Anfiteatro: uma experiência gastronômica criativa, na Ilha de São Miguel, Açores

Pudim de café com sorbet e iogurte e frutas regionais. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Pudim de café com sorbet e iogurte e frutas regionais. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Uma das coisas que o viajante que planeja férias nos Açores precisa saber é que o conceito de luxo no arquipélago é um pouco diferente. Num lugar onde a natureza é a grande estrela, luxo é pegar o céu aberto e contemplar a Lagoa do Fogo, ou ver baleias e golfinhos num passeio de barco. Mas na Ilha de São Miguel também há espaço para um luxo mais, digamos, cosmopolita e alguns lugares para uma experiência gastronômica inesquecível. Um deles é o restaurante Anfiteatro, que fica na Marina de Ponta Delgada.

De Lisboa à ilha de São Miguel: incluindo os Açores no seu roteiro de férias em Portugal

Salão superior do restaurante Anfiteatro. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Salão superior do restaurante Anfiteatro. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Anfiteatro: restaurante-escola conceituado

Almoçamos no Anfiteatro a convite do Visit Azores e fomos recebidos com um menu de descoberta. Uma degustação criativa e deliciosa que apresentou para nós, de forma moderna, alguns sabores típicos da gastronomia de São Miguel.

O Anfiteatro pertence à Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores. Frequentemente o restaurante recebe chefs, bartenders e sommeliers do continente e de outros países europeus para troca de experiências e eventos especiais.

Anualmente o Anfiteatro recebe o Fest Açores, um festival gastronômico com alguns dos melhores chefs de Portugal e do mundo. Em 2017, o festival vai de 22 de junho e 1º de julho. Entre os nomes confirmados estão o chef português Miguel Laffan e o americano George Mendes, ambos com estrelas Michelin.

Do mar à terra: o que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

Cavala curada no menu degustação do Antfiteatro. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Cavala curada no menu degustação do Antfiteatro. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Bonita arquitetura

Instalado na nova marina de Ponta Delgada, e parte do projeto de revalorização turística de São Miguel, o restaurante fica num bonito prédio de arquitetura moderna, com paredes de vidro e vista livre para o mar que o cerca.

O primeiro piso do Anfiteatro é um lounge com um cardápio em estilo bistrô que oferece hambúrgueres e outras opções mais descontraídas. No segundo piso, um bonito salão de madeira com um painel de azulejos brilhantes, a mágica acontece.

Um dia na Ribeira Grande: do surf ao centro histórico na Ilha de São Miguel, nos Açores

Almoço no Anfiteatro, Ponta Delgada. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Almoço no Anfiteatro, Ponta Delgada. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Sabores açorianos

O amuse bouche que abriu o almoço foi o carapau fumado com salada algarvia servido numa charmosa latinha de conserva. A textura impecável do peixe era o primeiro sinal de que a coisa ali ia correr muito bem.

A entrada servida foi um aveludado de agrião com tomate fondue, cavala curtida e cebola roxa avinagrada. O toque ácido é algo comum nos pratos açorianos. Um petisco típico local é o ovo de codorna em conserva de vinagre.

Viajar pelos Açores: o que você precisa saber antes de visitar o arquipélago

Espadarte com legumes e manteiga das Flores. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Espadarte com legumes e manteiga das Flores. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Delícias locais

O prato principal foi um espadarte grelhado com espinafres salteados, couve-flor, bugango (um tipo de abóbora local) e manteiga das Flores. O espadarte é um peixe grande, tipo o que no Brasil se conhece como peixe-espada, e com uma carne firme mas deliciosa. A manteiga da Ilha das Flores dava um toque especial nos legumes.

Encerrando a refeição, uma sobremesa colorida e surpreendente, a da foto que abre este post. Um pudim de café com sorbet de iogurte, crumble de avelã, citrinos (fatias de laranja e toranja), ananás, tomates e capuchos, a frutinha que no Brasil chamamos de physalis.

Um almoço tão saboroso e bem-cuidado com vistas generosas para o mar foi longo como merecia ser. E de lá partimos satifeitíssimos para desbravar Ponta Delgada, que mal conhecíamos e já considerávamos tanto.

ANFITEATRO

Onde fica: Pavilhão do Mar. Portas do Mar, Ponta Delgada, São Miguel, Açores
Tel.: +351 296 206 150 / 5

Quer saber mais sobre o que visitar nos Açores? Entre em contato e saiba como ter um guia de viagem personalizado, com o Almost Locals Experience.

A série de posts “Açores para Brasileiros” foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. Essa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do Visit Azores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – Azores Airlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa. Todas as opiniões neste post são da autora. 

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

DUB: Visita à fábrica da Guinness

Para um cervejeiro assumido, ir a Dublin e não visitar a fábrica...
Leia Mais