Abril em Lisboa: programe sua temporada na cidade

Miradouro do Monte Agudo. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Abril é o mês que marca o início da temporada de verão em Lisboa. Ainda que o tempo permaneça instável – é possível alternar dias de praia com dias de chuva – só o fato de o horário de verão estar em vigor já muda o ânimo da cidade. Há mais eventos, música e vida nas ruas. Se você vai estar em abril em Lisboa, esses são alguns programas que não pode deixar de fazer.

O que fazer em Lisboa. Descubra o essencial da cidade

Descobrir a nova cena eletrônica. Em mais uma edição que tem como palco principal os armazéns da LX Factory, o Lisboa Electronica é ‘O’ evento para quem quer ficar por dentro do que acontece nessa cena em Portuga e no mundo. Neste festival, os selos de música é quem dão as cartas. Ou melhor, definem o line-up organizando showcases para seus melhores e mais promissores talentos. De 4 a 7 de abril, o Lisboa Electronica também ocupa o Ministerium Club com festa e o teatro Capitólio, com palestras e debates.

Sala de jantar do Rio Maravilha. Foto: Facebook / Rio Maravilha

Ver o pôr-do-sol num bar cool. Abril é a época perfeita para aproveitar o fim de tarde num bar bacana: a cidade ainda não está tomada por turistas, então os bares estão mais vazios; o horário de verão já começou, então o pôr-do-sol acontece lá pelas 19h, o que não atrapalha seus planos turísticos; a temperatura já subiu um pouquinho e fica mais agradável estar ao ar livre. Se essa é sua ideia, algumas boas opções são o Rio Maravilha, que passa a ter programação musical nos fins de semana (inclusive com roda de samba); o Park, que ainda não está superconcorrido; ou o Sky Bar, do hotel Tivoli, que tem uma vista incrível para a Baixa lisboeta.

Provamos (e nos surpreendemos com) o novo menu do restaurante Panorama, em Lisboa

Conhecer a celebração do 25 de Abril. O 25 de abril é ‘O’ feriado nacional português. É a data que marca a Revolução dos Cravos, fim da ditadura do Estado Novo e retomada da democracia em Portugal, em 1974. É um dia de celebração no país todo, com bonitas manifestações nas ruas. Em Lisboa o epicentro da comemoração é a Avenida da Liberdade, que é tomada por uma imensa marcha de diversos grupos, em defesa da liberdade.

Veja também a agenda cultural de abril em Lisboa.

O chef Kiko Martins participa do Peixe em Lisboa. Foto: Facebook / Peixe em Lisboa
O chef Kiko Martins participa do Peixe em Lisboa. Foto: Facebook / Peixe em Lisboa
PEIXE EM LISBOA

Peixes e mariscos são as estrelas desse festival gastronômico que reúne alguns dos melhores restaurantes especializados para degustações ao público, mas não só. O evento oferece ainda aulas de cozinha, apresentações de chefs portugueses e estrangeiros, harmonizações enogastronômicas e mercado gourmet. Este ano os chefs Kiko Martins e Alexandre Silva (do ousado Loco), estão entre os nomes confirmados.

Onde: Pavilhão Carlos Lopes. Parque Eduardo VII, Lisboa, Portugal.
Quando: De 5 a 15 de abril

INDIE LISBOA

São 11 dias de Festival de Cinema Independente e 245 filmes para descobrir nessa 15ª edição do evento. Dividido em mostras competitivas ou não que contemplam diversos tipos de público, como a IndieJúnior, voltada para espectadores mais novos; a IndieMusic, que reúne filmes sobre música; e a Boca do Inferno, onde o foco está em temas polêmicos e desconfortáveis. O Indie Lisboa promove sessões no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa e Biblioteca Palácio Galveias.

Onde: Diversos endereços
Quando: De 26 de abril a 6 de maio

Sicilian Ghost Story, na Festa do Cinema Italiano. Foto: Reprodução
Sicilian Ghost Story, na Festa do Cinema Italiano. Foto: Reprodução
FESTA DO CINEMA ITALIANO

O festival de cinema italiano chega à 11ª edição com mais de 60 filmes na programação, entre curtas, longas e documentários. A festa extrapola os limites das salas de exibições com uma série de eventos paralelos, que vão de exposições a festas e até criações de pratos especiais em restaurantes e sorveterias que representam a comida italiana em Lisboa.

Onde: Diversos endereços. Confira a programação.
Quando: 4 a 12 de abril

MERCADO DO VINHO

Se você precisa de uma boa desculpa para esticar sua temporada em Lisboa até Cascais, aqui está. O Mercado da Vila de Cascais organiza um mercado do vinho com produtores de diversas regiões do país. Além de vinhos, também será possível provar petiscos portugueses no espaço.

Onde: Mercado da Vila de Cascais. Rua Padre Moisés da Silva s/n°, Cascais, Portugal
Quando: 27 a 29 de abril

Quer saber mais sobre o que visitar em Lisboa? Entre em contato e saiba como ter um guia de Lisboa personalizado, com o Almost Locals Experience.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

O que fazer em Lisboa. Descubra o essencial da cidade

A gente sabe que visitar uma cidade pela primeira vez pode ser...
Leia Mais