AMS: rota de chá e flores, pertinho da estação Central

A  Haarlemmerstraat se tornou uma das ruas preferidas pelos holandeses e residentes em Amsterdã por conta do tanto de lojas independentes, cafés, pubs e também por ser caminho para o Westerparkum parque que desde que foi renovado trouxe outra vida para o bairro que não para de crescer. Apesar de aos poucos começar a ser descoberta pelos turistas, a rua ainda mantém um vibe local, mas muita gente que visita Amsterdã por não saber que tão perto da central tem essa rua super curtida acaba indo para a Kalverstraat que é bem comercial (onde estão H&Ms, Zaras, Berskas) ou para Bijenkorf uma multi marcas mais cara (Hèrmes, Fendi, Apple, etc.).

Além de ir pelos designers locais, cabeleireiros ótimos e cinema incrível vou pelo chá e pelas flores já que concentram-se na rua lojas maravilhosas para quem cultua esses dois mimos. Morei nesse bairro por seis anos e mudamos recentemente, mas sempre indico (e até insisto) para que os amigos de passagem pela cidade visitem essa rua por dois motivos: a proximidade que ela está do Centro e a maneira não turística que comércio se impõe.

A Haarlemmerdijk é bem caótica no final de semana (Créditos: amsterdo.com)
A Haarlemmerdijk é bem caótica no final de semana (Créditos: amsterdo.com)

 

Saindo da Central em direção ao Westerpark a primeira parada para quem procura por chá de verdade é a Casa Bocage, uma loja portuguesa muito pequenina mas muito aconchegante e com atendimento super personalizado mesmo nas horas de pico (sim, todas as lojas ficam bem cheias no final de semana). Os produtos são de alta qualidade e eles oferecem uma grande variedade de chás orgânicos, além do típico café português, pastéis de nata e queijadinhas feitas na hora. Dica: no verão é delicioso tomar um chá, cerveja, suco natural de laranja ou um vinho no terraço secreto atrás da loja. Apaixonada por Portugal como sou, fiz dessa loja um cantinho querido para quando a saudade aperta.  É possível sentar, tomar um chá e comprar.

Haarlemmerstraat 111A, Amsterdã / +31 20 427 4555 / Dom-Dom (clique aqui para horários)
Preço: Eur-3,50  (uma xícara), Eur-4,50/5,50  (caixa ou tubo), Eur-1,75 (pastel de nata ou queijadinha)

 

Uma xícara de Place du Thé, resolve qualquer problema, cura até dor de cotovelo. (Créditos: P.Dieb)
Uma xícara de Place du Thé, resolve qualquer problema e cura até dor de cotovelo. (Créditos: P.Dieb)
A Casa Bocage também representa a Amor de Biscoito, uma marca portuguesa maravilhosa!, Chá de champagne da Place du The é o meu preferido com pasteis de nata. (Créditos: P. Dieb)
A Casa Bocage também representa a Amor de Biscoito, uma marca portuguesa maravilhosa! Chá de champagne da Place du The é o meu preferido com pasteis de nata. (Créditos: P. Dieb)

 

Em seguida está a loja de chás, cafés e especiarias mais antiga de Amsterdã: t Zonnetjeum negócio de família que data desde 1642 (!!!), com loja no endereço atual desde 1964. Esta é uma das minhas lojas preferidas “pro resto da vida”! Entrar na loja é fazer uma viagem no tempo para uma era diferente. Com sorte a proprietária (Loucky Velder) e os seus três mascotes estarão no balcão e aí sim, a experiência será completa: além de ser uma senhora muito interessante e cheias de histórias incríveis, ela poderia ser personagem de um filme do Wes Anderson. A loja faz uma curadoria profunda, baseada no know how que tem de séculos (cof-cof), em tudo que envolve o high tea: chás, geléias, chocolates, utensílios e também cafés. Vendem lindas canecas e bules de porcelana polonesa artesanal. Não é possível sentar, só comprar.

Haarlemmerdijk 45, Amsterdã / +31 20  623 0058 / Ter – Sáb de 09:oo às 18:00, Seg 12:00 às 18:00

't Zonnetje (Créditos: haarlemmerbuurt-amsterdam.nl)
‘t Zonnetje (Créditos: haarlemmerbuurt-amsterdam.nl)
't Zonnetje (Créditos: haarlemmerbuurt-amsterdam.nl)
‘t Zonnetje (Créditos: haarlemmerbuurt-amsterdam.nl)
Photo 17-04-15 3 24 34 p.m.
‘t Zonnetje é uma loja como nenhuma outra (Créditos: P.Dieb)
Photo 17-04-15 3 22 57 p.m.
Porcelana polonesa artesanal #prontocomprei.  Dois dos três mascotes da ‘t Zonnetje estavam lá na minha última visita (Créditos: P.Dieb)

 

Saiu da ‘t Zoonetje, já entra na Fleurmonde. Bem mais que uma floricultura, essa boutique de flores comercializa flores e plantas ornamentais e consegue criar com simplicidade e originalidade combinações maravilhosas de bouquets e arranjos. Lá também é possível encontrar vasos e objetos de decoração associados ao floriculturismo.

Haarlemmerdijk 49, 1013 KB Amsterdã / +31 20 623 3727 / Seg de 12:00 às 18:88, Ter – Sexta de 09:30 às 18:00, Sáb de 09:00 às 17:00 / Preço: Eur-25,00 – 80,00 (bouquet), flores e plantas sob consulta. / Também aceitam pedidos on-line e entregam a domicílio.

Photo 17-04-15 4 05 44 p.m.
A beleza da simplicidade na Fleurmonde (Créditos: divulgação)

 

Próxima loja de chá: a Tea Bar, um verdadeiro paraíso para quem ama chás. Eles não só produzem sabores incríveis (stroopwafel, dutch appel cake, champagne, mojito, etc.) como também oferecem linhas inteiras com variações de chá verde, preto ou raízes. A loja é em si é uma delícia, cheia de utensílios e no andar de cima é possível tomar um cházinho, ouvir uma playlist legal (a música deles sempre é ótima) e saborear uma barra de Seed and Beans  ou Prestat. Dica: pede o cartão fidelidade e a cada dez chás um é grátis. É possível sentar, tomar um chá e comprar.

Haarlemmerdijk 71, 1013 KC Amsterdã / +31 20  62 33 211 / Seg de 12:00 às 18:00, Ter – Sexta de 10:00 às 18:00, Sáb de 10:00 às 17:00 / Preços: a partir de Eur- 4,10 por 100gr

Tea Bar (Créditos: P.Dieb)
A escadaria para o andar de cima onde é possível tomar um chá, conectar o wi-fi e trabalhar um pouco. No andar de baixo, chás para todos os gostos na Tea Bar (Créditos: P.Dieb)
Os meus preferidos! Cadê Bloody Mary?  (Créditos: P.Dieb)
Os meus preferidos: mojito e champagne! Será que se rola de pedir um Bloody Mary? (Créditos: P.Dieb)

 

A segunda boutique de flores da rota é a Madelief e o que a diferencia das demais floriculturas é a diversidade de flores da estação com que eles trabalham, apostam nas cores e em combinações exóticas. Sempre que preciso de inspiração para composições ou simplesmente “limpar a vista” dos tons pastéis e cinzas do inverno, levo o espírito e a criatividade lá para umas gotas de colírio.

Haarlemmerdijk 93, 1013 KD Amsterdã / +31 20-6253239 /
 Seg de 13:00 às 17:00, Ter – Sexta de 10:00 às 18:00, Sáb de 10:00 às 17:00 / Preços: sob consulta

Photo 17-04-15 3 07 09 p.m.
Madelief (Créditos: divulgação)
Photo 17-04-15 3 09 45 p.m.
A paixão pelas cores da Madelief (Créditos: divulgação)

 

Last but not least, no Eko Plaza é possível encontrar todas as marcas maravilhosas de chás biológicos em caixinhas, em todos os sabores e preços. Além dos chás, esse super mercado orgânico oferece vegetais, frutas, carnes, queijos, pães de altíssima qualidade e produtos de limpeza ecológicos. O problema é ir comprar caixinhas de chá e sair com o supermercado inteiro… 🙂

Photo 17-04-15 3 05 03 p.m.
O Eko Plaza é sem dúvidas o melhor supermercado orgânico de Amsterdã, não só para chás (Créditos: P.Dieb)

 

Créditos da Imagem destacada – MorgueFile.com

Leia também: Caj Chai: uma boa casa de chá em Barcelona

Siga Almost Locals no Instagram
Não perca nenhum post Almost Locals no Twitter
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Priscilla Cavalcante

AMS: 10 momentos que fizeram do Dekmantel 2016 inesquecível

*Com a colaboração especial de Ramon de Lima O festival Dekmantel, começou na...
Leia Mais

2 Comentários

Os comentários estão fechados