À Terra: alta gastronomia açoriana na ilha de São Miguel

Vista do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Divulgação / Azor Hotel
Vista do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Divulgação / Azor Hotel

Quando se caminha à beira da marina de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, o prédio do Azor Hotel chama atenção. De linhas retas, com uma fachada clean em uma estrutura branca com vidros que refletem o azul do céu e do mar, ele é o único hotel cinco estrelas da ilha mas guarda um segredo de que não só os hóspedes podem desfrutar. É ali que fica o À Terra, um restaurante de alta gastronomia que merece entrar no seu roteiro açoriano.

Estivemos no À Terra a convite do Turismo dos Açores, em nossa temporada de uma semana na ilha de São Miguel. O chef Claudio Pontes havia preparado um menu degustação especial para aquela noite. Açoriano, ele valoriza suas raízes explorando de forma criativa os sabores dos Açores e o frescor dos produtos locais.

De Lisboa à ilha de São Miguel: incluindo os Açores no seu roteiro de férias em Portugal

Salão do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Salão do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Salão do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Divulgação / Azor Hotel
Salão do À Terra, no Azor Hotel. Foto: Divulgação / Azor Hotel

Menu em cinco tempos do À Terra

Nosso menu vinha em cinco tempos: couvert, entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa – e um café com petit fours no final, para não esquecer que estamos em Portugal (e as refeições sempre terminam em café). Mas a experiência no À Terra começa na chegada, onde uma decoração rústica nos dá as boas-vindas.

Muita madeira, couro e ferro, além de uma iluminação âmbar, criam o ambiente necessário para uma experiência especial de jantar com a bela vista noturna da marina. No salão, a cozinha aberta permite que os clientes acompanhem o movimento entre as panelas. Um grande frigorífico em vidro exibe orgulhosamente os ingredientes frescos usados no preparo das refeições.

Mas vamos a isto: uma terrina de espadarte com molho de vilão acompanhada de pão de cogumelos e manteiga valformoso compõem o couvert que nos dá as boas-vindas. A terrina é leve e o sabor dos cogumelos no pão é bem suave e harmonioso.

Do mar à terra: o que fazer em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores

Terrina de espadarte no couvert do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Terrina de espadarte no couvert do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Boca negra com batata doce e caldo do pico do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Boca negra com batata doce e caldo do pico do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Alta gastronomia à açoriana

Passamos ao gaspacho fumado no josper (um forno e grelhador especial) com cavala meia-cura. O prato surpreende quem esperava ‘uma sopinha’ – eu no caso. A cavala é a estrela principal, cercada por legumes frescos em lâminas.

Na sequência, vem o Boca Negra com batata doce e caldo do pico. E então avançamos ao prato de carne, 7 da Pá fumada no Josper com ervilhas, batata e aipo. A sobremesa, descrita simplesmente como ananás, coco e anis é, possivelmente, o prato mais surpreendente da noite, em termos de sabores e de apresentação.

Fatias finíssimas de ananás levemente cristalizadas são servidas com sorvete e ‘pedras’ de chocolate branco e anis, formando um prato lindo e saboroso (em especial tendo em conta de que eu não gosto de anis). O café vem acompanhado de chocolatinhos e outros petit fours servidos numa simpática bandeja de madeira coberta com nibs de cacau, que mantêm à mesa a tônica rústica do restaurante.

Anfiteatro: uma experiência gastronômica criativa, na Ilha de São Miguel, Açores

Ananás, coco e anis do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Ananás, coco e anis do À Terra. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Há pizza também no menu do À Terra. Foto: Divulgação / Azor Hotel
Há pizza também no menu do À Terra. Foto: Divulgação / Azor Hotel

Todos os pratos do nosso menu fazem parte do cardápio do À Terra e podem ser pedidos individualmente. Há ainda opções de pizzas, para quem prefere uma refeição mais ligeira.

O chef Cláudio Pontes já deu entrevistas dizendo que seu objetivo é ser o primeiro chef a receber uma estrela Michelin nos Açores. A depender de nós, já está estrelado.

Quer saber mais sobre o que visitar nos Açores? Entre em contato e saiba como ter um guia de viagem personalizado, com o Almost Locals Experience.

A série de posts “Açores para Brasileiros” foi idealizada pelos blogs Cultuga e Almost Locals. Essa visita à Ilha de São Miguel, nos Açores, contou com o apoio do Visit Azores, que organizou nosso roteiro; do Hotel VIP Executive Azores (Ponta Delgada), onde ficamos hospedados; da Autatlantis, que nos cedeu o carro durante nossa estadia na ilha, e da SATA – Azores Airlines, que nos ofereceu os voos de Lisboa a Ponta Delgada e de Ponta Delgada a Lisboa. Todas as opiniões neste post são da autora. 

 

Comments

comments

Escrito por
More from Flavia Motta

Dicas de Roma: o essencial para evitar roubadas

Uma das cidades mais visitadas do mundo, Roma pode ser desafiadora para...
Leia Mais