Almost Tourists: 48 horas de arte, gastronomia e compras em Kansas City

Você pode ler este post ouvindo Over the Rainbow

Kansas City pode não ser uma das primeiras escolhas de viagem para muita gente, mas saiba que há muito mais do que o Mágico de Oz em Kansas. A cidade tem recebido cada vez mais turistas – em torno de 24 milhões ao ano – e abrigado diversas conferências. Caso tenha a oportunidade de participar de alguma, separamos algumas opções de arte, gastronomia e compras que essa cidade no Meio Oeste americano oferece.

Nelson-Atkins Museum of Art

O museu chama a atenção de longe e é de tirar o fôlego antes mesmo de se entrar nele. As esculturas espalhadas pelo imenso jardim (Donald J. Hall Sculpture Park) dão um toque de Inhotim, o museu em Brumadinho (MG). As suntuosas colunas do prédio principal, aberto ao público em 1933, fazem o museu parecer um templo da arte. As galerias translúcidas do Bloch Building, adicionadas em 2007, unem harmoniosamente o passado com o presente.

IMG_3455

Esculturas As Quatro Estações, de Philip Haas, inspiradas na série de mesmo nome do pintor renascentista Giuseppe Arcimboldo. Foto: Larriza Thurler

No seu interior, mais de 35.000 obras de arte, incluindo uma das mais importantes coleções de arte impressionista do mundo, que será ampliada e reinaugurada em 2017. O museu surgiu a partir do sonho de duas pessoas – William Rockhill Nelson, fundador do jornal The Kansas City Star, e a professora Mary McAfee Atkins. Nelson acreditava que cultura e arte eram necessidades em uma cidade civilizada e, quando morreu, parte de seus bens foi usada na criação de um fundo para adquirir obras de arte. Mary também tinha aspirações semelhantes para Kansas City e doou dinheiro para adquirir o terreno onde o museu está instalado.

A entrada é gratuita, exceto para algumas exposições temporárias no Bloch Building.  A que está em cartaz até o dia 3/1/16 custa U$ 12 e reúne as obras do pintor americano Thomas Hart Benton inspiradas pelo cinema de Hollywood. É impossível conferir todas as galerias do museu em um dia, mas não deixe de visitar as de arte impressionista, de arte indígena americana, as asiáticas e as esculturas de Rodin. O museu oferece tours gratuitos diariamente.

RH1625-128---W-PROJECT-HORI

Vista do museu à noite. Foto: site do Missouri Art Education Association

Curte arquitetura, arte e verde? Saiba mais sobre a Fundação de Serralves, no Porto

Kemper Museum of Contemporary Art

Desde 1994, quando o museu foi aberto, a coleção permanente de artistas contemporâneos de todo o mundo mais do que triplicou – em sua maior parte, doados pelos filantropos fundadores do museu, o casal R. Crosby Kemper e Bebe Kemper. É possível ver obras de Frank Stella, Matthew Ritchie e Louise Bourgeois, por exemplo. No local também são realizadas exibições temporárias. As que estão em cartaz reúnem trabalhos de artistas da Finlândia, do artista uruguaio Marco Maggi e do fotógrafo Nick Vedros em prisões americanas. O acesso ao museu é gratuito e ele fica a uns cinco minutos a pé do Nelson-Atkins.

IMG_3422

Escultura de Louise Bourgeois. Foto: Larriza Thurler

Country Club Plaza

Os 15 blocos de mais de 150 lojas e dezenas de restaurantes são destino preferido na cidade para os amantes de compras e gastronomia. Lá é possível encontrar de Michael Kors, Kate Spade New York às marcas locais Original Kansas City e Baldwin KC. Durante todo o ano, há eventos especiais – como a feira de artesanato em setembro e as apresentações musicais. Durante o mês de dezembro, vale a pena conferir as luzes de Natal. Para quem estiver à procura de um barbecue à moda do Kansas, a sugestão é ir no Fiorella’s Jack Stack Barbecue. Já quem estiver com saudades do churrasco brasileiro, a churrascaria Fogo de Chão.

plaza-fountain-1-750xx4173-2352-0-348

 

Foto: site do Kansas City Business Journal

Crown Center

O Crown Center é um shopping que vale a visita mais pelas atrações do que pelas lojas. Durante o mês de dezembro, é possível patinar no gelo e conferir a grande árvore de Natal iluminada. As crianças curtem visitar o Legoland Discovery Center, com mais de dois milhões de peças Lego, e o aquário Sea Life Kansas City, com peixes, tubarões e tartarugas marinhas. Lá também é possível explorar um século de história da empresa de cartões Hallmark.

IceTerrace2

Foto: site do Crown Center

Westport

O bairro é o mais antigo da cidade e há mais de 150 anos marcou a passagem para a expansão para o Oeste americano. Atualmente tem diversos bares que ficam abertos até tarde, alguns com música ao vivo, especialmente jazz e blues.

ar131404535958464

Foto: site Active Rain

Curiosidades

– Apesar do nome, Kansas City fica parte no estado do Kansas e parte no de Missouri.
– Se você realmente for fã da Dorothy, há um museu com a estrada dos tijolos amarelos em Wamego, a cerca de duas horas de Kansas City.
– Muitos amigos em Nova York ficaram surpresos ao saber que eu deixaria de assistir ao tradicional desfile da Macy’s para ir para Kansas no Dia de Ação de Graças. Mas as razões que me levaram ao Meio Oeste americano foram afetivas: fui visitar a família que me acolheu quando fiz intercâmbio há quase 20 anos, em uma cidade no interior do estado, chamada Milford.

Saiba mais sobre o feriado de Ação de Graças nos EUA

A foto que abre o post é do Nelson-Atkins Museum of Art. Foto: Larriza Thurler

Nelson-Atkins Museum of Art
4525 Oak Street
Tel: 816.751.1278
Horário de funcionamento: quartas (10h às 17h), quintas e sextas (10h às 21h), sábados e domingos (10h às 17h). Fechado às segundas e terças.

Kemper Museum of Contemporary Art
4420 Warwick Blvd.
Tel: 816.753.5784
Horário de funcionamento (para dezembro): terças e quartas (10h às 16h), quintas e sextas (10h às 21h), sábados e domingos (10h às 16h)

Country Club Plaza
4750 Broadway
Tel: (816) 753-0100
Confira os horários de funcionamento das lojas/restaurantes no site.

Crown Center
2450 Grand Blvd.
Tel:  816-274-8444
Horário de funcionamento: segundas a sábados (10h às 19h), domingos (12h às 18h).

Westport
Veja contatos e horário de funcionamento no site.

Siga Almost Locals no Instagram
Acompanhe a página Almost Locals no Facebook

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Larriza Thurler

NYC: Festival Medieval promove viagem ao passado (imaginário) em Nova York

Você pode ler este post ouvindo Vox Vulgaris – Stella Splendens Há...
Leia Mais