares citados nesse post foram selecionados pelo Almost Locals, que visitou a todos por conta própria.

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

 

 

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Sarah Oliveira

Petiscos e cerveja gelada em São Paulo na Adega Bar e Mercearia Santo Antônio

Por Tatiana Contreiras Boa parte dos meus lugares preferidos em São Paulo...
Leia Mais