Amsterdã para pais e filhos no outono e inverno

Ser mãe não é padecer no paraíso. Ser mãe e pai é (por favor) nunca mais padecer, depois de um parto normal ou cesariana e das 1001 noites – em claro. Jargões que celebram qualquer tipo de calvário relacionado com a “pãeternidade”: não, obrigada! Não precisamos. A necessidade é de lugares como os da lista a seguir para a  sobrevivência do nosso bom humor, dentro do processo sofrido que é passar por um inverno geladíssimo com crianças. Fugir do frio trancados em casa não é opção, e só causa irritação em pais e filhos.

Com a chegada do outono e inverno (21 de setembro – 21 de março) aqui em Amsterdã, as opções de diversão ao ar livre para pais e filhos vão parar numa gaveta, que só será aberta na primavera seguinte (com exceção daquele dia ensolarado de neve ou canais congelados, legal para ficar na rua – por algumas horas). A parte boa é que inverno por aqui não significa ficar trancado em casa, pois a cidade oferece uma infinidade de opções e atividades “indoors”. Eu confesso que uma das coisas que mais me encantam em morar num país com as estações relativamente definidas é a experiência da metamorfose social, cultural e até fashion pela qual os residentes passam a cada três/seis meses, por ventura das mudanças de temperatura.

Esta é uma pequena seleção de multi-espaços infantis e atividades em lugares que são perfeitos por serem aquecidos, seguros, calmos, educativos e o mais importante: frequentados por seres da mesma altura, pois, para eles, olhar em volta e não encontrar outros da mesma “espécie” está no topo da lista dos motivos de frustrações. Aqui estão alguns lugares perfeitos para passar um inverno divertido fora de casa, com o(s) seu(s) pequenino(s).

Blender é uma concept-store, cafeteria e um espaço bem legal no charmoso bairro De Pijp, que também oferece aos sábados serviço de cabeleireiro infantil. Dá fazer compras, tomar um café ou ler uma revista, enquanto os pequenos brincam. Abre todos os dias da semana das 9 às 17:30h.

Créditos: Blender.nl

MiniMarkt é outra uma concept-store, cafeteria e também brechó infantil que oferecem serviço de cabeleireiro dias de quarta e sexta. As roupas usadas são praticamente novas, eles fazem uma super curadoria no brechó e os preços são bem interessantes.

Créditos: MiniMarkt

 

Créditos: Minimarkt


Chichi Club
 é uma loja, escola e mini-cafeteria (tem um cappuccino e torta de maçã deliciosos). No programa estão aulas de yoga para pais e filhos, massagens, dança e terapia ocupacional. Fica pertinho do ultra hip Westerpark, perfeito para dias de neve. 

Créditos: Chichi Club


Os estábulos do Amsterdamse Manege dentro do Amsterdamse Bos (um bosque belíssimo que, apesar de ser um pouquinho longe do Centro, vale bastante a visita), é o lugar perfeito para crianças (e adultos) terem contato com equinos. As aulas de equitação podem ser assistidas da cafeteria, que é super aconchegante e equipada com lareira, e também oferece sanduíches, chás, cafés e bolos no cardápio. É possível passear por dentro dos estábulos, acariciar e até ajudar algum aluno depois da aula com a limpeza dos cavalos.

Foto: Priscila Cavalcante/Almost Locals

 
O Magnetico é um restaurante super descolado no Ijburg (bairro incrível construído recentemente) que dedica uma parte do espaço para crianças com direito a mesinhas, cadeirinhas, cineminha, brinquedos e um cardápio especial. Aos domingos (à tarde) é possível reservar serviço de baby-sitter. O lugar é a mais pura expressão da nova arquitetura e design sustentáveis, interessante para crianças e adultos.

Créditos: Magnético

 

Créditos: Magnético


Para pais e filhos musicais, o teatro infantil de Toverknol oferece aulas de música para crianças a partir de 2 anos.

Créditos: Toverknol

Outra opção bem legal para pais e filhos, independente da estação, está no Vondelpark, um dos parques mais populares e de fácil acesso: o KinderKookKafe (A Cozinha das Crianças).

Localização privilegiada e instalações confortáveis para todas as épocas do ano - Crédito: P.Dieb/AL
O KinderKookKafe tem instalações confortáveis para todas as épocas do ano – Foto: P.Cavalcante/Almost Locals
Foto: Priscila Cavalcante/Almost Locals

O conceito é, dependendo da idade da criança, ela é convidada a aprender como fazer sucos, biscoitos, tortas, pequenas receitas e também conhecer os ingredientes e utensílios, entender o conceito de higiene, servir, escrever o menu e também administrar a conta e o pagamento. Para os mais pequeninos, é um espaço divertido, cheio de brinquedos, livros e ótimo para interagir com outras crianças. 

Biscoitos, bolos e tortas feitos por mãos pequeninas, um candelabro reciclado e muitos brinquedos para os que ainda não conseguem cozinhar – Crédito: P.Cavalcante/Almost Locals

Todo primeiro sábado do mês, acontece um jantar onde as crianças podem praticar sues “dotes” culinários. Começa às 18:00 e termina por volta das 20:0o, reservas e perguntas podem ser feitas através por telefone ou email: info@kinderkookkafe.nl. Também é possível celebrar festinha de aniversário, participar de workshops ou reservar o lugar para eventos particulares. 

Outras atividades:

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Priscilla Cavalcante

AMS: 10 Motivos para assistir Criolo em Amsterdã

Essa vai para quem ama listas! (Ou não!) A seguir, 10 razões para quem estiver em...
Leia Mais