Almost Tourists OPO: Aniversário no Porto, 12 horas de tudo e mais um pouco

Que o Porto é uma cidade linda todo mundo já sabe ou já ouviu falar, mas nem todos sabem que é também perfeita para aniversariantes celebrarem suas datas. São inúmeras as opções para todos os bolsos, tamanhos e horas do dia. e com base nas dicas dos amigos locais, segue uma listinha, testada e aprovada, para quem estiver no Porto e quiser celebrar o seu dia “em grande”. Com direito a trilha sonora e tudo: um playlist com as músicas que tocaram em Portugal durante o período que escrevia o artigo.

Café da manhã (Foz) – Ninguém merece acordar cedo no dia do aniversário, não é? Mas existem os animados e para quem tem o dom da matina, nada melhor que acordar cedinho e fazer uma caminhada na Foz, respirando o ar cheio de minerais que vem do mar e assistir o sol nascer. Depois dá uma parada na TAVI e recupera sem culpa todas as calorias perdidas na caminhada, comendo um dos melhores pastéis de nata do Porto e tomando aquele cafézinho delícia. Dica: leva uma velinha no bolso, coloca na nata e canta parabéns (com vista para o mar) baixinho para si. Ah! E não esqueça de agradecer (.) por ter chegado até a data com saúde.

Crédito: oportocool.com

Almoço (Santo Ildefonso) – Saindo da Foz, apanhe um taxi (serviço barato e rápido em Portugal), e em 15 minutos estará no Centro. Peça pra descer na Livraria Lello, considerada a livraria mais bela do mundo, e se ao invés de ler, ficar completamente abobalhada(o) com o interior, não se preocupe, é perfeitamente normal. Pertinho de lá está a Vida Portuguesa (atenção: a loja fica no segundo andar) dedicada a produtos portugueses de época, e é lá que você vai encontrar o seu primeiro presente de aniversário, comprar, mandar embrulhar, não resistir e abrir assim que sentar para almoçar na mesa compartilhada do Brick, um restaurante que pertence à nova geração de lugares lindos que abriram no Porto. Sugestão para o almoço: sanduíche de cogumelos com mayo de trufas acompanhado por uma taça de vinho branco.

Crédito: Felipe Schramm

 

Comprinhas: A Vida Portuguesa é o melhor lugar para comprar louças Bordallo Pinheiro – Créditos: P.Dieb/AL

 

Sanduíche de cogumelos Portobello e mayo de trufas – Crédito: P.Dieb/AL

Comprinhas (Bonfim) – Dá uma andada até a Mão Esquerda – Second Hand’s, uma loja com peças vintage maravilhosas a preços muito acessíveis. Destaco os casacos de couro e as armações de óculos. Saindo de lá faz uma pausa na casa de chá Madame Gertrude para tomar um sorvete caseiro de hortelã feito a partir de uma receita dos anos 20. Em seguida uma andada pitoresca pelo Jardim de São Lázaro que fica também logo ali. Esta é uma área da cidade que apesar de bem central é menos turística e caminhando pelas ruas já dá para sentir a cidade sem máscaras e “viver a vida como ela é.” Comprou, sorvetou e turistou então é hora de ir para casa (ou hotel) guardar os presentes, tomar um banho e relaxar um pouco pois em Portugal janta-se tarde.

Brechó maravilhoso com preços ótimos! Crédito: P.Dieb/AL

Jantar (Matosinhos) – O horário normal para marcar um jantar fora de casa é por volta das 21:00 hs. O Da Noi é um lugar perfeito para convidar os amigos e celebrar; um restaurante que apresenta o melhor da cozinha mundial sob o toque da culinária portuguesa em um cardápio que oferece bastante qualidade. Construído em um armazém antigo com estrutura de pedra e alumínio, o prédio combina espaço e aconchego. Os hits do cardápio são os bolinhos e o o risotto de bacalhau. O preço é realista, a carta de vinhos ótima e o serviço é bastante personalizado. Eles trabalham prazerosamente com grupos e estão à disposição para providenciar um bolo para aquele momento tão esperado momento do dia: cantar os parabéns!

Crédito: Da Noi

 

Hora de celebrar (Baixa) – Na baixa do Porto existem muitos e muitos clubs legais, inferninhos e bares e escolhemos o Plano B por ter sempre uma programação bem legal que vai do pop ao eletrônico, decoração charmosa, serviço amigável e poucas filas para tudo. Também existem inúmeros afters e possibilidades pós-festa, mas como ninguém faz aniversário reduzindo a idade, o melhor talvez seja celebrar um pouco com o travesseiro depois dessa maratona!

 

TAVI
Endereço: Rua da Senhora da Luz, 363, 4150 Porto
Horário de Seg-Qui: 07:30 às 11:00; Sex-Sáb: 07:30 às 12:00; Dom: 8:00 às 20:00

Livraria Lello
Endereço:Rua das Carmelitas,144, 4050-161 Porto
Horário de Seg-Sex: 9:00 às 19:00

A Vida Portuguesa
Endereço:Rua Galeria de Paris 20, Porto
Horário: Seg-Sáb de 10:00 às 20:00

Mão Esquerda – Second Hand’s First
Endereço:Rua de Santo André (aos Poveiros), 26, 4000-382 Porto
Horário: Seg-Sáb de 1:30 às 20:00

Madame Gertrude
Endereço:Passeio de São Lázaro, 44, 4000-508 Porto
Horário: Seg-Qui de 10:00 às 10:00; Sex-Sáb: 10:00 – 12:00; Domingos 2:00 – 20:00

Plano B
Endereço:Rua Cândido dos Reis nº30, Porto
Horário: Ter-Qua de 10:00 às 2:00; Quinta 10:00 às 4:00; Sex – Sáb: 10:00 às 6:00

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
,
More from Priscilla Cavalcante

LIS: Piknic Électronik Lisboa, o melhor domingo desse verão

Cá entre nós, se você tem mais de 35 anos e começou...
Leia Mais