5 programas diferentes para você fazer em Roma

Fachada do MAXXI. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Fachada do MAXXI. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Roma é muito mais que o Coliseu e os Museus do Vaticano. Embora os pontos clássicos de interesse não possam faltar na sua visita, a capital da Itália tem uma série de outras experiências inesquecíveis para oferecer. Reunimos nesse post 5 programas diferentes para você fazer em Roma.

Quer saber o que visitar em Roma? Entre em contato e saiba como ter um guia de Roma personalizado, com o Almost Locals Experience.

Tour de cerveja artesanal

Open Baladin no início do tour de cervejas. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Open Baladin: início do tour de cervejas. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Itália remete a vinho, campari, aperol e (por que não?) cerveja artesanal. O país não está indiferente à onda da craft beer e você pode tirar proveito disso fazendo a melhor dobradinha de viagem possível: turistar e beber cerveja ao mesmo tempo. A convite da Italy Food Culture fizemos o tour Beer & Bites em Roma, um passeio por alguns bairros da cidade, com muita cerveja artesanal envolvida. Mattia, nosso guia, manjava mesmo de cervejas e tinha um verdadeiro prazer em nos apresentar alguns segredos bem guardados de Roma.

Foi ele quem nos contou que a cidade tem mais de 900 igrejas e nos falou da estreita relação que elas têm com as comunidades locais. Também nos levou a descobrir histórias e detalhes que só os guias locais sabem dividir. Andamos de Regola ao Trastevere, passando pelo Campo dei Fiori, fazendo três paradas estratégicas para explorar a cervejaria artesanal italiana e outras duas para provar petiscos locais. De quebra, Mattia ainda nos deu a dica de provar a maravilhosa oliva ascolana (azeitona recheada com bolonhesa, empanada e frita).

Cinco lugares para beber cerveja artesanal em Roma

Ver arte contemporânea no MAXXI

Coleção permanente do MAXXI. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Coleção permanente do MAXXI. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

Esqueça o classicismo de Caravaggio ou a imponência de Michelangelo. No MAXXI, o Museu de Arte do Século XXI, a contemporaneidade dá o tom. Projetado por Zaha Hadid, o prédio em concreto e vidro se destaca na Via Guido Reni. Lá dentro, a coleção permanente propõe conexões entre arte e arquitetura numa exibição de mais de 50 peças. A exposição permanente tem visitação gratuita de terça a sexta e no primeiro domingo de cada mês.

Dos quatro andares do MAXXI, três são dedicados a exposições temporárias. Quando estivemos lá, urbanidade, arquitetura e fotografia eram os focos principais de atenção, com destaque para a mostra dedicada à fotógrafa italiana Letizia Battaglia, com fotos contundentes da vida em Palermo durante o domínio da máfia.

O que fazer em Roma e ainda economizar

MAXXI

Onde fica: Via Guido Reni, 4/A, Roma, Itália
Funcionamento: Terça a sexta e domingo, 11:00 às 19:00. Sábado, 11:00 às 22:00

Explorar o circuito de street art de Tor Marancia

Arte de rua em Tor Marancia. Foto: Leonardo Mesquita
Arte de rua em Tor Marancia. Foto: Leonardo Mesquita

Esse programa é diferente pela arte e pela localização. Como Roma é uma cidade clássica, há poucos pontos no centro onde se possa ver expressões de arte de rua. Conforme a gente se afasta dos bairros mais antigos, no entanto, o colorido do street art começa a aparecer aqui e ali. Mas nada tem a força de Tor Marancia.

Inaugurado em 2015, o projeto Big Life Tor Marancia reuniu mais de 20 artistas para colorir prédios de um bairro social já meio esquecido. Nomes de referência de arte de rua no mundo todo, como os portugueses Vhils e Pantonio, o argentino Jaz e o alemão Clemens Behr, levaram seu grafismo e suas cores para lá. O resultado foi tão impactante que o projeto foi incluído na Mostra Internacional da Bienal de Arquitetura de 2016. Você pode visitar a área por sua conta ou numa visita guiada.

Aula de culinária em Roma: aprendendo a fazer macarrão na Itália

Fazer um ‘piquenique’ com prosecco e pescados

Fritti misti do Fish & Go. Foto: Flávia Motta / Almost Locals
Fritti misti do Fish & Go. Foto: Flávia Motta / Almost Locals

A street food é uma das modinhas em Roma hoje. Em especial no Trastevere, um bairro de gente boêmia e de espírito jovem, não são poucos os lugares onde você vai encontrar comida boa e barata ‘to go. Essa é a proposta do Fish & Go, um street food de pescados que acaba de ser inaugurado. A proposta do lugar é tão simples quanto o nome: oferecer pescados e bebidas para levar.

Tem hambúrguer de atum e porções de frutos do mar fritos, com minilulas, anéis de lula, camarões e outras delícias. A casa também vende prosecco para levar (na taça ou em garrafa). Como o espaço fica bem pertinho do Tiber, é a sugestão perfeita para um piquenique improvisado e diferente nas margens do rio num dia quente e ensolarado.

5 dicas para economizar em Roma

FISH & GO

Onde fica: Piazza Giuditta Tavani Arquati 118, Trastevere, Roma, Itália
Funcionamento: Terça a quinta, 18:00 às 23:00; sexta e sábado; 18:00 à 00:00; domingo, 11:00 à 00:00. Fecha às segundas.

Comer numa estação de trem

Mercato Central de Roma. Foto: Facebook / Mercato Centrale
Mercato Central de Roma. Foto: Facebook / Mercato Centrale

Se comer num terminal de transportes não costuma ser uma experiência das melhores – alguém pensou em comida cara, de baixa qualidade e num ambiente inóspito? – o Mercato Centrale, em plena estação de Termini, surge para mudar seus conceitos. Inaugurado no fim de 2016, o mercado reúne alguns dos melhores produtores e fornecedores do que de mais típico a cozinha italiana tem para oferecer. A gente te dá todos os argumentos para comer no Mercato Centrale nesse post aqui.

3 boas pizzas em Roma

MERCATO CENTRALE

Onde fica: Via Giolitti 36, Roma, Itália
Funcionamento: Todos os dias, 07:00 à 00:00
Estação próxima: Termini

Flávia Motta fez o Tour Beer & Bites em Roma e visitou o MAXXI a convite das empresas.

Comments

comments

Tags desse artigo
,
Escrito por
More from Flavia Motta

Por dentro de uma fábrica de chá nos Açores: uma visita à Gorreana

Uma coisa que eu aprendi vivendo em Portugal é o quanto se...
Leia Mais