Motivos para curtir morar em Londres (e motivos para detestar)

exc-54ec652ce4b0165bdd019f96

Você sonha em morar em Londres? Pois aqui você pode ver e ser o que quiser, ter experiências inesquecíveis e ganhar um pouco mais de dinheiro,  mas vai perder um pouco do brilho no seus olhos. Agora que parto da cidade, é hora de fazer aquela lista do que vai deixar saudade e logo depois, enumerar tudo aquilo que me fez pegar as malas, o avião e deixar para trás uma cidade onde a maioria das pessoas fantasia em morar.

London I love you…

1 –   Pegar a Time Out de graça toda Terça-feira no metrô e juntar com todas as informações dos 5246 sites sobre Londres no meu feed de notícias. Depois fazer longas listas de exposições para ir, restaurantes para provar e milhares de eventos especiais. No final, talvez eu tenha ido somente a 1/100 dos lugares planejados porque em Londres rola o FOMO, fear of missing out. Mas tem tanta coisa para fazer (e perder) que é impossível ficar entediado. Morar em Londres é nunca morrer de tédio.

exc-54ec6908e4b0a3ebc2ce803b
Hackney Wick: galerias, cervejarias, pizzarias e muito mais à beira do canal

2 –  Abrir os olhos para a arte e fazer o link dela com o mundo em volta. Com tantos museus incríveis e grátis e várias galerias importantes, acho que uma das coisas que mais fiz em Londres foi ir a exposições (só perde para comer, claro). Várias vezes saía de um museu e ia direto no Google para buscar por documentários e textos sobre aquele assunto e ficava dias e dias fascinada, pensando no que tinha visto. Ou o contrário, ver um documentário e depois ir correndo para o museu para ver tudo ao vivo e de perto. Os melhores museus do mundo estão em Londres e as exposições mais quentes também.

exc-54ec6939e4b0b080e167a23c
Já sentindo falta das expos mara da Saatchi

3 –    Para um ser que ama tanto comer como eu, Londres me fez ganhar uns centímetros de sabedoria abdominal. Toda aquela história de que se come mal na cidade é coisa de preguiçoso que entra em qualquer lugar perto de um tourist trap. E toda a lenda que é caro comer em Londres também é balela. Com certeza é uma das melhores cidades do mundo para comer, com uma oferta gigantesca. Os mercadinhos de rua acessíveis para todos, junto com os restaurantes mais badalados do mundo. As modinhas gastronômicas que nascem aqui. Os 3502 restaurantes novos que abrem toda semana. Ir ao mercado e encontrar absolutamente tudo. Londres me fisgou pelo estômago também.

exc-54ec695ae4b0dc5d5041f28d
Steak Tartare do Chiltern Firehouse, melhor não há.

4 – Comprar tudo o que você quiser (e seu dinheiro permitir). Sabe aquele vinil super raro? Achou em Londres.  Aquela nova marca de roupas que está em todas as revistas de moda mas não entrega na sua cidade? Com certeza eles entregam em Londres. Achou uma receita maravilhosa mas é dificil encontrar os ingredientes? Aqui isso não acontece. Teve uma idéia super criativa para a fantasia de Halloween? Pois vai ser fácil concretizar sua doideira aqui.

Não existe nada impossível de se encontrar em Londres. Morar em Londres pode te fazer mais consumista.

5 – A cidade mais mutante e criativa do mundo. Experimente ficar 1 mês sem ir a um bairro e tenha uma surpresa ao voltar, com vários lugares cheios de novidades. Veja todas as invencionices Londrinas como um restaurante que só vende cereais de café da manhã, cinema dentro da banheira ou chuva dentro da exposição.

Tudo é permitido em Londres e parece que todas as modas do mundo nascem na cidade. Os eventos são absurdamente incríveis e criativos, como as experiências imersivas do Secret Cinema e as peças do Shunt. As lojas são lindas e sempre com um conceito diferente. Londres está sempre um passo adiante de todas as cidades do mundo.

exc-54ec6990e4b0f761f48f0110
Barco-livraria em Kings Cross

6 – Londres deixa Nova York no chinelo quando o assunto é diversidade. Aqui você vai conhecer gente de nacionalidades que nunca imaginou, saber um pouco mais de outras culturas e provar comida de tudo o quanto é lugar. Conheça o mundo sem sair de Londres.

7 – As figuras que andam por aqui. Quem precisa ver o que está rolando no mundo na moda em blogs se é melhor ver ao vivo nas ruas de Londres?

…but you are bringing me down.

Ok, ok. Mas se morar em Londres é tão legal, porque ir embora? Além daquele velho bla bla bla sobre o clima ruim e o preço das coisas (verdades universais que não devem ser contestadas), Londres pode ser bem dura com você.

1 – Existe muita gente em Londres. O metrô tem congestionamento de pessoas pelos corredores. Desviar dos outros nas ruas é um esporte.  Pegar uma gripe porque alguém tava respirando em cima de você no metrô é uma das desculpas mais usadas para quem quer faltar o trabalho. E mesmo assim, apesar de tanta gente em volta, o silêncio impera dentro dos ônibus e metrô. Todo mundo que mora em Londres sabe que não é bem visto olhar para as pessoas no metrô. Esteja com milhares de pessoas a sua volta mas não interaja com elas.

2 – Ainda bem que Londres tem um sistema de transporte incrível que te leva para todos os lugares porque mesmo assim, é dureza. A cidade é enorme e ir de um lugar para o outro pode tirar facilmente o bom humor de um bom samaritano. É ótimo que o metrô passe literalmente a cada minuto porque para conseguir entrar na Central Line de manhã, você tem que esperar mais de 10 para ir enlatado feito sardinha. No final de semana quando várias linhas fecham para manutenção, você vai ter que cancelar planos porque chegar ao seu destino pode ser tarefa impossível. 

As distâncias são enormes e de vez em quando bate aquela preguiça de enfrentar 1 hora de transporte público com chuva caindo na cabeça para ir naquele evento. É quando a pizza com Netflix vencem. Ainda no transporte, toda aquela imagem idílica das pessoas andando de bicicleta em cidades da Europa não existe em Londres. Os que se aventuram correm perigo. Antes do fim de Fevereiro de 2015, 4 ciclistas já morreram esse ano em Londres. Morar em Londres te dá preguiça de se mover a tantos lugares.

3 – Não existe espontaneidade em Londres. Ligar para um amigo para ir hoje a um pub? Esqueça. As pessoas em Londres tem suas vidas programadas com semanas de antecedência. Isso quer dizer que se você decidir no Sábado ir ao Sunday Roast no dia seguinte, provavelmente não terá mais nenhuma mesa disponível. Isso vale também para shows. Se você não ficar horas no site de tickets dando F5 antes de começar a venda de ingressos, não vai ter nenhum. As entradas esgotam literalmente em minutos, o ingresso vai custar £80 e o show só vai acontecer 8 meses depois. Aí chega o dia do show e tá chovendo, você tá cansado e descobre que na realidade não está muito a fim de ir. Olha a pizza e o Netflix de novo aí gente!

4 – O falso “sorry”. Alguém te dá um esbarrão de propósito mas fala “sorry”. Alguém pisa no seu pé e VOCÊ fala “sorry”.  “Sorry” é a palavra mais usada no dia a dia em Londres. O que no fundo é ruim porque se você ouve 76 pedidos de  desculpas em um dia, é porque fizeram 76 coisas erradas com você em 24 horas.

5 – As pessoas têm pressa, estão de mau humor e os rostos tristes dominam os trens. O estresse da cidade grande, as horas perdidas no transporte público, os altos preços para sobreviver e o constante céu cinza dificultam que as pessoas em Londres estejam com um sorriso maroto no rosto só porque estão de bem com a vida.

6 –  Tirando o centro e algumas partes do West, Londres é feia. Feia demais. Industrial, cinza, cheia de prédios Brutalistas, edifícios que não combinam entre si e outras construções de gosto bem duvidoso. Mas a gente dá um desconto. Pelos seus becos escondidos, dá para encontrar muita fofura. Indoors.

7 – E o motivo final para não morar em Londres: antes de viver aqui, morei em Barcelona. Sabe aquele papo de sair do seu país para encontrar um lugar onde tudo se encaixa? Pois em Londres me perguntei: “Por quê continuar a procurar?”. Por isso, volto para Barcelona!

E você, quer morar em Londres? Ou quer ir embora dela?

Comments

comments

Tags desse artigo
More from Sarah Oliveira

NYC: 5 hambúrgueres gostosos em Nova York

Quando você pensa em comida nos Estados Unidos, provavelmente o Hambúrguer vai...
Leia Mais

7 Comentários

  • Eu Moro fora do Brasil a 15 anos entre Ida’s e vindas.Foram 3 anos vivendo em Guangzhou na China e 1 Ano Na regiao de Nova York.
    Acho o problema do clima o maior dos desafios,realnente é depressivo e previsivel.
    Os demais problemas dá pra se adaptar.
    É uma boa cidade… e aprendi que País bom é aquele que te dá condiçoes de viver e a Inglaterra de certa forma proporciona está oportunidade se souber aproveite-o.
    A Inglaterra vender uma imagem de País perfeito (Marketing) mas sabemos que tem problemas em muitos setores mas ainda assim é um País de muito boas oportunidades de crescimento Profissional e Pessoal.
    Recomendo ãos que tiverem oportunidade.
    Bom artigo… Parábens e Felicidades.

  • Na minha opinião achei os motivos para sair de lá bem fraquinhos, o único que achei válido foi o 7, pois seu coração deve estar em Barcelona mesmo. Mas fiquei feliz por não ter sido nada pior que isso. O duro é sair por causa de preconceito, violência, falta de emprego, etc. Beijos

    • Alex, morar em uma cidade superlotada, com o clima ruim, feia e cara me parecem grandes motivos para ir embora dela. Claro que poderia ser pior, mas se a gente pode ter algo melhor, por quê sofrer? Um beijo

  • Muito bom!
    Ainda que alguns dos pontos fracos tambm possam ser vistos como qualidades, como o sistema de transporte incrvel 😉
    Boa sorte na mudana!

    • Oi Deb! Sim, o sistema de transporte é incrível mas como a cidade é muito grande, fica cansativo ir de um lugar a outro! Dois pesos, duas medidas!

  • Que lindo. Eu entendo perfeitamente. Sou apaixonada por Londres, morei on and off por quase 5 anos. Agora morando em Amsterd, tenha essa exata relao de amor e dio. No vejo a hora de voltar pra Londres 🙂

    • Bianca, a Pri que escreve aqui no AL também mora em Amsterdã e tem uma relação de amor e ódio. Já a Annix, que é nossa AL de Berlim, morou anos em Amsterdã e agora prefere ser Berlinense! Todo mundo com o bichinho da mudança super ativo!

Os comentários estão fechados