BCN: 5 delícias que você precisa provar em Barcelona

exc-54eca923e4b0f761f49019f8

“Catalunha não é Espanha”: você vai ver muito essa frase quando estiver em Barcelona (não em português, lógico). A Catalunha é bem diferente da Espanha em muitos aspectos e tem uma cultura muito singular que é refletida no seu idioma, nos seus costumes e, claro, em sua gastronomia. A comida catalã é uma delícia: uma mistura certeira de tradição, sabores marcantes e ingredientes típicos que a fez famosa no mundo todo e tem como seu maior expoente aquele tal de Ferran Adrià.  Por isso, na sua visita a Barcelona, deixe o Mc Donald’s e o Starbucks de lado, se jogue em uma das culturas culinárias mais ricas da Europa provando qualquer uma dessas delícias catalãs.

Fideuà

Já contamos antes que a paella é um prato típico da região de Valencia. Na Catalunha, a paella vira fideuà e o arroz vira um macarrãozinho fininho e curtinho. O resto é bem parecido e fica a gosto do freguês: frutos do mar, carne vermelha, vegetais ou tudo junto e misturado. O La Mar Salada, na Barceloneta, tem fideuàs e paellas incríveis.

Foto: La Mar Salada
Foto: La Mar Salada

Mar i Muntanya

O tudo junto e misturado fez nascer outra importante receita da cozinha catalã: frutos do mar e carne vermelha em um mesmo prato. Pode ser no arroz, no risoto ou em um ensopado; você manda. O Suculent tem ótimas opções mar e montanha (como o polvo grelhado com grão de bico e linguiça negra) e outros bons pratos catalães.

Pa Amb Tomàquet

pan amb tomaquet

A maior instituição gastronômica da Catalunha (também já falamos dele aqui). O “pão com manteiga catalão” é consumido de manhã, de tarde e de noite, na padaria, como entrada, como snack, como tapa. Pão, tomate, azeite, sal e alho. Hello, felicidade. Onde provar um bom pão com tomate? Difícil dizer, mas o do Bar Cañete tem meu coração.

Calçots

Foto: Can Cortes
Foto: Can Cortes

Um primo distante da cebolinha feito na brasa que dá origem a um dos programas gastronômicos mais típicos da Catalunha: a calçotada. Os calçots são comidos com a mão depois de serem devidamente mergulhados em um molho romesco, que leva tomate, alho, amêndoas, pimentão, azeite, vinagre, sal e pimenta. Durante o inverno, várias casas rurais próximas a Barcelona fazem calçotadas a preços fechados e com vinho local incluso 🙂 Bebedeira e comilança garantidas.

Para uma experiência real de calçotada, a dica é escapar para a Masia Can Cortes, fora de Barcelona. Se o tempo é curto e não der para sair da cidade, o El Disbarat, em Gracia, dá conta do recado.

Butifarra

Catalães e resto da Espanha concordam em uma coisa: todos amam embutidos. A Butifarra é um tipo de linguiça típico da Catalunha e aparece tanto em pratos, como em sanduíches e tapas. O Butipà tem diversos tipos de sanduíche de butifarra: com molho caseiro, com cebola, com cogumelos ou só o pão e butifarra (como muita gente costuma comer por aqui).

 

Comments

comments

More from Amanda Foschini

Livrarias-café em Barcelona

Desde criança tenho obsessão por livrarias: para a minha sorte, encontrei muitas...
Leia Mais

1 Comment

Os comentários estão fechados